Dúvida combinação bitolas

Responder
Jhonatas Souza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 ago 2015, 15:23

Dúvida combinação bitolas

Mensagem por Jhonatas Souza »

Estou com um dúvida referente a combinação de bitolas de cabos, em minha casa estou com a seguinte situação, quando a casa foi construída foi utilizado nos condutores que vem do quadro geral do poste até o ponto de distribuição da casa as seguinte bitolas:

1 fio 10mm para fase
1 fio 2.5mm para Neutro

Eu ainda não tinha visto essa combinação e gostaria de perguntar aos senhores qual o risco desse tipo de combinação de cabos e se é permitido esse tipo de combinação?
Até onde eu sei deveria ser 2 bitolas 10mm 1 para fase e outra para neutro.

Não sei se postei a mensagem na secção correta, peço desculpas se estiver errado.


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dúvida combinação bitolas

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Eu diria que esse cabo de 2,5mm2 está ai muito mal, mas sendo uma instalação no Brasil, e não conhecendo a legislação, é difícil ter a certeza.
De qualquer maneira, sendo a tensão de alimentação ai mais baixa do que aqui em Portugal, esse fio parece-me muito incorrecto.
Problemas que se podem verificar são o aquecimento e consequente destruição do fio, isto dependendo da potência dos equipamentos em uso na instalação.
Jhonatas Souza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 ago 2015, 15:23

Re: Dúvida combinação bitolas

Mensagem por Jhonatas Souza »

Muito obrigado pela resposta!
pmoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 jan 2008, 12:37

Re: Dúvida combinação bitolas

Mensagem por pmoreira »

Quando era aprendiz, cheguei a ouvir uma barbaridade:

"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..." :evil:

Num circuito monofásico a corrente que circula na fase, circula no neutro.
Caso a secção seja diferente, o condutor de menor secção pode sofrer aquecimento (como já foi explicado pelo rainbow).
Paulo Muynarsk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 fev 2014, 12:32

Re: Dúvida combinação bitolas

Mensagem por Paulo Muynarsk »

pmoreira Escreveu:Quando era aprendiz, cheguei a ouvir uma barbaridade:

"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..." :evil:

Boa tarde colegas.

Esta frase é fruto de uma certa confusão na parte teórica dos transformadores com a saída em estrela.

A teoria diz que em um sistema trifásico balanceado a soma das correntes das fases se anulam no Neutro. Isso é sim verdade é claro, mas somente a partir do ponto onde todas elas convergem. Antes disso acontecer toda corrente que passa pela fase também passa pelo neutro.

A ABNT recomenda que o condutor neutro seja da mesma seção do condutor fase até 25 mm.
Ao nosso amigo recomendo que se possível realize a substituição do cabo sim, pois como já foi dito antes, nesta situação ele está altamente susceptível ao sobre aquecimento.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dúvida combinação bitolas

Mensagem por nelmindo »

Paulo Muynarsk Escreveu:
pmoreira Escreveu:Quando era aprendiz, cheguei a ouvir uma barbaridade:

"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..." :evil:

Boa tarde colegas.

Esta frase é fruto de uma certa confusão na parte teórica dos transformadores com a saída em estrela.

A teoria diz que em um sistema trifásico balanceado a soma das correntes das fases se anulam no Neutro. Isso é sim verdade é claro, mas somente a partir do ponto onde todas elas convergem. Antes disso acontecer toda corrente que passa pela fase também passa pelo neutro.

A ABNT recomenda que o condutor neutro seja da mesma seção do condutor fase até 25 mm. Em Portugal as regras técnicas vai mais longe ainda, só é possível reduzir a secção do neutro quando justificado e o condutor deve ter proteção contra sobre-intensidades, como se de fase tratasse. Para isso existem os disjuntores tetrapolares de In/2.
Ao nosso amigo recomendo que se possível realize a substituição do cabo sim, pois como já foi dito antes, nesta situação ele está altamente susceptível ao sobre aquecimento.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”