Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Responder
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Mensagem por dantas078 »

Boa tarde.

Pediram-me para tratar de um processo de alimentação eléctrica de um edifício constituído por dois pisos em que no R/C tenho 7 pequenas lojas de serviços + 1 restaurante (o restaurante tem piso R/C e cave) com todas as fracções ligadas para a rua, no piso de Cave tenho um espaço de armazém que será considerado como fracção autónoma.

Dos conhecimentos que tenho pressuponho que a primeira coisa a fazer seja definir um "esboço de projecto" e potências necessárias e apresentar um pedido de viabilidade à EDP. A partir daqui preciso de ajuda para as duas situações:

Como posso prever as alimentações às fracções? Sendo as fracções todas com ligação ao exterior e não existindo serviços comuns posso prever 9 ramais distintos, um para cada fracção, ou terei que instalar um "género de quadro de colunas" ou armário de distribuição para receber apenas uma alimentação da EDP fazendo a restante distribuição parte do projecto a apresentar?

Como se faz um pedido de viabilidade? que documentos enviar? existe alguma minuta? tenho que informar apenas da potência necessária ou também que solução está idealizada?


Obrigado pela ajuda.


Cumprimentos,
Dantas078
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para essas frações todas vai ultrapassar os 50Kvas, logo tem de fazer projeto e entregar na EDP, e de seguida eles lhe informam da viabilidade, muito raras serão as excessões em que não lhe seja atribuida a viabilidade.

dantas078 Escreveu:Boa tarde.

Pediram-me para tratar de um processo de alimentação eléctrica de um edifício constituído por dois pisos em que no R/C tenho 7 pequenas lojas de serviços + 1 restaurante (o restaurante tem piso R/C e cave) com todas as fracções ligadas para a rua, no piso de Cave tenho um espaço de armazém que será considerado como fracção autónoma.

Dos conhecimentos que tenho pressuponho que a primeira coisa a fazer seja definir um "esboço de projecto" e potências necessárias e apresentar um pedido de viabilidade à EDP. A partir daqui preciso de ajuda para as duas situações:

Como posso prever as alimentações às fracções? Sendo as fracções todas com ligação ao exterior e não existindo serviços comuns posso prever 9 ramais distintos, um para cada fracção, ou terei que instalar um "género de quadro de colunas" ou armário de distribuição para receber apenas uma alimentação da EDP fazendo a restante distribuição parte do projecto a apresentar?

Como se faz um pedido de viabilidade? que documentos enviar? existe alguma minuta? tenho que informar apenas da potência necessária ou também que solução está idealizada?


Obrigado pela ajuda.
Cpts.
Energy
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Mensagem por migjac »

Aproveito o tópico para colocar uma duvida relativo a um assunto parecido.
Existe um hostel em lisboa que tem 6 pisos mas cada piso é muito pequeno. O Hostel está a funcionar e apesar de estar em propriedade horizontal tem contadores de energia em cada quadro de piso funcionando como frações. Devido á coluna estar completamente obsoleta com quadros de pisos diferentes a alimentar equipamentos noutros pisos o proprietário quer remodelar e evitar problemas na instalação que tem ocorrido. Como se pretende que o edifício passe apenas a ter um contador de energia para todo o edifício será necessário apresentar um projeto apesar de não ultrapassar os 50kva. Este projeto é necessário que seja apresentada a implantação de todos os equipamentos até á tomada e iluminação ou é suficiente que conste os esquemas da coluna e quadros eléctricos?
Relativamente á instalação de telecomunicações atualmente existe equipamentos das operadores espalhado pelo edifício. Se quiser remodelar a instalação ited é necessário apresentar projeto ás entidades para que depois os operadores passem a ligar no ate?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para esse hostel estar devidamente legalizado, tem tambem de ter inspeção da Certiel.
O ideal seria um projeto da totalidade das instalações do edificio, mas penso que a EDP aceita apenas o projeto com o esquema do Q. Geral e alimentadores aos diversos Q.Parciais.
Não esquecer que a partir de 41.4Kvas a contagem tem de ficar preparada para TIs.

migjac Escreveu:Aproveito o tópico para colocar uma duvida relativo a um assunto parecido.
Existe um hostel em lisboa que tem 6 pisos mas cada piso é muito pequeno. O Hostel está a funcionar e apesar de estar em propriedade horizontal tem contadores de energia em cada quadro de piso funcionando como frações. Devido á coluna estar completamente obsoleta com quadros de pisos diferentes a alimentar equipamentos noutros pisos o proprietário quer remodelar e evitar problemas na instalação que tem ocorrido. Como se pretende que o edifício passe apenas a ter um contador de energia para todo o edifício será necessário apresentar um projeto apesar de não ultrapassar os 50kva. Este projeto é necessário que seja apresentada a implantação de todos os equipamentos até á tomada e iluminação ou é suficiente que conste os esquemas da coluna e quadros eléctricos?
Relativamente á instalação de telecomunicações atualmente existe equipamentos das operadores espalhado pelo edifício. Se quiser remodelar a instalação ited é necessário apresentar projeto ás entidades para que depois os operadores passem a ligar no ate?
Cpts.
Energy
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Mensagem por migjac »

Obrigado pela resposta.
Havendo inspeção pela certiel, esse inspeção é realizada a todo o edifício, confirma?
O proprietário pretendia numa primeira fase fazer as obras na coluna e posteriormente fazer obras nos quartos. Se a vistoria englobar toda a instalação terá que se realizar obras a toda a instalação.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de viabilidade + tipo de alimentação para edifício de lojas R/C

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se pretende apenas passar a ter um unico contador para todo o edificio, no caso de o Hostel não ser da entidade que o explora, terá de ter carta de autorização do proprietário, autorizando a transformação dos diversos locais de consumo, num só local de consumo, para entregar na EDP, junto com a FE, na qual vai solicitar a alteração dos diversos locais de consumo apenas para um local de consumo, totalizando a mesma potencia dos diversos locais de consumo agora existentes.
Após essa alteração poassará a ter um Q.Geral no edificio, que alimentará todos os Q.E parciais dos diversos pisos.
Posteriormente para que tudo fique devidamente legalizado, deve solicitar Inspeção da Certiel para esse NIP, sendo que a Inspeção vai incidir em todas as instalações desse edificio.

migjac Escreveu:Obrigado pela resposta.
Havendo inspeção pela certiel, esse inspeção é realizada a todo o edifício, confirma?
O proprietário pretendia numa primeira fase fazer as obras na coluna e posteriormente fazer obras nos quartos. Se a vistoria englobar toda a instalação terá que se realizar obras a toda a instalação.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”