relés 12v

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

jaimereis Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
quero aprender Escreveu:desculpem mas não gosto de seguir em frente e ficar com duvidas ...

mas porque razão os relés do carro não têm este díodo ?
Alguns usam em determinadas situações. Não usam em todos os relés o diodo pelo custo, e pela aplicação.

Cump.
Mário


a instalação eléctrica automóvel, já vem equipada com os tais diodos....como esse reles são produzidos para inúmeras marcas, tipo standard, , os fabricantes de automóveis protegem a instalação nos cabos, depois de tudo cintado nem se vêem...
sim já o colega blima tinha falado em colocar um díodo só no positivo que alimenta o relé ... após essa dica fui ver os muitos relés do meu carro e não vejo lá nada ...
depois foi a dica do mario e também não vejo o díodo entre o positivo e o negativo ...

atenção , não estou a dizer que não tem !!!

mas vou colocar o díodo


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por ohmico »

BLima Escreveu:Viva!

É preciso medir o valor de corrente que passa pela bobine do relé.

Boas,

a protecção a instalar não tem a vêr com a corrente que passa na bobine do relé, mas sim com a corrente gerada, com sinal contrário, no momento do corte e esta é muito inferior. Assim qualquer díodo 4001 chega.

ohmico
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Viva!

Por norma, nos relés de aplicação industrial, se vem a indicação do positivo e negativo da bobine, devem ter díodo no interior. Se indica apenas os pinos da bobine, não têm díodo.

Em relação aos relés auto, não tenho a certeza.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

BLima Escreveu:Viva!

Por norma, nos relés de aplicação industrial, se vem a indicação do positivo e negativo da bobine, devem ter díodo no interior. Se indica apenas os pinos da bobine, não têm díodo.

Em relação aos relés auto, não tenho a certeza.
o que tenho montado é dos básicos ... onde * eu * por maluqueira dizem alguns ligo sempre o negativo no 85 e o positivo no 86 ...
li , já não me recordo onde que era assim ...

como este tem essa função 85 86 e á pessoas que ligam ao calhas , logo não deve ter o tal díodo porque o díodo tem polaridade ...

mas alguns relés do meu carro também são assim com 85 e 86 ...
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Dúvida diodo em relé

Mensagem por Quintas »

Tenho uma central de intrusão com uma saída que comanda um relé Finder Série 40.52, 12VDC para a bobina e 250VAC – 8A para os contactos, que está ligado a um comunicador de voz.

A saída da central é de 12VDC.
O relé é de 12VDC e tem um diodo entre o positivo e o negativo nas entradas para a bobina. O diodo tem a risca para o lado do fio positivo que entra no relé.

Dúvidas:

Qual a função deste diodo? Pelo que li atrás, será proteger a central de picos de tensão quando o relé funciona?

Se os contactos do relé têm especificação para corrente alterna, ele não deveria ser com contactos para DC?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps., Quintas
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por joao-pt »

Se entendi bem as dúvidas, as respostas são estas:
Nesse caso em específico o díodo tem a função de protecção.

Os 12V DC são a tensão de alimentação para funcionamento do relé. Os 250V AC são a tensão máxima que o relé suporta na abertura-fecho dos contactos, limitado também a uma corrente de 8A.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por luisilva78 »

Esse é o díodo de "free wheel" (roda livre). Quando uma bobina é alimentada, armazena no seu campo magnético energia. Quando a alimentação é retirada essa energia é libertada. dEsse díodo serve para fazer circulação de corrente de forma a que essa energia seja dissipada. Se o díodo não existir, a variação brusca de corrente faz aumentar a tensão aos terminais da bobina, o que pode queimar o circuito de comando desta.
A questão dos contactos não percebi, mas a bobina não tem nada a ver com os contactos.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por Quintas »

luisilva78 Escreveu: 05 mai 2017, 22:51 Esse é o díodo de "free wheel" (roda livre). Quando uma bobina é alimentada, armazena no seu campo magnético energia. Quando a alimentação é retirada essa energia é libertada. dEsse díodo serve para fazer circulação de corrente de forma a que essa energia seja dissipada. Se o díodo não existir, a variação brusca de corrente faz aumentar a tensão aos terminais da bobina, o que pode queimar o circuito de comando desta.
A questão dos contactos não percebi, mas a bobina não tem nada a ver com os contactos.
Obrigado pelas respostas de ambos.

Mas se a existência do relé baseia-se precisamente numa tensão aplicada aos terminais da bobina, não deveriam todos os relés ter essa proteção de fábrica?

Tenho instalado um relé para abrir o portão automático a partir do sistema da campainha/intercomunicador, sem qualquer diodo há uns 16 anos, sem problemas. Será mais seguro adicionar aí também um diodo?

A questão dos contactos é a seguinte: embora não perceba disto, li que pode produzir-se um arco elétrico entre contatos mais facilmente na corrente contínua do que na alternada. Assim, se o relé suporta 8A-250VAC entre contactos, suportará os mesmos 8A-250VDC ou nesse caso deveriam ser contactos mais "robustos" ou de outro tipo, tipo contacto seco, pelo que li algures.

Obrigado e Cumps.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por luisilva78 »

Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 14:05
Mas se a existência do relé baseia-se precisamente numa tensão aplicada aos terminais da bobina, não deveriam todos os relés ter essa proteção de fábrica?
Alguns já possuem. Por outro lado há transístores que se usam para accionar esse tipo de cargas que o integram também.

Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 14:05
Tenho instalado um relé para abrir o portão automático a partir do sistema da campainha/intercomunicador, sem qualquer diodo há uns 16 anos, sem problemas. Será mais seguro adicionar aí também um diodo?
Se ainda não deu problema é possível que o díodo esteja integrado em algum outro componente, ou então os componentes são bastante resistentes. Em qualquer caso, se funciona é melhor não mexer.
Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 14:05 A questão dos contactos é a seguinte: embora não perceba disto, li que pode produzir-se um arco elétrico entre contatos mais facilmente na corrente contínua do que na alternada. Assim, se o relé suporta 8A-250VAC entre contactos, suportará os mesmos 8A-250VDC ou nesse caso deveriam ser contactos mais "robustos" ou de outro tipo, tipo contacto seco, pelo que li algures.
Era melhor contextualizar um pouco melhor a questão do arco. De qualquer forma, o valor tensão não define "robustez" mas sim afastamento entre os componentes. O que define a "robustez" é o valor da corrente.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por Quintas »

luisilva78 Escreveu: 07 mai 2017, 18:57
Quintas Escreveu: 06 mai 2017, 14:05 A questão dos contactos é a seguinte: embora não perceba disto, li que pode produzir-se um arco elétrico entre contatos mais facilmente na corrente contínua do que na alternada. Assim, se o relé suporta 8A-250VAC entre contactos, suportará os mesmos 8A-250VDC ou nesse caso deveriam ser contactos mais "robustos" ou de outro tipo, tipo contacto seco, pelo que li algures.
Era melhor contextualizar um pouco melhor a questão do arco. De qualquer forma, o valor tensão não define "robustez" mas sim afastamento entre os componentes. O que define a "robustez" é o valor da corrente.
Para já, obrigado pelas respostas, que já me esclareceram bem melhor.

Em relação ao arco elétrico, refiro-me ao que resulta do processo de interrupção de uma corrente, formando-se um arco elétrico entre os contatos separados, como num disjuntor ou simples comutador de luz. É por isso que não se devem usar disjuntores de corrente alternada em corrente contínua. Porque a onda da corrente alternada anula-se periodicamente, o que não acontece na contínua. Assim, o arco ("faísca") que se produz entre contactos é maior na corrente contínua, pelo que os contactos têm que ter isso em consideração.

Vê isto aqui: http://blog.gogreensolar.com/2015/02/ac ... akers.html
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por luisilva78 »

Quintas Escreveu: 07 mai 2017, 21:16
Para já, obrigado pelas respostas, que já me esclareceram bem melhor.

Em relação ao arco elétrico, refiro-me ao que resulta do processo de interrupção de uma corrente, formando-se um arco elétrico entre os contatos separados, como num disjuntor ou simples comutador de luz. É por isso que não se devem usar disjuntores de corrente alternada em corrente contínua. Porque a onda da corrente alternada anula-se periodicamente, o que não acontece na contínua. Assim, o arco ("faísca") que se produz entre contactos é maior na corrente contínua, pelo que os contactos têm que ter isso em consideração.

Vê isto aqui: http://blog.gogreensolar.com/2015/02/ac ... akers.html
A página do link refere-se a disjuntores. Um disjuntor não é um interruptor. Sendo assim, os dispositivos não têm que trabalhar nas mesmas condições e não devem ter as mesmas características. Então, o arco que um disjuntor pode estar sujeito é muito maior que o de um interruptor, porque um disjuntor deve poder cortar correntes de defeito que poderão ser milhares de vezes superiores às do interruptor. Isto é, não é a mesma coisa cortar uma corrente de 8A que cortar uma corrente de 10 000A.
Nunca vi um relé (para correntes moderadas) que possua características especiais de extinção do arco.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por Quintas »

luisilva78 Escreveu: 28 mai 2017, 11:42
Quintas Escreveu: 07 mai 2017, 21:16
Para já, obrigado pelas respostas, que já me esclareceram bem melhor.

Em relação ao arco elétrico, refiro-me ao que resulta do processo de interrupção de uma corrente, formando-se um arco elétrico entre os contatos separados, como num disjuntor ou simples comutador de luz. É por isso que não se devem usar disjuntores de corrente alternada em corrente contínua. Porque a onda da corrente alternada anula-se periodicamente, o que não acontece na contínua. Assim, o arco ("faísca") que se produz entre contactos é maior na corrente contínua, pelo que os contactos têm que ter isso em consideração.

Vê isto aqui: http://blog.gogreensolar.com/2015/02/ac ... akers.html
A página do link refere-se a disjuntores. Um disjuntor não é um interruptor. Sendo assim, os dispositivos não têm que trabalhar nas mesmas condições e não devem ter as mesmas características. Então, o arco que um disjuntor pode estar sujeito é muito maior que o de um interruptor, porque um disjuntor deve poder cortar correntes de defeito que poderão ser milhares de vezes superiores às do interruptor. Isto é, não é a mesma coisa cortar uma corrente de 8A que cortar uma corrente de 10 000A.
Nunca vi um relé (para correntes moderadas) que possua características especiais de extinção do arco.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Tutoriais”