Motor 220/380V
- DiogoLisboa
- Curioso
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2017, 19:22
- Enviou: 2 vezes
Motor 220/380V
Adquiri recentemente um compressor de ar comprimido industrial de 300l.
Este traz um motor acoplado que estava ligado a funcionar em trifásico.
Andei à procura de esquemas para fazer a ligação e fiz a partir de um tutorial e necessito de um condensador, o qual através de umas fórmulas e pelos valores inscritos na tabela do motor deu-me o valor de 150μF.
A minha duvida é se estou a seguir os passos correctos, porque na tabela indica 220V. Será mesmo necessário o condensador para o arranque neste motor? Em relação a trabalhar em monofásico, será que irá perder binário?
Conto com a vossa ajuda e opiniões
Este traz um motor acoplado que estava ligado a funcionar em trifásico.
Andei à procura de esquemas para fazer a ligação e fiz a partir de um tutorial e necessito de um condensador, o qual através de umas fórmulas e pelos valores inscritos na tabela do motor deu-me o valor de 150μF.
A minha duvida é se estou a seguir os passos correctos, porque na tabela indica 220V. Será mesmo necessário o condensador para o arranque neste motor? Em relação a trabalhar em monofásico, será que irá perder binário?
Conto com a vossa ajuda e opiniões
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5370
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 194 vezes
Re: Motor 220/380V
A minha duvida é se estou a seguir os passos correctos, porque na tabela indica 220V. Será mesmo necessário o condensador para o arranque neste motor? SIM
Em relação a trabalhar em monofásico, será que irá perder binário? SIM
Em relação a trabalhar em monofásico, será que irá perder binário? SIM
- DiogoLisboa
- Curioso
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2017, 19:22
- Enviou: 2 vezes
Re: Motor 220/380V
Além das fórmulas vi por aqui que o critério é de 50μF por Cv, certo?
E a perda de binário será bastante ou não há problema no caso da aplicação onde esta este motor?
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5370
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 194 vezes
Re: Motor 220/380V
Tem um problema maior nas mãos, a corrente de arranque. Será que tem instalação para suportar a corrente de arranque? Será que os arranques não vão causar problemas de queda de tensão na instalação, influenciando a qualidade de energia de terceiros?
3CV é fruta em monofásico.
Quanto à questão de aguentar ou não, só experimentando. Estas coisas (invenções) são assim.
3CV é fruta em monofásico.
Quanto à questão de aguentar ou não, só experimentando. Estas coisas (invenções) são assim.
- DiogoLisboa
- Curioso
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2017, 19:22
- Enviou: 2 vezes
Re: Motor 220/380V
O local onde irá ficar o compressor anteriormente teve uma instalação trifásica só que acabou por ser desactivado por falta de uso passando a ser monofásico no entanto a potência contratada é mais que suficiente para alimentar esta máquinanelmindo Escreveu: ↑24 out 2017, 11:34 Tem um problema maior nas mãos, a corrente de arranque. Será que tem instalação para suportar a corrente de arranque? Será que os arranques não vão causar problemas de queda de tensão na instalação, influenciando a qualidade de energia de terceiros?
3CV é fruta em monofásico.
Quanto à questão de aguentar ou não, só experimentando. Estas coisas (invenções) são assim.
Está bem, irei experimentar a ver se aguenta ou não
No entanto confirma-se os 50μF por Cv, sendo necessário um condensador de 150μF, certo?
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5370
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 194 vezes
Re: Motor 220/380V
Sim, à partida é. O valor obtido, é um valor empírico.DiogoLisboa Escreveu: ↑24 out 2017, 12:55O local onde irá ficar o compressor anteriormente teve uma instalação trifásica só que acabou por ser desactivado por falta de uso passando a ser monofásico no entanto a potência contratada é mais que suficiente para alimentar esta máquinanelmindo Escreveu: ↑24 out 2017, 11:34 Tem um problema maior nas mãos, a corrente de arranque. Será que tem instalação para suportar a corrente de arranque? Será que os arranques não vão causar problemas de queda de tensão na instalação, influenciando a qualidade de energia de terceiros?
3CV é fruta em monofásico.
Quanto à questão de aguentar ou não, só experimentando. Estas coisas (invenções) são assim.
Está bem, irei experimentar a ver se aguenta ou não
No entanto confirma-se os 50μF por Cv, sendo necessário um condensador de 150μF, certo?
- DiogoLisboa
- Curioso
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2017, 19:22
- Enviou: 2 vezes
Re: Motor 220/380V
Obrigadonelmindo Escreveu: ↑24 out 2017, 14:08Sim, à partida é. O valor obtido, é um valor empírico.DiogoLisboa Escreveu: ↑24 out 2017, 12:55O local onde irá ficar o compressor anteriormente teve uma instalação trifásica só que acabou por ser desactivado por falta de uso passando a ser monofásico no entanto a potência contratada é mais que suficiente para alimentar esta máquinanelmindo Escreveu: ↑24 out 2017, 11:34 Tem um problema maior nas mãos, a corrente de arranque. Será que tem instalação para suportar a corrente de arranque? Será que os arranques não vão causar problemas de queda de tensão na instalação, influenciando a qualidade de energia de terceiros?
3CV é fruta em monofásico.
Quanto à questão de aguentar ou não, só experimentando. Estas coisas (invenções) são assim.
Está bem, irei experimentar a ver se aguenta ou não
No entanto confirma-se os 50μF por Cv, sendo necessário um condensador de 150μF, certo?
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 781
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Enviou: 133 vezes
- Agradecimento recebido: 23 vezes
Re: Motor 220/380V
Corrigam-me se estiver errado! Podemos fazer um estrela-triângulo em monofásico, certo!!???
Porque, como já referido, o problema neste cenário, é a corrente de arranque. Talvez alguns diferenciais vou disparar! (penso que estou a pensar bem, certo?)
Portanto, se 1CV é 735.35W, temos 2206.05W nesse motor! O que equivale a 9A no arranque. É muita fruta, certo? (Isto se os meus cálculos estiverem correctos!)
Se o meu raciocínio estiver correcto, precisa de suavizar o arranque dessa instalação! Das duas uma, ou altera o tipo de arranque, ou aplicar um variador de velocidade, um softstart!
Estou certo?
Obrigado e vá colocando mais feedback. Boa sorte!
Porque, como já referido, o problema neste cenário, é a corrente de arranque. Talvez alguns diferenciais vou disparar! (penso que estou a pensar bem, certo?)
Portanto, se 1CV é 735.35W, temos 2206.05W nesse motor! O que equivale a 9A no arranque. É muita fruta, certo? (Isto se os meus cálculos estiverem correctos!)
Se o meu raciocínio estiver correcto, precisa de suavizar o arranque dessa instalação! Das duas uma, ou altera o tipo de arranque, ou aplicar um variador de velocidade, um softstart!
Estou certo?
Obrigado e vá colocando mais feedback. Boa sorte!
Re: Motor 220/380V
Errado, no limite dispara o disjuntor ou abre o fusível. O diferencial só tem que disparar se existir defeito, não por sobre-intensidade.
9 A não é "muita fruta", quase de certeza que tens equipamentos em tua casa a pedirem "mais fruta". A questão aqui é que estás a falar do arranque de um motor em que as correntes de arranque são muito superiores.
DiogoLisboa, antes de ligares, confirma a secção do cabo e o disjuntor instalado.
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 781
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Enviou: 133 vezes
- Agradecimento recebido: 23 vezes
Re: Motor 220/380V
Faço sempre confusão. O diferencial é para proteger o utilizador de correntes de fuga. O que protege de sobre intensidades é o térmico. Pode estar no disjuntor-motor, ou num disjuntor magneto-térmico. Certo?joao.pt Escreveu: ↑24 out 2017, 17:57Errado, no limite dispara o disjuntor ou abre o fusível. O diferencial só tem que disparar se existir defeito, não por sobre-intensidade.
9 A não é "muita fruta", quase de certeza que tens equipamentos em tua casa a pedirem "mais fruta". A questão aqui é que estás a falar do arranque de um motor em que as correntes de arranque são muito superiores.
DiogoLisboa, antes de ligares, confirma a secção do cabo e o disjuntor instalado.
Ok, 9A no arranque sobe bastante! Tenho que rever esta parte da matéria!
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5370
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 194 vezes
Re: Motor 220/380V
1CV ou 735.35 e 3x735.35 dá 2206,05W no veio! Ele para debitar isso no veio, tem consumir mais para compensar as perdas, logo vai consumir 2933 se por exemplo se considerarmos um rendimento de 75%.edeluz Escreveu: ↑24 out 2017, 16:29 Corrigam-me se estiver errado! Podemos fazer um estrela-triângulo em monofásico, certo!!???
Porque, como já referido, o problema neste cenário, é a corrente de arranque. Talvez alguns diferenciais vou disparar! (penso que estou a pensar bem, certo?)
Portanto, se 1CV é 735.35W, temos 2206.05W nesse motor! O que equivale a 9A no arranque. É muita fruta, certo? (Isto se os meus cálculos estiverem correctos!)
Se o meu raciocínio estiver correcto, precisa de suavizar o arranque dessa instalação! Das duas uma, ou altera o tipo de arranque, ou aplicar um variador de velocidade, um softstart!
Estou certo?
Obrigado e vá colocando mais feedback. Boa sorte!
Se pede 2933 W, isso equivale a passar nos condutores +/- 15A (U 230 V e cos phi 0.84). A corrente de arranque nestes motores costuma ser 6x a corrente nominal, logo irá dar 90A...
- DiogoLisboa
- Curioso
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2017, 19:22
- Enviou: 2 vezes
Re: Motor 220/380V
Acho que a ligação que fiz está correcta: U1-U2;L1-L2;W1-W2.Corrigam-me se estiver errado! Podemos fazer um estrela-triângulo em monofásico, certo!!??
Um variador de velocidade não é possível porque neste caso sendo um compressor, assim que o interruptor de pressão disparar é necessário que o motor rode logo às 2840rpm para o compressor dar o melhor débito possível para encher a botija, ainda são 300L de ar.Se o meu raciocínio estiver correcto, precisa de suavizar o arranque dessa instalação! Das duas uma, ou altera o tipo de arranque, ou aplicar um variador de velocidade, um softstart!
Estou certo?
Obrigado e vá colocando mais feedback. Boa sorte!
Isso é verdade e ate simples aparelhos de oficina como um aparelho de soldar consome bem essa potência9 A não é "muita fruta", quase de certeza que tens equipamentos em tua casa a pedirem "mais fruta". A questão aqui é que estás a falar do arranque de um motor em que as correntes de arranque são muito superiores.
DiogoLisboa, antes de ligares, confirma a secção do cabo e o disjuntor instalado.
Instalação com disjuntor entre 16 e 20A e cabo com secção de 2.5
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8052
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 215 vezes
Re: Motor 220/380V
Boas
Anda prá aqui uma confusão.
Cump.
Mário
Anda prá aqui uma confusão.
A AzulDiogoLisboa Escreveu: ↑24 out 2017, 21:47Acho que a ligação que fiz está correcta: U1-U2;L1-L2;W1-W2.Corrigam-me se estiver errado! Podemos fazer um estrela-triângulo em monofásico, certo!!??
Não, não há hipótese de teres um estrela triangulo em Mono. Nunca, até aos dias de hoje!
Não sei como é que ligaste os fios do motor, dado que os chantes continuam em estrela. Desligaste os fios dos bornes da placa e ligaste do lado contrário, espero que tenhas ligado na mesma ordem. (construção das ligações das placas de motores eléctricos)
Um variador de velocidade não é possível porque neste caso sendo um compressor, assim que o interruptor de pressão disparar é necessário que o motor rode logo às 2840rpm para o compressor dar o melhor débito possível para encher a botija, ainda são 300L de ar.Se o meu raciocínio estiver correcto, precisa de suavizar o arranque dessa instalação! Das duas uma, ou altera o tipo de arranque, ou aplicar um variador de velocidade, um softstart!
Sim, podes ter um variador com entrada a 230V mono e saida a 230V trifásicos.
Estou certo?
Obrigado e vá colocando mais feedback. Boa sorte!
Quando o interruptor dá ordem de marcha, o motor não roda logo a 2840rpm. As rotações são durante 60 segundos
Isso é verdade e ate simples aparelhos de oficina como um aparelho de soldar consome bem essa potência9 A não é "muita fruta", quase de certeza que tens equipamentos em tua casa a pedirem "mais fruta". A questão aqui é que estás a falar do arranque de um motor em que as correntes de arranque são muito superiores.
DiogoLisboa, antes de ligares, confirma a secção do cabo e o disjuntor instalado.
Instalação com disjuntor entre 16 e 20A e cabo com secção de 2.5
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- DiogoLisboa
- Curioso
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2017, 19:22
- Enviou: 2 vezes
Re: Motor 220/380V
Eu liguei com base num esquema que vi num tutorial. Tinha o U2-L2-W2 ligados entre si com umas chapas de latão e os fios de alimentação ligavam no U1-L1-W1.
O que fiz foi ligar todos os fios correspondentes por letra e uma puxada de fios para fora onde irá ligar a alimentação e o respectivo condensador.
Se esta mal, qual é a ligação a fazer?
Em relação à rotação ele num curto espaço de tempo vai rodando até às 2840rpm, mas um variador de velocidade e necessário opera -lo certo?
O que fiz foi ligar todos os fios correspondentes por letra e uma puxada de fios para fora onde irá ligar a alimentação e o respectivo condensador.
Se esta mal, qual é a ligação a fazer?
Em relação à rotação ele num curto espaço de tempo vai rodando até às 2840rpm, mas um variador de velocidade e necessário opera -lo certo?
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8052
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 215 vezes
Re: Motor 220/380V
A placa de bornes de motores trifásicos éDiogoLisboa Escreveu: ↑25 out 2017, 13:34 Eu liguei com base num esquema que vi num tutorial. Tinha o U2-L2-W2 ligados entre si com umas chapas de latão e os fios de alimentação ligavam no U1-L1-W1.
O que fiz foi ligar todos os fios correspondentes por letra e uma puxada de fios para fora onde irá ligar a alimentação e o respectivo condensador.
Se esta mal, qual é a ligação a fazer?
Em relação à rotação ele num curto espaço de tempo vai rodando até às 2840rpm, mas um variador de velocidade e necessário opera -lo certo?
U - V - W
X - Y - Z
Para um variador é só instalar (por os parametros) e já está, o comando é separado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."