Como calcular o que um dínamo produz

Responder
Jppf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 jul 2017, 10:01

Como calcular o que um dínamo produz

Mensagem por Jppf »

Boas, não sou grande espingarda no que toca à electricidade e vinha aqui pedir ajuda para uma questão de um projeto que tenho de fazer para acabar o curso. Eu tenho um sistema de rodas dentadas em que a última roda está acoplada a um dínamo, eu sei as rpms, o diâmetro e o torque aplicado nela. A minha dúvida é como calcular a energia produzida e como escolher um dínamo adequado. Obrigado desde já! :D


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Como calcular o que um dínamo produz

Mensagem por nelmindo »

Jppf Escreveu: 17 jul 2017, 10:08 Boas, não sou grande espingarda no que toca à electricidade e vinha aqui pedir ajuda para uma questão de um projeto que tenho de fazer para acabar o curso. Eu tenho um sistema de rodas dentadas em que a última roda está acoplada a um dínamo, eu sei as rpms, o diâmetro e o torque aplicado nela. A minha dúvida é como calcular a energia produzida e como escolher um dínamo adequado. Obrigado desde já! :D
Se sabes o binário e as rotações, sabes a energia mecânica.
Escolher o dínamo adequado, já é mais difícil.
1º não sabemos as condições finais... qual a tensão de saída...
2º mesmo que sejam definidas, tens acesso a um "catálogo" de dínamos? Por exemplo, digamos que precisas de um dínamo de 230Vdc e alimentar uma corrente de 1,5A. Será que consegues arranjar? OU vais adaptar o protejo ao dínamo que encontrares...?
3º o projecto deve ter um professor que acompanha os projectos. É melhor falar com ele.
Jppf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 jul 2017, 10:01

Re: Como calcular o que um dínamo produz

Mensagem por Jppf »

Ok, eu falei com ele mas esqueci-me de perguntar a parte do cálculo da energia... e se eu "arbitrar" o dínamo (nem sei se dá para fazer isto) porque não sei mesmo como escolher, só para ter alguns valores finais? A energia produzida pelo dínamo é para ser armazenada numa bateria.

edit: recebi uma resposta do professor que me está a ajudar, ele disse para dar uma vista de olhos pela séria GVM da Parker e pelos MC drives. Se eu escolher um desses motores já fico com as características, agora só falta mesmo calcular a energia
Responder

Voltar para “Dúvidas”