Postos carregamento veículos elétricos

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por Nelson Pinho »

bom dia...
em relação aos postos de carregamento dos veículos elétricos, alguém sabe se por exemplo num edifício comercial com estacionamentos onde se tem de aplicar a regra (N=0,9+0,1*n) se tem de colocar mesmo os postos ou se apenas é necessário deixar reservas não equipadas no quadro para isso e potência já disponível para isso?


Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por Nelson Pinho »

Ninguém me sabe ajudar???
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por R3S »

A resposta já vai tarde, mas pode ser que ainda ajude a ti ou outros colegas.

O meu entendimento do documento elaborado pela Certiel (entidade que está a acabar, mas isso é outro tópico), é que tens de deixar a infraestrutura preparada, mas não tens de pôr os postos de carregamento. Deixa logo os cabos dimensionados para suportarem a alimentação aos postos, e as canalizações e caixas para fazer a ligação.

Quando falamos de prédios multifamiliares, a coisa para mim complica-se quando a garagem é comum (sem box), porque se não há lugares atribuídos, não se vai fazer ligações do quadro das fracções para a garagem.

Uma alternativa seria fazer várias ligações ao QC com contadores, mas isso obrigaria a que cada pessoa tivesse dois contratos de electricidade (um para casa e um para a garagem). O Guia Técnico (Figura 17), para a solução com alimentação a partir do QC refere um sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento. Esta solução parece-me interessante, mas provavelmente será bastante mais cara.

Fazer a ligação ao QSC acaba por ser semelhante à ligação diretamente ao QC, e requer o mesmo sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento.

Alguém está mais dentro do assunto e quer partilhar algumas opiniões?
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por Raminhos »

R3S Escreveu: 25 set 2017, 12:39 A resposta já vai tarde, mas pode ser que ainda ajude a ti ou outros colegas.

O meu entendimento do documento elaborado pela Certiel (entidade que está a acabar, mas isso é outro tópico), é que tens de deixar a infraestrutura preparada, mas não tens de pôr os postos de carregamento. Deixa logo os cabos dimensionados para suportarem a alimentação aos postos, e as canalizações e caixas para fazer a ligação.

Quando falamos de prédios multifamiliares, a coisa para mim complica-se quando a garagem é comum (sem box), porque se não há lugares atribuídos, não se vai fazer ligações do quadro das fracções para a garagem.

Uma alternativa seria fazer várias ligações ao QC com contadores, mas isso obrigaria a que cada pessoa tivesse dois contratos de electricidade (um para casa e um para a garagem). O Guia Técnico (Figura 17), para a solução com alimentação a partir do QC refere um sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento. Esta solução parece-me interessante, mas provavelmente será bastante mais cara.

Fazer a ligação ao QSC acaba por ser semelhante à ligação diretamente ao QC, e requer o mesmo sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento.

Alguém está mais dentro do assunto e quer partilhar algumas opiniões?
Já não existe edifícios novos sem que o parqueamento esteja definido e escriturado nessa fração.
Por isso a alimentação tal como nas arrecadações, poderia e deveria vir do Q.E dessa fração para o parqueamento ao qual essa fração está associada, digo eu que sou um curioso.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por R3S »

Também sou da opinião que a melhor solução seria alimentar os lugares a partir do QE da fracção, mas o Guia Técnico não prevê essa solução quando a garagem não tem boxes.

Fiz um projeto recentemente e o que fiz (em conformidade com o regulamento) foi deixar o QSC com cabos que suportam a potência para alimentação dos pontos existentes em cada um dos lugares, afetado do coeficiente de simultaneidade; e as tubagens passadas para cada um dos lugares.

Uma vez que é isto que o Guia prevê, fica apenas a infraestrutura preparada para carregamento dos veículos. Depois os equipamentos necessários terão de ser adquiridos posteriormente.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por ENERGY »

R3S Escreveu: 28 set 2017, 22:21 Também sou da opinião que a melhor solução seria alimentar os lugares a partir do QE da fracção, mas o Guia Técnico não prevê essa solução quando a garagem não tem boxes.

Fiz um projeto recentemente e o que fiz (em conformidade com o regulamento) foi deixar o QSC com cabos que suportam a potência para alimentação dos pontos existentes em cada um dos lugares, afetado do coeficiente de simultaneidade; e as tubagens passadas para cada um dos lugares.

Uma vez que é isto que o Guia prevê, fica apenas a infraestrutura preparada para carregamento dos veículos. Depois os equipamentos necessários terão de ser adquiridos posteriormente.
Boas
Eu também sou da opinião que num parqueamento afeto a uma determinada fração, a alimentação deveria vir do Q.E da respectiva fração a qual está afeto esse parqueamento, visto não ser possível alienar essa fração sem o parqueamento.
Mas claro o lucro fala mais alto, e a que pagar mais um aluguer de contador para cumprir uma legislação que deixa muito a desejar neste aspecto.
Cpts.
Energy
Diogo Ribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 ago 2019, 12:28
Localização: Urqueira

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por Diogo Ribeiro »

Raminhos Escreveu: 26 set 2017, 21:49
R3S Escreveu: 25 set 2017, 12:39 A resposta já vai tarde, mas pode ser que ainda ajude a ti ou outros colegas.

O meu entendimento do documento elaborado pela Certiel (entidade que está a acabar, mas isso é outro tópico), é que tens de deixar a infraestrutura preparada, mas não tens de pôr os postos de carregamento. Deixa logo os cabos dimensionados para suportarem a alimentação aos postos, e as canalizações e caixas para fazer a ligação.

Quando falamos de prédios multifamiliares, a coisa para mim complica-se quando a garagem é comum (sem box), porque se não há lugares atribuídos, não se vai fazer ligações do quadro das fracções para a garagem.

Uma alternativa seria fazer várias ligações ao QC com contadores, mas isso obrigaria a que cada pessoa tivesse dois contratos de electricidade (um para casa e um para a garagem). O Guia Técnico (Figura 17), para a solução com alimentação a partir do QC refere um sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento. Esta solução parece-me interessante, mas provavelmente será bastante mais cara.

Fazer a ligação ao QSC acaba por ser semelhante à ligação diretamente ao QC, e requer o mesmo sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento.

Alguém está mais dentro do assunto e quer partilhar algumas opiniões?
Já não existe edifícios novos sem que o parqueamento esteja definido e escriturado nessa fração.
Por isso a alimentação tal como nas arrecadações, poderia e deveria vir do Q.E dessa fração para o parqueamento ao qual essa fração está associada, digo eu que sou um curioso.
Olá eu sou um novo projetista ainda me falta aprender muito, mas fiquei com uma duvida em relação a um ponto, se o parqueamento está definido quais são os lugares de cada fração e nós temos de dotar o edificio de X lugares de postos de carregamento, como decidimos em que lugar os colocamos é que não podemos estar a selecionar o local pelo bigode do cliente, ou esta regra dos lugares diz-nos que temos de ter x lugares não alocados a ninguém para carregamento. Estive a ler o guia tecnico e pareceu-me um pouco ambiguo em relação aos prédios coletivos (pelo menos para mim).

com os melhores cumprimentos,
Diogo Ribeiro
fmartins29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 out 2016, 13:38
Enviou: 1 vez

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por fmartins29 »

R3S Escreveu: 25 set 2017, 12:39 A resposta já vai tarde, mas pode ser que ainda ajude a ti ou outros colegas.

O meu entendimento do documento elaborado pela Certiel (entidade que está a acabar, mas isso é outro tópico), é que tens de deixar a infraestrutura preparada, mas não tens de pôr os postos de carregamento. Deixa logo os cabos dimensionados para suportarem a alimentação aos postos, e as canalizações e caixas para fazer a ligação.

Quando falamos de prédios multifamiliares, a coisa para mim complica-se quando a garagem é comum (sem box), porque se não há lugares atribuídos, não se vai fazer ligações do quadro das fracções para a garagem.

Uma alternativa seria fazer várias ligações ao QC com contadores, mas isso obrigaria a que cada pessoa tivesse dois contratos de electricidade (um para casa e um para a garagem). O Guia Técnico (Figura 17), para a solução com alimentação a partir do QC refere um sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento. Esta solução parece-me interessante, mas provavelmente será bastante mais cara.

Fazer a ligação ao QSC acaba por ser semelhante à ligação diretamente ao QC, e requer o mesmo sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento.

Alguém está mais dentro do assunto e quer partilhar algumas opiniões?
Boa tarde a todos,

Sou novato/iniciante em fazer projetos de instalação elétrica, mais propriamente no que concerne a postos de carregamento para veículos elétricos.
Tenho duas situações distintas que me apareceram e que tenho algumas dúvidas e que remetem para o descrito pelo colega no que toca a prédios multifamiliares com lugares de garagem comum.
Ora, soube que tem havido várias instalações em prédios com lugares de estacionamento em garagem comum com ligações diretas à fração passando pela arrecadação associada à fração (passando por espaço comum de estacionamento até chegar ao lugar do VE). Para esta situação tem de existir corte das tomadas/posto de carregamento, de acordo c/ as RTIBET, correto? É que pelo que soube não têm feito isto!
Alguém me pode ajudar sobre esta matéria?

Obrigado a todos desde já.
Cumprimentos,
Filipe Martins
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por R3S »

No meu entendimento do Guia Técnico de VE e na de outros colegas com que tenho falado, essa solução não é válida, seja com ou sem corte junto ao posto/tomada. Só pode have alimentação a partir do quadro da fracção se forem boxes fechadas. Em garagem comum, tem sempre de vir do Q.C. (com contrato separado) ou do QSC, com contagem parcial.

Se alguém tiver uma ideia diferente, agradece-se partilha.
fmartins29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 out 2016, 13:38
Enviou: 1 vez

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por fmartins29 »

R3S Escreveu: 27 mar 2020, 15:54 No meu entendimento do Guia Técnico de VE e na de outros colegas com que tenho falado, essa solução não é válida, seja com ou sem corte junto ao posto/tomada. Só pode have alimentação a partir do quadro da fracção se forem boxes fechadas. Em garagem comum, tem sempre de vir do Q.C. (com contrato separado) ou do QSC, com contagem parcial.

Se alguém tiver uma ideia diferente, agradece-se partilha.
Boa tarde,
Obrigado pela resposta e é também a minha interpretação perante os esquemas que encontro no Guia Técnico das I.E. para alimentação de VE, mas não é o que se passa atualmente pelos telefonemas que tenho feito e sabido e lido em vários lados, ou seja, estão a passar cabos desde a fração até ao posto de carregamento ou tomada de VE no lugar de estacionamento.
Mais alguém tem experiência ou exemplos desta situação?

Cumprimentos,
Filipe Martins
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”