Conclusão Obra - KNX

kiterio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 fev 2018, 19:01
Enviou: 1 vez

Conclusão Obra - KNX

Mensagem por kiterio »

Boa noite,

Acabei de comprar uma casa em fase final de construção(venda judicial), a casa está praticamente acabada e tem pré-instalação de domotica em KNX, ou seja na construção já foi passada toda a cablagem (cabo-bus 12 cabos 4 in 4 out e 4 repetidores), no entanto não tenho nenhum modulo de domótica nos interruptores, nem a central.(e pelo que me disseram não passa corrente "tradicional" nos interruptores, e tudo esta a ir ao quadro como os estores)
Tambem falta acabar o quadro eléctrico ( disjuntores ), e a parte do som ambiente (colunas em 4 divisões)
Esta casa é um apartamento T2 com 5 estores eléctricos, 2 wc , e varanda
O que eu gostaria de ter integrado com domótica é:

Inicial:
Controlo de luzes ( sala e quartos com dimmer)
Controlo dos estore eléctricos
Video porteiro ( o prédio vai ter que ter um video porteiro por IP uma vez que nenhuma das fracções possui video porteiro)
O projector e a tela de projecção

Médio Opcional (depende custo / beneficio)

Controlo através do telemóvel ou outro aparelho remotamente
O controlo do AC inteligente e estores ou seja:
• gerir a abertura / fecho de estores em função da incidência solar
• gerir climatização em função da utilização da casa
• otimizar a iluminação conforme a utilização das divisões e da luz natural disponível
Hidraulico para subir e baixar o projector
Tela de controlo da casa embutida numa parede

Opcional (Só porque é giro)
Sistemas de vigilância / monitorização
Criação de cenários que permitem ativar / desativar funcionalidades de uma vez só
Porta de entra com abetura remota (codigo de acesso gerado)
Som interligado com a domotica

Tenho pedido alguns aconselhamentos e orçamentos, mas cada um defende o seu produto.

Então gostaria de saber se me podem ajudar?

Todos dizem para continuar com KNX, no entanto recentemente recebi uma proposta em que afirmam que fica mais barato retirar a cablagem existente passar nova (à mesma em KNX) mas usando BTICINO que pelo que me disseram continua a ser KNX.
O que me disseram foi que o BTICINO, é melhor porque o software é open source, que os interruptores já trazem o modulo, e se alguma vez se estragar é mais fácil e barato de trocar, e que alem disso permite muito mais coisas.
Depois quando peço tenho valores completamente diferentes de 3k a 8k, e os meus futuros vizinhos é a mesma coisa, para alem do facto de estar a ser dificil arranjar tecnicos.

Assim gostaria de saber:

BTICINIO é bom e mais barato?
Ainda assim existe algo melhor? Se sim qual?
Empresas/pessoas que possam acabar esta obra? Alguma recomendação?

Agradeço desde já a ajuda.

PS: A Casa fica na zona da Amadora, e consegui recentemente o planta electrica (apesar de estar um pouco diferente da realidade a localização de modulos da cozinha).

Muito Obrigado


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por ENERGY »

kiterio Escreveu: 01 fev 2018, 19:46 Boa noite,

Acabei de comprar uma casa em fase final de construção(venda judicial), a casa está praticamente acabada e tem pré-instalação de domotica em KNX, ou seja na construção já foi passada toda a cablagem (cabo-bus 12 cabos 4 in 4 out e 4 repetidores), no entanto não tenho nenhum modulo de domótica nos interruptores, nem a central.(e pelo que me disseram não passa corrente "tradicional" nos interruptores, e tudo esta a ir ao quadro como os estores)
Tambem falta acabar o quadro eléctrico ( disjuntores ), e a parte do som ambiente (colunas em 4 divisões)
Esta casa é um apartamento T2 com 5 estores eléctricos, 2 wc , e varanda
O que eu gostaria de ter integrado com domótica é:

Inicial:
Controlo de luzes ( sala e quartos com dimmer)
Controlo dos estore eléctricos
Video porteiro ( o prédio vai ter que ter um video porteiro por IP uma vez que nenhuma das fracções possui video porteiro)
O projector e a tela de projecção

Médio Opcional (depende custo / beneficio)

Controlo através do telemóvel ou outro aparelho remotamente
O controlo do AC inteligente e estores ou seja:
• gerir a abertura / fecho de estores em função da incidência solar
• gerir climatização em função da utilização da casa
• otimizar a iluminação conforme a utilização das divisões e da luz natural disponível
Hidraulico para subir e baixar o projector
Tela de controlo da casa embutida numa parede

Opcional (Só porque é giro)
Sistemas de vigilância / monitorização
Criação de cenários que permitem ativar / desativar funcionalidades de uma vez só
Porta de entra com abetura remota (codigo de acesso gerado)
Som interligado com a domotica

Tenho pedido alguns aconselhamentos e orçamentos, mas cada um defende o seu produto.

Então gostaria de saber se me podem ajudar?

Todos dizem para continuar com KNX, no entanto recentemente recebi uma proposta em que afirmam que fica mais barato retirar a cablagem existente passar nova (à mesma em KNX) mas usando BTICINO que pelo que me disseram continua a ser KNX.
O que me disseram foi que o BTICINO, é melhor porque o software é open source, que os interruptores já trazem o modulo, e se alguma vez se estragar é mais fácil e barato de trocar, e que alem disso permite muito mais coisas.
Depois quando peço tenho valores completamente diferentes de 3k a 8k, e os meus futuros vizinhos é a mesma coisa, para alem do facto de estar a ser dificil arranjar tecnicos.

Assim gostaria de saber:

BTICINIO é bom e mais barato?
Ainda assim existe algo melhor? Se sim qual?
Empresas/pessoas que possam acabar esta obra? Alguma recomendação?

Agradeço desde já a ajuda.

PS: A Casa fica na zona da Amadora, e consegui recentemente o planta electrica (apesar de estar um pouco diferente da realidade a localização de modulos da cozinha).

Muito Obrigado
Boas
Na verdade BTICINO é bom, mas não é barato, eu pessoalmente gosto da Philips que também não é barato, prepare uns largos milhares de euros para gastar na conclusão dessa instalação.
Cpts.
Energy
kiterio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 fev 2018, 19:01
Enviou: 1 vez

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por kiterio »

ENERGY Escreveu: 02 fev 2018, 20:38
kiterio Escreveu: 01 fev 2018, 19:46 Boa noite,

Acabei de comprar uma casa em fase final de construção(venda judicial), a casa está praticamente acabada e tem pré-instalação de domotica em KNX, ou seja na construção já foi passada toda a cablagem (cabo-bus 12 cabos 4 in 4 out e 4 repetidores), no entanto não tenho nenhum modulo de domótica nos interruptores, nem a central.(e pelo que me disseram não passa corrente "tradicional" nos interruptores, e tudo esta a ir ao quadro como os estores)
Tambem falta acabar o quadro eléctrico ( disjuntores ), e a parte do som ambiente (colunas em 4 divisões)
Esta casa é um apartamento T2 com 5 estores eléctricos, 2 wc , e varanda
O que eu gostaria de ter integrado com domótica é:

Inicial:
Controlo de luzes ( sala e quartos com dimmer)
Controlo dos estore eléctricos
Video porteiro ( o prédio vai ter que ter um video porteiro por IP uma vez que nenhuma das fracções possui video porteiro)
O projector e a tela de projecção

Médio Opcional (depende custo / beneficio)

Controlo através do telemóvel ou outro aparelho remotamente
O controlo do AC inteligente e estores ou seja:
• gerir a abertura / fecho de estores em função da incidência solar
• gerir climatização em função da utilização da casa
• otimizar a iluminação conforme a utilização das divisões e da luz natural disponível
Hidraulico para subir e baixar o projector
Tela de controlo da casa embutida numa parede

Opcional (Só porque é giro)
Sistemas de vigilância / monitorização
Criação de cenários que permitem ativar / desativar funcionalidades de uma vez só
Porta de entra com abetura remota (codigo de acesso gerado)
Som interligado com a domotica

Tenho pedido alguns aconselhamentos e orçamentos, mas cada um defende o seu produto.

Então gostaria de saber se me podem ajudar?

Todos dizem para continuar com KNX, no entanto recentemente recebi uma proposta em que afirmam que fica mais barato retirar a cablagem existente passar nova (à mesma em KNX) mas usando BTICINO que pelo que me disseram continua a ser KNX.
O que me disseram foi que o BTICINO, é melhor porque o software é open source, que os interruptores já trazem o modulo, e se alguma vez se estragar é mais fácil e barato de trocar, e que alem disso permite muito mais coisas.
Depois quando peço tenho valores completamente diferentes de 3k a 8k, e os meus futuros vizinhos é a mesma coisa, para alem do facto de estar a ser dificil arranjar tecnicos.

Assim gostaria de saber:

BTICINIO é bom e mais barato?
Ainda assim existe algo melhor? Se sim qual?
Empresas/pessoas que possam acabar esta obra? Alguma recomendação?

Agradeço desde já a ajuda.

PS: A Casa fica na zona da Amadora, e consegui recentemente o planta electrica (apesar de estar um pouco diferente da realidade a localização de modulos da cozinha).

Muito Obrigado
Boas
Na verdade BTICINO é bom, mas não é barato, eu pessoalmente gosto da Philips que também não é barato, prepare uns largos milhares de euros para gastar na conclusão dessa instalação.
Mas vale a pena ir para a BTICINIO? Fico "agarrado" a esta marca ou já existem várias alternativas? Se alguma coisa se estragar é tiver que ser substituído tenho de voltar a reprogramar tudo?
Conhecem quem faça instalação com BTICINIO? Obrigado
kiterio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 fev 2018, 19:01
Enviou: 1 vez

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por kiterio »

Alguém, com conhecimentos de Domotica que possa ajudar e aconselhar?

Obrigado
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por LVirtual »

Eu nao faço ideia dos preços mas tecnicamente aconselharia dar uma vista de olhos ao sistema Mordomus http://mordomus.com/pt/index.html para ter uma ideia das possibilidades actuais.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
kiterio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 fev 2018, 19:01
Enviou: 1 vez

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por kiterio »

LVirtual Escreveu: 06 fev 2018, 10:28 Eu nao faço ideia dos preços mas tecnicamente aconselharia dar uma vista de olhos ao sistema Mordomus http://mordomus.com/pt/index.html para ter uma ideia das possibilidades actuais.
O Problema do Mordomus é ficar limitado a uma empresa "pequena" e ser um sistema fechado
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por LVirtual »

kiterio Escreveu: 06 fev 2018, 16:05
LVirtual Escreveu: 06 fev 2018, 10:28 Eu nao faço ideia dos preços mas tecnicamente aconselharia dar uma vista de olhos ao sistema Mordomus http://mordomus.com/pt/index.html para ter uma ideia das possibilidades actuais.
O Problema do Mordomus é ficar limitado a uma empresa "pequena" e ser um sistema fechado
nao é fechado nem é uma empresa pequena. existem diversos instaladores certificados ca a instalar este equipamento.
para alem de permitir automatizar tudo e ate criar cenarios como tinhas falado inicialmente é produto nacional... ;)

mas foi so uma achega o meu "conselho". conheço outra marca mas italiana que tambem faz o mesmo que o mordomus e ate tem integraçao directa com os seus sistemas de motorizaçao de portoes...

em ambos os casos nao me parece que sejam sistemas fechados, porque ja tem todos os dispositivos que venham a ser necessarios num sistema completo de domotica alem de serem compativeis com as normas europeias de domotica...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
kiterio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 fev 2018, 19:01
Enviou: 1 vez

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por kiterio »

LVirtual Escreveu: 06 fev 2018, 16:09
kiterio Escreveu: 06 fev 2018, 16:05
LVirtual Escreveu: 06 fev 2018, 10:28 Eu nao faço ideia dos preços mas tecnicamente aconselharia dar uma vista de olhos ao sistema Mordomus http://mordomus.com/pt/index.html para ter uma ideia das possibilidades actuais.
O Problema do Mordomus é ficar limitado a uma empresa "pequena" e ser um sistema fechado
nao é fechado nem é uma empresa pequena. existem diversos instaladores certificados ca a instalar este equipamento.
para alem de permitir automatizar tudo e ate criar cenarios como tinhas falado inicialmente é produto nacional... ;)

mas foi so uma achega o meu "conselho". conheço outra marca mas italiana que tambem faz o mesmo que o mordomus e ate tem integraçao directa com os seus sistemas de motorizaçao de portoes...

em ambos os casos nao me parece que sejam sistemas fechados, porque ja tem todos os dispositivos que venham a ser necessarios num sistema completo de domotica alem de serem compativeis com as normas europeias de domotica...
Mas a cablagem que tenho em casa podia ser utilizada ou tinha de trocar tudo ( os cabos BUS), uma outra coisa é que se trata de um apartamento e não uma vivenda, apesar de o sistema escolhido agora vai ser utilizado dos diversos vizinhos.
Já li vários fóruns, e todos acabam por recomendar ir para KNX.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por LVirtual »

hoje em dia, e pelo que tenho lido basicamente é tudo KNX. isso nao passa duma norma de comunicaçao entre todos os dispositivos. nao é nenhum sinal de pedigree.

ja olhaste para todas as possibilidades que eles oferecem?

tem pacotes basicos e outros mais completos.
indepentemente da marca e da tecnologia tens é que ver que sistema te oferece tudo o que queres implementar agora e mais tarde pelo melhor preço.

a tecnologia usada nao importa assim tanto como parece.

é como nos computadores. ha sistemas windows, macintosh, linux... todos eles sao bons e actuais.
e hoje em dia na automaçao e domotica nao ha sistemas fechados, mesmo que nao usem protocolos knx tem sempre a possibilidade de comunicar com dispositivos knx.

nao tarda nem knx, nem outros protocolos estarao a vigorar, mas sim tecnologia android para toda a casa...
por isso é preferivel olhar para a fiabilidade, preço e qualidade da assistencia tecnica do que para a lingua que os dispositivos falam.

os cabos de comunicaçao usados em knx tambem servem para qualquer outro tipo de comunicaçao...
nao sao os cabos que sao KNX, é a tecnologia de comunicaçao e interaçao dos diversos dispositivos que é a Norma KNX.

edit:

tens aqui tudo sobre a Norma KNX: https://www.knx.org/pt/knx/associacao/o ... /index.php
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
kiterio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 fev 2018, 19:01
Enviou: 1 vez

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por kiterio »

Entretendo são sempre boas vindas mais recomendações, e contactos. ;)
Manuel33283
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 out 2015, 09:04
Enviou: 24 vezes

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por Manuel33283 »

Boa tarde,

A minha resposta já deve ser tardia, mas na minha opinião quanto KNX, poderia optar pela Hager devido ao preço/qualidade. Quanto a marcas portuguesas, além da Mordomus existem outras. Uma de referência é a ONLY (http://only-smartbuildings.com/), possui protocolo proprietário, mas aberto, possibilidade de integração com outros sistemas, inclusive Z-Wave, ModBus, etc.




Cumprimentos,
Manuel33283
rfssantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 09 jun 2011, 11:44
Localização: Porto

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por rfssantos »

Se ainda for a tempo, compre material alemão da que for mais barato em cada função. Gira, HAger, Theben, Schneider/Merten, ABB, enfim. A beleza do KNX é que nunca vai ficar preso a uma marca.
A marca mais barata, de uma forma geral, e por bastante, é a MDT technologies. Também é alemã (fabrico também). HDL é igualmente ou mais barato mas é material chinês.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por migjac »

Alguém pode colocar uma lista de material que sugerem para uma instalação residencial tipo?
rfssantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 09 jun 2011, 11:44
Localização: Porto

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por rfssantos »

Precisa:
Fonte alimentação
Interface bus (IP router ou IP interface) para programar e interagir externamente
BUS (cabo)

O resto depende do que quiser controlar
No mínimo saídas on/off para iluminação, estores e tomadas controladas, Botoneiras de interface ou ligações de botões comuns a entradas binárias KNX.

Extras
Controladores de válvulas de aquecimento ?
Interface Ar condicionado?
Estação metereológica
Servidor de visualização?
Alarme com integração direta (ex Satel)
etc
zedopipo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 nov 2018, 22:39
Localização: Porto
Enviou: 1 vez

Re: Conclusão Obra - KNX

Mensagem por zedopipo »

Boa tarde,

Alguem me pode ajudar a escolher um actuador knx? Que diferença faz as cargas capacitivas? Alguns nao têm outros varia entre 50 e 200uF.

Em que tipo de luzes esta carga é importante?

Obrigado
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”