Termoacumulador queima resistências

certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

Boas,

Esta quinta-feira fiquei sem água quente. Fui a ver e no meu termoacumulador o cabo que ligava a resistência ao termostato (cabo da fase) tinha queimado nos contactos junto à resistência. O cabo era um de 1.5mm2 rígido, e não deve ter aguentado o calor que era conduzido ao longo do cabo por estar ligado à resistência. A último vez que se tinha mexido no termo foi à uns 5 anos, e só agora veio a dar problemas.
Ao tentar desapertar o cabo da resistência, parti o barro em que está cravado aquela espécie de parafuso. Como o cabo queimou, aquilo nem deu para desapertar, estava tipo calcinado.
Foto como estava: https://i.imgur.com/tai6RNs.jpg

Posto isto, comprei cabos de silicone de 2.5mm2 para ligar à resistência, e troquei a resistência por uma nova. Meia hora depois de estar a funcionar, o diferencial dispara. Fui a ver, e o filamento da resistência queimou, estava interrompido.
Sexta (ontem) coloco nova resistência, liguei-o durante a noite, e de manhã tinha o diferencial desligado. Novamente a resistência. Desta vez ficou ligado mais de meia hora, porque a água estava a 50ºC.

Duas resistência seguidas faz-me suspeitar que algo não esteja bem.
O Termostato é bipolar, e o neutro e fase estão ou dois ligados ao termostato, e do termostato vão para a resistência.
Inicialmente, antes de eu lhe ter mexido na quinta-feira, apenas a fase ia ao termostato, e o neutro ia direto à resistência. Neste caso aquela lâmpada vermelha estava anulada.
Eu como vi que o termostato era bipolar, passei o neutro e a fase pelo termostato.
O termostato é igual a este: https://www.pecas-eletrodomesticos.com/ ... 310ACZ.jpg

Será que dei com um lote de resistências defeituosas na loja onde as fui buscar? Ou será algum problema na ligação eléctrica? Algum problema interno com o termostato?
Não sei bem o que proceder, não posso continuar a trocar resistências uma atrás da outra.

Com um multímetro tenho:
234v Fase - Terra.
234v Fase - Neutro
0v Neutro - Terra
Parece estar tudo OK no fornecimento eléctrico.

Foto de como está agora ligado: https://i.imgur.com/58RsRlp.jpg


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por ENERGY »

certiozd Escreveu: 24 fev 2018, 14:11 Boas,

Esta quinta-feira fiquei sem água quente. Fui a ver e no meu termoacumulador o cabo que ligava a resistência ao termostato (cabo da fase) tinha queimado nos contactos junto à resistência. O cabo era um de 1.5mm2 rígido, e não deve ter aguentado o calor que era conduzido ao longo do cabo por estar ligado à resistência. A último vez que se tinha mexido no termo foi à uns 5 anos, e só agora veio a dar problemas.
Ao tentar desapertar o cabo da resistência, parti o barro em que está cravado aquela espécie de parafuso. Como o cabo queimou, aquilo nem deu para desapertar, estava tipo calcinado.
Foto como estava: https://i.imgur.com/tai6RNs.jpg

Posto isto, comprei cabos de silicone de 2.5mm2 para ligar à resistência, e troquei a resistência por uma nova. Meia hora depois de estar a funcionar, o diferencial dispara. Fui a ver, e o filamento da resistência queimou, estava interrompido.
Sexta (ontem) coloco nova resistência, liguei-o durante a noite, e de manhã tinha o diferencial desligado. Novamente a resistência. Desta vez ficou ligado mais de meia hora, porque a água estava a 50ºC.

Duas resistência seguidas faz-me suspeitar que algo não esteja bem.
O Termostato é bipolar, e o neutro e fase estão ou dois ligados ao termostato, e do termostato vão para a resistência.
Inicialmente, antes de eu lhe ter mexido na quinta-feira, apenas a fase ia ao termostato, e o neutro ia direto à resistência. Neste caso aquela lâmpada vermelha estava anulada.
Eu como vi que o termostato era bipolar, passei o neutro e a fase pelo termostato.
O termostato é igual a este: https://www.pecas-eletrodomesticos.com/ ... 310ACZ.jpg

Será que dei com um lote de resistências defeituosas na loja onde as fui buscar? Ou será algum problema na ligação eléctrica? Algum problema interno com o termostato?
Não sei bem o que proceder, não posso continuar a trocar resistências uma atrás da outra.

Com um multímetro tenho:
234v Fase - Terra.
234v Fase - Neutro
0v Neutro - Terra
Parece estar tudo OK no fornecimento eléctrico.

Foto de como está agora ligado: https://i.imgur.com/58RsRlp.jpg
Boas
O termoacumulador deveria estar ligado anteriormente com cabo multifilar e não com cabo unifilar, depois deveria estar ligado com terminais e não com um olhal.
Porque razão ao substituir a resistência alterou as ligações elétricas de origem, vindas de fabrica.
As novas resistências possuíam as mesmas caraterísticas da de origem?
Cpts.
Energy
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

As ligações eléctricas não eram de origem. Tirando a cuba (que já teve fugas) não há nada neste termo que seja de origem. Ele data de 1989.
A única alteração que fiz foi o tipo de cabo. Que de qualquer forma estava incorrecto. E passar o neutro pelo termóstato.

Os terminais em olhal para apertar a estas resistências https://pecas.friparque.pt/imagens_prod ... %20002.JPG estão errados? Que tipo deveria utilizar então? Foi isto que me recomendaram na loja.
Anteriormente estava o cobre do cabo enrolado à volta do parafuso, e apertado com a porca.

A resistência que se encontrava está boa, mas ao tentar desapertar o cabo que queimou na resistência a cerâmica/barro partiu.
O termo é de 1500W. E a resistência que meti é 1500W 7 elementos.
Na etiqueta do termo fala em 1500W, mas a resistência anterior era de 1200W 6 elementos. (Comprimento mais curto)
Ao meter nova meti de 1500W.
Que me lembro nos últimos 15 anos a resistência foi trocada pelo menos 1 vez, e imagino que terá sido aí que em vez de 1500W o artista colocou 1200W.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por jodsbrum »

Cuidado com o comprimento da resistencia, se a anterior era de 6 elementos e agora colocas uma de 7 pode estar a bater no fundo.
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

As duas queimaram logo no início (uma no 3 elemento outra no 2 elemento), não queimaram no fundo. Não sei se isso quer dizer alguma coisa.
Mas ele é de 1500W segundo a etiqueta. Por isso devia ser uma de 7.
Será isso que está a acontecer? Eu olhando para a forma da resistência mesmo que bata no fundo, não faz contacto.
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

Já medi e não toca no fundo.
No termo tem mais de 40cm e a resistência mede 35cm.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por ohmico »

Boas,

não estará a acontecer que a resistência queimada que retirou ficou com as espiras mais concentradas na base?

Se assim for troque de fornecedor, pois as resistências não devem ter sido feitas com o fio adequado e têm muito comprimento (não são os barros é a resistência).

Ohmico
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

ohmico Escreveu: 24 fev 2018, 19:13 Boas,

não estará a acontecer que a resistência queimada que retirou ficou com as espiras mais concentradas na base?

Se assim for troque de fornecedor, pois as resistências não devem ter sido feitas com o fio adequado e têm muito comprimento (não são os barros é a resistência).

Ohmico
Não entendi muito bem, como assim concentradas na base? Os primeiros barros não terem espiras?
Ambas as resistências que queimaram têm espiras por completo nos barros todos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por ohmico »

certiozd Escreveu: 25 fev 2018, 13:35
ohmico Escreveu: 24 fev 2018, 19:13 Boas,

não estará a acontecer que a resistência queimada que retirou ficou com as espiras mais concentradas na base?

Se assim for troque de fornecedor, pois as resistências não devem ter sido feitas com o fio adequado e têm muito comprimento (não são os barros é a resistência).

Ohmico
Não entendi muito bem, como assim concentradas na base? Os primeiros barros não terem espiras?
Ambas as resistências que queimaram têm espiras por completo nos barros todos.
Boas.

o elemento aquecedor é constituído por um conjunto de barros refractários, dotados de canais, onde se encontra alojada a resistência em fio de liga resistiva, enrolado com a forma helicoidal, cuja distância entre as espiras é uniforme.

O que perguntei é se as resistências queimadas apresentam as espiras da resistência acumuladas na parte inferior do corpo.

Ohmico
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

Não, as espiras estão uniformemente distribuídas.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por Mário »

Boa

A resistência é para que tensão?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
xicodac
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Localização: Amora / Seixal
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por xicodac »

BOAS
como foi dito troque de fornecedor, só não compreendo o porquê do disparo do diferencial! ,em principio o diferencial não dispara devido á resistência se ter queimado, tem que haver algo mais .

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por ohmico »

Boas,

por acaso quando retirou a resistência os barros não esta húmidos?

Homico
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por certiozd »

No domingo fui ao Leroy Merlin e comprei lá uma resistência. Até agora não deu problemas.

Devia de ser mesmo uma questão de defeito das resistências da loja onde fui primeiramente. Ontem fui lá com e resistência queimada, e o senhor lá me devolveu o dinheiro. Mas estranhou puder ser defeito.
Em anexo está a comparação entre a que tenho agora (mais comprida), e a última a queimar (mais curta) - ambas de 7 barros.

Não há sinais de humidade, nem na resistência nem no termo.
Anexos
Comp Resistência
Comp Resistência
brainsold
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 20 abr 2022, 17:18
Localização: Porto
Enviou: 3 vezes

Re: Termoacumulador queima resistências

Mensagem por brainsold »

Ora viva a todos,

Desculpem desenterrar este tópico antigo. Mas após a leitura deste tópico, e pela questão do @ohmico sobre a humidade na resistencia.
O meu termoacumulador apesar de não ter a resistencia queimada, têm uma pequena perda de agua pelo canal da resistencia durante o aquecimento ( pingas ). Eu troquei a resistencia por uma nova devido ao aspecto que esta já apresentava.
Podem-me dizer se é normal haver àgua no canal da resistencia? eu não sei a marca do termo porque não têm placa e já deve ter para aí uns 15/20 anos.

Obrigado e um abraço,
Pedro
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”