Formação para manter carteira profissional de electricista

Responder
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Formação para manter carteira profissional de electricista

Mensagem por HJCruz »

Bom dia,
Para os interessados e segundo fonte DGEG de Coimbra, informo que ainda não está definida a portaria que regula as horas e os conteúdos para a formação que os técnicos(que não sejam engenheiros ou que não tenham dupla certificaçao nível 4) têm de frequentar até 2020, segundo Lei14/2015.
Se houver alguém que possa acrescentar mais informações a este assunto, agradeço desde já.


Atenciosamente,
HJCruz
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Formação para manter carteira profissional de electricista

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Estou na mesma situação... encontro-me inscrito na DGE como Técnico Responsável por Instalações do Sector Privado Nivel II já à largos anos e, nunca passaram a minha inscrição para definitiva tendo que a renovar a cada 2 anos.

Na última renovação falaram em qualquer coisa relacionada com a necessidade de ter que ser submetido a um exame na DGE até 2020 ou em alternativa frequentar formação para posterior renovação da respectiva carteira.

Mais uma vez a informação prestada pelos funcionários na/da DGE é um pouco confusa pois nem eles próprios parecem estar atualizados e acabamos por não saber o que aí vem...

Como tenho andando à procura de aumentar a certificação para o Nível IV e ainda procuro a Média Tensão não tenho dado muita atenção a este pormenor de renovação da inscrição.... mas como não tenho encontrado as formações que procuro já começo a ficar ligeiramente preocupado...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Formação para manter carteira profissional de electricista

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 10 jun 2018, 21:15 Boa noite.

Estou na mesma situação... encontro-me inscrito na DGE como Técnico Responsável por Instalações do Sector Privado Nivel II já à largos anos e, nunca passaram a minha inscrição para definitiva tendo que a renovar a cada 2 anos.

Na última renovação falaram em qualquer coisa relacionada com a necessidade de ter que ser submetido a um exame na DGE até 2020 ou em alternativa frequentar formação para posterior renovação da respectiva carteira.

Mais uma vez a informação prestada pelos funcionários na/da DGE é um pouco confusa pois nem eles próprios parecem estar atualizados e acabamos por não saber o que aí vem...

Como tenho andando à procura de aumentar a certificação para o Nível IV e ainda procuro a Média Tensão não tenho dado muita atenção a este pormenor de renovação da inscrição.... mas como não tenho encontrado as formações que procuro já começo a ficar ligeiramente preocupado...
Boas
Se já está inscrito na DGEG à vários anos, já deveria ter inscrição definitiva, para isso teria de ter apresentado na data da renovação, se não estou em erro 3 certificados de Inspeção de Instalações Elétricas emitidos nessa altura pela Certiel, e ficava logo com a inscrição definitiva.
Agora quanto às ações de formação que todos os Técnicos vão ter de fazer até 2020 para poderem ficar de novo com inscrição definitiva, ainda ninguém (Técnicos) sabe, tudo vai acontecer em cima da hora, e lá vai o pessoal desembolsar mais umas centenas de euros para encher a bolsa de uns quantos espertos que já devem andar a negociar essa formação, é tudo à portuguesa, hehehe.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Formação para manter carteira profissional de electricista

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde.

Infelizmente trabalhei muitos anos numa empresa em que quem tratava das certificações era o engenheiro responsável, logo raramente o precisei de fazer.

Se for apenas por essa razão está mais do que explicado.

Já a alguns anos que procuro entidade que me certifique para o nível IV mas ainda não consegui encontrar nenhuma.

Recentemente e por razões profissionais, comecei a ter necessidade de passar para a média tensão e também tenho procurado formação certificada mas sem sucesso.
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”