Ferramentas para Electricistas

Responder
RJCA

Ferramentas para Electricistas

Mensagem por RJCA »

Saudações...

Após a mudança de sector onde trabalho foi-me pedido no meu emprego que fizesse uma lista de ferramentas para electricistas, isto porque e apesar de ser electricista de profissão (para além de outras funções que colaboro enquanto Assistente Operacional na Casa Pia de Lisboa) a verdade é que tirando os alicates isolados com que trabalho a minha dúvida prende-se com o número das chaves do tipo Fendas e Philips isoladas a utilizar. Isto porque sempre que preciso de uma e de outra chave, vejo o que quero e compro sem me aperceber da referência correcta das mesmas.

Entretanto estou a ver o site da Tupael com referência a um catálogo de ferramentas da marca Simco onde neste pdf encontro uma "carrada" de ferramentas que eu posso a título de exemplo ter uma ideia de que tipo de ferramentas eu poderei referenciar para o dito pedido mas gostaria de ter as vossas sugestões, caso seja possível da vossa parte nestas matérias.

Se possivel também algum multímetro digital com apito sonoro também seria bem vindo... ;)

Desde já agradecendo algum feedback...


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por nelmindo »

RJCA Escreveu:
Saudações...

Após a mudança de sector onde trabalho foi-me pedido no meu emprego que fizesse uma lista de ferramentas para electricistas, isto porque e apesar de ser electricista de profissão (para além de outras funções que colaboro enquanto Assistente Operacional na Casa Pia de Lisboa) a verdade é que tirando os alicates isolados com que trabalho a minha dúvida prende-se com o número das chaves do tipo Fendas e Philips isoladas a utilizar. Isto porque sempre que preciso de uma e de outra chave, vejo o que quero e compro sem me aperceber da referência correcta das mesmas.

Entretanto estou a ver o site da Tupael com referência a um catálogo de ferramentas da marca Simco onde neste pdf encontro uma "carrada" de ferramentas que eu posso a título de exemplo ter uma ideia de que tipo de ferramentas eu poderei referenciar para o dito pedido mas gostaria de ter as vossas sugestões, caso seja possível da vossa parte nestas matérias.

Se possivel também algum multímetro digital com apito sonoro também seria bem vindo... ;)

Desde já agradecendo algum feedback...
A mala de ferramentas deve crescer de acordo com o trabalho em causa. Ir adquirindo de acordo com as necessidades técnicas e económicas.
Básico já foi referenciado, chaves de parafusos isoladas, do tipo fenda de várias medidas e cruciformes do tipo PH (0, 1 e 2), jogo de chaves sextavadas interior (vulgo allen ou umbrako) de preferência esféricas, um jogo de chaves sextavadas mistas (vulgo bocas com luneta), um jogo de alicates isolados (universal, corte, descarnar, pontas meia cana), um martelo, canivete, serrote de metais. Isto eu diria como mínimo. Depois cada caso é um caso.
Multímetro já é diferente. É uma guerra que pode começar em 20€ e terminar em 800€... Mas um bom da fluke, nunca menos do que 140€. Há versões quase indestrutíveis...

O assunto deste tópico é velho, existem muitos tópicos abertos, pena é estarem espalhados.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por BLima »

Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por ohmico »

Boas,

para ferramentas manuais pode começar por seleccionar por aqui:

http://www.manutan.pt/ShopsInShopDispla ... reId=11703

Ohmico
RJCA

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por RJCA »

Saudações...


Quero desde já agradecer as vossas sugestões referentes a ferramentas e vos pergunto se acham interessante este conjunto de ferramenta variada que o AKI vende. Como é lógico servirá apenas como elemento informativo já que eu posso usar o mesmo link para informar as minhas chefias como forma de sugestão...


-> Mala com 130 ferramentas manuais
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por nelmindo »

Falando de experiência pessoal, não recomendo esse tipo de malas. A qualidade da ferramenta não é consistente entre ferramentas e quando uma se estraga ou parte, corre-se o risco dos pontos de aperto da ferramenta antiga não ser adequado para a nova peça de ferramenta de substituição.
São boas para conferir no final do trabalho, se detecta facilmente a falta da ferramenta, mas como geralmente não são 100% completas, acabamos por comprar uma ou outra peça de ferramenta e como não existe local próprio para as "extras", o conceito deixa de fazer sentido...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por CAOR »

Para mim a ferramenta quanto mais barata é boa, tipo de um euro!
Os desvios das mesmas nas obras assim o indicam que sejam de pouco valor!
E não é por ser barata que os trabalhos ficam mal feitos!
As mãozinhas é que valem!
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por mitos »

essas ferramentas são excelentes................ para quem gosta de brincar um pouco em casa...
um bom alicate universal isolado chega a custar quase o preço dessa mala completa.
Eu pessoalmente em ferramentas isoladas só uso Facom
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por mitos »

pode ter uma ideia dos preços de algumas ferramentas neste folheto

http://www.impacto-ferramentas.pt/notic ... iais-2015/
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

A maior parte das ferramentas que uso são Beta, o preço não é muito barato, mas acho que vale o investimento. o pior de se ter ferramentas de Marca é perder alguma peça ou então que sejam roubadas, mas tem que se ter cautela.
Se for num alicate de pontas ou num universal que não seja para uso de corte, entre um barato e um de marca não se nota muito a diferença, mas se for para corte não tem comparação. eu tenho alicates de corte Beta, que de novos cortavam uma folha de papel fina como se fosse uma tesoura, mesmo agora com +/- 10 anos de uso já com alguma folga onde rodam continuam a cortar melhor que alguns novos.

Uma marca que gosto bastante é a Stanley,e a um preço bastante acessível, penso que a relação qualidade vs preço seja das melhores do mercado.
zabard
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 set 2019, 11:40
Localização: Covilha

Re: Ferramentas para Electricistas

Mensagem por zabard »

A minha escolha de ferramenta manual também vai para a Facom, Beta ocasionalmente.
Por vezes encontram-se umas promoçõezitas que tornam a Facom apelativa :D
Este site costuma ter umas coisas https://www.solucaoideal.pt/site/brand?marca=Facom
Responder

Voltar para “Conversa de Café”