Opinião de instalação

Responder
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Opinião de instalação

Mensagem por jforum »

Olá,

Neste momento tenho uma instalação num 'anexo' ao lado de casa que está mal dimensionada, básicamente tenho:
Caixa derivação onde entra o fio vindo de casa de 2.5mm. Daqui sai um fio de 1.5mm e outro de 2.5mm para o anexo.

O fio de 2.5mm que sai da caixa de derivação vai exclusivamente para uma máquina de lavar loiça.

O fio de 1.5mm alimenta o seguinte:
  • Iluminação (2 lâmpadas)
    TV
    Máq. Café
    Microondas
    Frigorífico
    Torradeira
Eu sei que o fio de 1.5mm está muito mal ali, neste momento não tenho a possibilidade de o substituir por um de 2.5mm, estou a pensar em colocar 2 Disjuntores, fiz um pequeno esquema:

Imagem

Ou seja, à entrada da caixa de derivação um Diferêncial de 30mA e um Disjuntor de 16A. Depois apenas para o fio de 1.5mm um Disjuntor de 10A.

A máquina de lavar loiça não deve passar dos 10A (não medi mas julgo que não), logicamente, e será mesmo essa a intenção, não se pode ter muita coisa ligada ao mesmo tempo. A ideia é apenas proteger a instalação atual contra sobrecargas, pois ao Ligar uma torradeira e o microondas neste momento não existe nada a controlar, e colocando um Disjuntor, e se ultrapassar os 10A, dispara se necessário.

Estou a pensar mal? Eu sei que as normas não permitem estes fios, mas tendo em conta que já está, se colocar este diferencial mais estes 2 disjuntores já melhora a segurança existente certo?

Obrigado.


justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Opinião de instalação

Mensagem por justme »

Boas,

Do ponto de vista da proteção contra sobrecargas, bastaria apenas o disjuntor de 10 A.
Os fios de 2,5 já deverão estar protegidos pelo disjuntor que proteje esse circuito no quadro.
Para dotar esse circuito de proteção contra contactos indiretos poderia instalar então o diferencial e de preferencia no quadro.

Um abraço
jforum
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 09 jun 2014, 12:15

Re: Opinião de instalação

Mensagem por jforum »

Obrigado pela resposta, confirma-se assim que estava a pensar bem :) vou ver como está o quadro geral e a possibilidade de colocar lá o diferencial.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”