110v para 220v

Responder
Andre Mano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 set 2015, 15:01

110v para 220v

Mensagem por Andre Mano »

Olá a todos. Desde ja agradeco a quem me possa aconselhar com o problema que passo a descrever.

Tenho um aspirador vindo dos EUA que so funciona a 110V. Para o poder utilizar em corrente europeia tentei liga-lo com recurso a um conversor de voltagem com 1500 watts de capacidade - 110v * 12.0A (amperagem indicada pelo fabricante) = 1360w.

No entanto assim que o tento ligar o quadro eléctico vai abaixo. (A capacidade do quadro é 40A).

Alguém sabe qual podera ser o problema? Acham que vou conseguir utilizar o equipamento na Europa?


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: 110v para 220v

Mensagem por nelmindo »

Andre Mano Escreveu:Olá a todos. Desde ja agradeco a quem me possa aconselhar com o problema que passo a descrever.

Tenho um aspirador vindo dos EUA que so funciona a 110V. Para o poder utilizar em corrente europeia tentei liga-lo com recurso a um conversor de voltagem com 1500 watts de capacidade - 110v * 12.0A (amperagem indicada pelo fabricante) = 1360w.

No entanto assim que o tento ligar o quadro eléctico vai abaixo. (A capacidade do quadro é 40A).

Alguém sabe qual podera ser o problema? Acham que vou conseguir utilizar o equipamento na Europa?

A corrente de arranque desse conversor deve ser enorme ao ponto de deitar abaixo os disjuntores. Na minha opinião, acho que não vale o esforço, arranjar soluções para ligar esse aspirador na Europa. Ainda por cima que o conversor está subdimensionado. 1500W é a capacidade do motor (potencia útil) e não a potência do aspirador na entrada. Logo com as perdas (e já agora, que são muitas pois o aspiradores aquecem bastante), eu contava com conversores mais do que 2000W, a pender para os 2500W para aguentar ao menos com a corrente de arranque do aspirador.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: 110v para 220v

Mensagem por Mário »

Boas
Andre Mano Escreveu:Olá a todos. Desde ja agradeco a quem me possa aconselhar com o problema que passo a descrever.
Tenho um aspirador vindo dos EUA que so funciona a 110V. Para o poder utilizar em corrente europeia tentei liga-lo com recurso a um conversor de voltagem com 1500 watts de capacidade - 110v * 12.0A (amperagem indicada pelo fabricante) = 1360w.
No entanto assim que o tento ligar o quadro eléctico vai abaixo. (A capacidade do quadro é 40A).
Alguém sabe qual podera ser o problema? Acham que vou conseguir utilizar o equipamento na Europa?
Já experimentaste com um transformador? é a melhor solução.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
3691marques
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 23 ago 2012, 15:56
Localização: Vialonga

Re: 110v para 220v

Mensagem por 3691marques »

A não ser que seja um aspirador com carecteristicas muito especiais não sei se compenssará coloca-lo a funcionar alimentado 230/110.
Um transformador 230V/110V para a potencia desse aspirador é um equipamento um pouco volumoso e pesado para andar atrás do aspirador.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: 110v para 220v

Mensagem por joao-pt »

Como o colega nelmindo disse, 1500W não será certamente o indicado para essa potência, eu arriscaria também uns 2500W, isto para jogar pelo seguro, tendo em conta o valor (+/-85€) e as dimensões deste mesmo conversor, convém ponderares bem o investimento, embora esse já deva ser um aspirador imponente, para trabalhar constantemente e possivelmente na aspiração directa em máquinas de corte.
Andre Mano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 set 2015, 15:01

Re: 110v para 220v

Mensagem por Andre Mano »

Obrigado a todos pelas respostas.

Acho que vou optar por desistir do aspirador - o investimento necessario e o desconforto nao compensam (O aspirador tambem nao é nada do outro mundo).

Cumprimentos e mais uma vez obrigado!
Andre Mano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 set 2015, 15:01

Re: 110v para 220v

Mensagem por Andre Mano »

Ja agora uma outra pergunta, provavelmente ingenua.v
E possivel modificar o equipamento para que funcione a 230? Se sim é um trabalho complexo/caro?

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: 110v para 220v

Mensagem por joao-pt »

Depende mas em principio não será fácil, só vendo o equipamento em questão, isto porque há equipamentos preparados para as duas tensões (por exemplo as fontes de alimentação) que de 230V para 110V de forma automática (ou de forma manual).

Tenta ver se no manual desse aspirador fala alguma coisa sobre trabalhar com tensão dupla, isto é poder trabalhar como as fontes de alimentação dos computadores com selector manual ou automático, basicamente alguns equipamentos têm um duplicador de tensão quando funcionam a 230V e nesse caso, possivelmente, bastaria eliminar esse duplicador para funcionar nos 230V.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”