vídeos formação técnica oficial em eletricidade auto

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marco mpcg
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vídeos formação técnica oficial em eletricidade auto

Mensagem por marco mpcg »

Boas.

Aqui deixo alguns canais do youtube com vídeos oficiais sobre sistemas eletricos e também mecânicos de automóveis. Penso que podem ajudar, apesar de este não ser um fórum de automóveis, e a maior parte dos vídeos ser para modelos antigos ou com mais de 15 anos.

chrysler master tech ( de master technician) (tem vídeos feitos nos anos 50, e acho que nao eram todas as marcas que naquela altura apostavam neste tipo de formação para o pessoal dos concessionários)

1 - https://www.youtube.com/user/mymopartv/videos

https://www.youtube.com/watch?v=I1PTnKRUptA (exemplo)

2 - https://www.youtube.com/channel/UC5Keui ... SJw/videos (também tem para outras marcas, especialmente rover)

https://www.youtube.com/watch?v=hVDINeuUixQ (exemplo)

3 - https://www.youtube.com/user/ihartmacz/videos (tem mais a parte de mecanica chrysler)


rover

1 - https://www.youtube.com/channel/UC5Keui ... SJw/videos (igual ao ponto 2 para a chrysler)

https://www.youtube.com/watch?v=ueh8Ry1GpHc (exemplo)

https://www.youtube.com/watch?v=9ogBDI36N9E (exemplo)


grupo psa

1 - https://www.youtube.com/user/Tacti51/videos

https://www.youtube.com/watch?v=n7FRTv6Cp90 (exemplo sobre desmontagem de conectores eletricos auto grupo psa)

É pena que não existam muitos mais canais no youtube com este tipo de vídeos.

Eu já mexo em carros há alguns anos e pelo que já pude constatar, os manuais (haynes, revue technique, chilton), quer programas como o autodata só têm informação básica, e então a nível de esquemas/componentes eletricos/eletronicos acho que estão muito incompletos. Não tou a dizer que não ajudem, mas às vezes é melhor tentar arranjar o manual oficial do fabricante, para problemas mais complexos e às vezes para cenas cimples como mudar uma correia de distribuição (o autodata só mostra a parte da correia e nada diz acerca de tudo o que é preciso remover para conseguir ter acesso e nem os apertos dos componentes que ficam no caminho). Pra carros com mais de 15 anos há sites criados por entusiastas de uma determinada marca que os disponibilizam de forma gratuita, mas este tipo de material é escasso (por exemplo há na net o manual oficial em ingles do alfa romeo 164, 166 e lancia kappa).

Por exemplo, às vezes há problemas eletricos por causa de uma cena simples, como devem saber, causada por corrosão em pontos de massa, e os manuais oficiais têm indicações de todos os pontos de massa existentes na carroceria, e quais os sistemas que os usam (abs, ecu, alarme, etc), e isto ajuda bastante pois há uns que ficam por baixo de outros componentes volumosos, geralmente no compartimento do motor, ou por baixo de revestimentos interiores.

Também os manuais oficiais às vezes têm erros ou informação muito resumida acerca de certos procedimentos e/ou com desenhos que não dão pra perceber muito bem, daí os concessionarios oficiais muitas vezes receberem estes vídeos das marcas que representam, mas não sei se isto é prática comum em portugal.

Uns vídeos que curti do canal psa citro video são acerca de procedimentos de desmontagem de componentes interiores, tais como painéis embelezadores do tablier, proteções da coluna de direção, etc (se não me engano sao para o peugeot 406 e 607). É que às vezes é preciso remover estes componentes pra chegar à instalação eletrica ou componentes eletricos. Tirar sem cuidado é muito fácil, mas tirar sem estragar nada pra depois conseguir remontar às vezes é mais difícil sem ter uma cobaia.


Marco
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Re: vídeos formação técnica oficial em eletricidade auto

Mensagem por marco mpcg »

Outro canal que já me esquecia é o do mecânico online, que é o canal oficial da revista brasileira o mecânico.

https://www.youtube.com/user/OMecaniconline/videos

(exemplo)

(este vídeo ajuda bastante no diagnostico falhas em sistemas de ignição, especialmente se a ignição não fôr directa, e mostra uma ferramenta que muitos mecânicos deveriam ter, que é o osciloscópio de sistemas de ignição, que permite ver qual a voltagem de disparo de cada vela, desde que exista um cabo de vela/ignição. Já me aconteceu ter de diagnosticar um problema no carro da minha mae, que era se sentirem uns soquetes ligeiros em velocidades baixas e mudanças altas, e que acabei por resolver mudando os cabos de vela, apesar de ter medido os velhos e estes terem menos de 10 Kohms por metro. Penso que se tivesse um equipamento deste tipo mas portatil iria saber logo qual o cabo defeituoso. Pelo que me lembro, li os códigos de avaria pra diagnosticar e nada apareceu, talvez pela falha de ignição não ser severa, é que há um codigo de avaria pra falhas de ignição e geralmente há um pra cada cilindro)

A maior parte destes vídeos é feita em colaboração com o senai, que é o equivalente brasileiro ao nosso cepra. Geralmente aprende-se alguma coisa com estes vídeos, especialmente quem se está a formar ou a aprender, e as informaçõe que dão são correctas, mas já vi um grande batatão na "gramática", num video sobre oleos lubrificantes em que o formador disse que o segundo número da classificação de viscosidade SAE indicava a temperatura ambiente máxima suportada pelo oleo, o que está bastante errado. Ele disse que um oleo SAE 10W40 suportava até 40 ºC de temperatura ambiente, se não tou em erro. O oleo no carter do motor geralmente está acima de 100 ºC...
Marco
marco mpcg
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Re: vídeos formação técnica oficial em eletricidade auto

Mensagem por marco mpcg »

Deixo um curso muito basico sobre o uso do multimetro em aplicações auto, da mte thomson (33 vídeos no total):



Recomendo o vídeo sobre o duty cycle, pois permite o diagnostico de alguns componentes (injectores e outros actuadores) sem ser preciso ter o interface de diagnostico da ecu.

Agora nao recomendo que usem o acessorio que fura o isolamento do fio para se fazer contacto. É melhor usar pontas de prova com pontas afiadas ou então alfinetes, e estes são introduzidos na periferia da borracha que veda um dado fio, na traseira do conector.

A maioria das marcas é contra a prática de picar o isolamento dos fios pois passado algum tempo o cobre começa a oxidar e passados alguns anos o fio pode até rolar na zona onde foi picado.
Marco
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