curso de automacao

blackcorsa
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 27 mar 2015, 23:06

Re: curso de automacao

Mensagem por blackcorsa »

Olá a todos
Eu acho que o utilizador damon, se referia apenas a programação virada apenas para a industria e pelo que conheço, utilisa tudo o mesmo principio (LADDER), os programas mais uilizados são da Siemens, e Allen Bradley, aínda há mais um ou dois mas o pricipio é o mesmo.
Claro que muitas vezes o Sr. Programador também ajuda muito, não venha lá um Alemão, Inglês,...., ou outra lingua qualquer (até Português),programar e colocar as descrições todas em abreviaturas e deixar uns labirintos tipo ciclos viciosos, que depois ninguem se entende.... :?
desculpem mas já estava a desabafar :roll: :roll:
Contudo se o Sr. estiver interessado em formação para realização pessoal, as formações dadas por vezes pelas marcas são sempre boas, mas podem não contar muito, se for para realização academica, já uma coisa mais a serio e portanto mais €€€
Última edição por blackcorsa em 14 abr 2015, 01:59, editado 1 vez no total.


blackcorsa
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 27 mar 2015, 23:06

Re: curso de automacao

Mensagem por blackcorsa »

brunO a Rockwell foi quem comprou a Allen Bradley ou estou enganado?
é que tanto os programas como os plc´s continuam a ser Allen Bradley....
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: curso de automacao

Mensagem por damon »

olá a todos,

E obrigado por ter respondido. Estive a ver os cursos estão bastante caros...o mais barato que encontrei foi no isq e custa 450€ e não sei que automates utilizam (já perguntei por mail mas não obtive resposta).
no cenfic, fiz 2 modulos de automates programaveis, fizemos progamação em fbd nos automatos LOGO e ZELIO, mas basicamente foi copiar e simular, em omron CPM1a fezemos simulação só no PC, deu algumas luzes, mas nada mais...
Comprei o livro de automatos programaveis de antonio francisco, parece me interessante, e estava a pensar aprender por conta propria, no youtube e comprando um automate s7-200 da siemens no OLX que custa por volta de 100€.

como alguns de voçés estão entendidos na materia, acham que seria possivel aprender a programar em casa?? ou terá mesmo que gastar dinheiro numa formação...
abraços
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: curso de automacao

Mensagem por nelmindo »

damon Escreveu:olá a todos,

E obrigado por ter respondido. Estive a ver os cursos estão bastante caros...o mais barato que encontrei foi no isq e custa 450€ e não sei que automates utilizam (já perguntei por mail mas não obtive resposta).
no cenfic, fiz 2 modulos de automates programaveis, fizemos progamação em fbd nos automatos LOGO e ZELIO, mas basicamente foi copiar e simular, em omron CPM1a fezemos simulação só no PC, deu algumas luzes, mas nada mais...
Comprei o livro de automatos programaveis de antonio francisco, parece me interessante, e estava a pensar aprender por conta propria, no youtube e comprando um automate s7-200 da siemens no OLX que custa por volta de 100€.

como alguns de voçés estão entendidos na materia, acham que seria possível aprender a programar em casa?? ou terá mesmo que gastar dinheiro numa formação...
abraços
Depende. Quer que eles comuniquem em rede entre outros autómatos?
É para receberem sinais analógicos e aturar também sinais analógicos?
Controlo PID?
Irão ligar a um terminal HMI?
Receberão sinais de encoder e vão atuar num variador de velocidade ou até mesmo "falar" com um driver de motor passo a passo?

e mais uma vez, LOGO e ZELIO não são autómatos... são relés programáveis. Podem ser uma introdução à programação, mas daí dizerem que são autómatos... é um erro normal no ensino.

Um dia irão dizer que um arduino é um processador...

Aprender em casa é um ponto de partida, mas é interessante como saber como é que andam por aí a dar cursos de automação...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: curso de automacao

Mensagem por damon »

Ola Nelmindo,

Nao e para comecar so com 1 automato. Pois eu nao entendo pouco ou quase nada de automatos
so que gostaria de entrar na industria, como tecnico de manutencao, so que nos anuncios de emprego pedem com conhecimento automatos Xpto, ou plc
como nao tenho conhecimento, pensei em comprar um automato e programar em casa, o que acha...ou deveria apostar na formacao?
voce e electricitsa industrial? Eu sou electrotecnico, quase sempre trabalhei na electricidade domestica. Apesar de perceber bem de circuitos electromecanicos, ainda sou do tempo de ligar um estrela triangulo so com contactores, hoje em dia penso que e feito com um automato!?
como funciona na industria, os tecnicos de manutencao alterem os programas dos automatos? Mexem muito em automatos? Ou simplesmente e o tecnico tipo informatico que mexe nisso? Ou entao e precisa ser pro, e dedicar se so a isso?I
Como estou com pouco trabalho queria abrir mais portas...
abraco
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: curso de automacao

Mensagem por nelmindo »

damon Escreveu:Ola Nelmindo,

Nao e para comecar so com 1 automato. Pois eu nao entendo pouco ou quase nada de automatos
so que gostaria de entrar na industria, como tecnico de manutencao, so que nos anuncios de emprego pedem com conhecimento automatos Xpto, ou plc
como nao tenho conhecimento, pensei em comprar um automato e programar em casa, o que acha...ou deveria apostar na formacao?
voce e electricitsa industrial? Eu sou electrotecnico, quase sempre trabalhei na electricidade domestica. Apesar de perceber bem de circuitos electromecanicos, ainda sou do tempo de ligar um estrela triangulo so com contactores, hoje em dia penso que e feito com um automato!?
como funciona na industria, os tecnicos de manutencao alterem os programas dos automatos? Mexem muito em automatos? Ou simplesmente e o tecnico tipo informatico que mexe nisso? Ou entao e precisa ser pro, e dedicar se so a isso?I
Como estou com pouco trabalho queria abrir mais portas...
abraco
O electricista industrial não é só autómatos... aliás pouco mexe neles para ser sincero...
Variadores de velocidade, automatismo (relés, contactores e companhia), sensores, pneumática e hidráulica até são as áreas mais abrangentes na industria, do que os autómatos. Claro que precisa saber um ou outra noção, tal como saber como o ligar, saber se o comum nas "cargas" é positivo ou negativo, se chega o sinal à entrada I3 que vem do sensor -S6. Saber que o contactor não funciona, porque a relé que está ligada à saída Q2 a transístor do autómato não comuta para o alimentar... Quando se vai mexer nos autómatos é porque algo de grave aconteceu ou o layout da fábrica alterou-se. Mas isso até é entregue aos Engºs de Electrónica e computadores para tratar...
Um eletromecânico até se for preciso tem que saber alinhar um motor, trocar um ou outro rolamento e às vezes fazer pequenas afinações mecânicas de uma ou outra calha guiadora.

E utilizar um automato para fazer o arranque estrela-triângulo, chiça é uma técnica inviável economicamente...
Existem até temporizadores especializados para fazer o arranque-estrela triângulo e se for preciso, existem os arrancadores suaves que economicamente em algumas situações é bastante mais vantajoso...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: curso de automacao

Mensagem por damon »

Olá Nelmindo,

obrigado pela tua resposta ;)

Sendo assim pelo que me descreveste, seria apto a trabalhar na industria, tudo o que falaste não me é estranho...apesar de estar enferrujado nesta matéria, mas claro com pratica chegaria lá, mas antes disso, teria que alguém me chamar para entrevista, mas parece que quem tem escolaridade 12º+2 electrotecnia e experiência em electricidade residencial (pelo forte crescimento nesta área nas ultimas década) não é chamado para entrevista para a industria... e com 39 anos...infelizmente :(
mas de momento não vou gastar tanto numa formação por razão financeira, mas se calhar comprar um automate s7-200 que vi no olx, e me familiarizar com isso.
mas uma vez simpático da tua parte ter me ajudado neste assunto ;)
se porventura souberes que procuram técnico de manutenção na área da margem sul, avisa!!
abraço
mendonca65
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 31 mai 2018, 14:53
Localização: Açores
Enviou: 1 vez

Re: curso de automacao

Mensagem por mendonca65 »

Boa tarde. Estou a tentar alterar um programa existente num Twido, para fazer ativar, por sequencia, quatro bombas. Basicamente uso 4 temporizadores TON. Em principio está tudo certo, mas as saidas que seleciono, não ativam. alguma ideia? Obrigado
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: curso de automacao

Mensagem por fiat_uno »

mendonca65 Escreveu: 28 ago 2021, 18:18 alguma ideia?
1- autómato não está a executar o programa (RUN)
2- endereços lógicos não correspondem aos endereços físicos das saídas
3- saídas não alimentadas, ou falta de comum para fechar o circuito
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”