Programar autómatos

Responder
Master_Mind
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 31 mai 2008, 23:52
Localização: Portimão

Programar autómatos

Mensagem por Master_Mind »

Bom dia!

Vou-me iniciar na programação de autómatos, principalmente usando a linguagem de função de blocos, e gostava de ver algumas programações feitas (sub-rotinas por exemplo), só para ir tendo uma noção da coisa.

Conhecem algum site que tenha vários pequenos programas disponíveis para download?
Última edição por Master_Mind em 28 ago 2014, 12:44, editado 1 vez no total.


Imagem
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Programar autómatos

Mensagem por nelmindo »

Master_Mind Escreveu:Bom dia!

Vou-me iniciar na programação de autómatos, principalmente usando a linguagem de função de blocos, e gostava de ver algumas programações feitas (sub-rotinas por exemplo), só para ir tendo uma noção da coisa.

Conhecem algum site que tenha vários pequenos programas disponíveis para download?

Siemens, certo?
Master_Mind
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 31 mai 2008, 23:52
Localização: Portimão

Re: Programar autómatos

Mensagem por Master_Mind »

Não, Phoenix Contact.
Mas suponho que em termos de programação seja igual certo? O que difere é o software e a forma como o programa é depois interligado ao PLC.
Imagem
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Programar autómatos

Mensagem por BLima »

Viva,

Neste sites encontra muita coisa:

http://www.plctalk.net/qanda/forumdisplay.php?f=2

http://www.josematias.pt/eletr/automatos-programaveis/

Aconselho vivamente a leitura do seguinte livro:
http://www.almedina.net/catalog/product ... ts_id=7148

Tem tb os livros do Hans Berger, que são bastante bons, mas para a gama Siemens.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: Programar autómatos

Mensagem por nonuke »

Peço desculpa, mas se vai começar a aprender PLC's deveria começar por marcas mais utilizadas como: Siemens, Rockwell, Omron e Schneider.
Se visitar o PLCTALK como informou o colega anterior, pode verificar que 90% dos PLC's são da Siemens e Rockwell.
"Todos iguais mas todos diferentes".
A Phoenix é uma boa marca (eu utilizo), mas os seus PLC's são pouco utilizados.
Master_Mind
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 31 mai 2008, 23:52
Localização: Portimão

Re: Programar autómatos

Mensagem por Master_Mind »

Mas eu só vou utilizar PLCs da Phoenix :)
Imagem
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Programar autómatos

Mensagem por Pedro Oliveira »

Aproveito para perguntar uma coisa mais geral.

No meu curso, engenharia, não aprendi nada sobre autómatos. Já houve quem me tenha dito que deveria ter me inscrito na área secundária de controlo, mas tirei energia e nao me parece muito bem não ter tido contacto com nada disto...

Felizmente no estágio que executei, aprendi a programar em Function Block e um pouco em Ladder.

Tal como mencionaram, até hoje, 90% dos automatos que vi também é tudo siemens. Gostava de poder saber mexer naquilo para poder resolver nem que fosse pequenos problemas, tal como já me sinto à vontade pra fazer nos relés programáveis da IMO e por aí fora.

Já andei às voltas a tentar perceber qual é o programa que devo usar para trabalhar com os automatos da siemens, nomeadamente o SIMATIC S7 mas ainda não percebi muito bem duas coisas:
- Os programas estão disponíveis para o comum engenheiro?
- Qual é o programa da siemens que devo usar para programar e comunicar com o autómato? Siemens PLCsim, WinCC? já andei aqui às voltas com isto e ainda não percebi.

O mais importante de tudo:
Há alguma documentação que possa ler pra aprender algumas coisas sobre a automação da siemens? Um género de manual mesmo (E não estou a falar dos documentos do post aqui deste fórum). Ou tenho mesmo q ir tirar o curso mega caro deles?

Obrigado,
Pedro
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Programar autómatos

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:Aproveito para perguntar uma coisa mais geral.

No meu curso, engenharia, não aprendi nada sobre autómatos. Já houve quem me tenha dito que deveria ter me inscrito na área secundária de controlo, mas tirei energia e nao me parece muito bem não ter tido contacto com nada disto...
Nos cursos antigos, ramo de energia ou sistemas de energia, havia cadeiras que abordavam automação. Agora com o Bolonha algo tinha que se perder pelo caminho

Felizmente no estágio que executei, aprendi a programar em Function Block e um pouco em Ladder.

Tal como mencionaram, até hoje, 90% dos automatos que vi também é tudo siemens. Gostava de poder saber mexer naquilo para poder resolver nem que fosse pequenos problemas, tal como já me sinto à vontade pra fazer nos relés programáveis da IMO e por aí fora.



Já andei às voltas a tentar perceber qual é o programa que devo usar para trabalhar com os automatos da siemens, nomeadamente o SIMATIC S7 mas ainda não percebi muito bem duas coisas:
- Os programas estão disponíveis para o comum engenheiro?
Nem por isso. Muitos deles são licenciados e alguns com dongle.

- Qual é o programa da siemens que devo usar para programar e comunicar com o autómato? Siemens PLCsim, WinCC? já andei aqui às voltas com isto e ainda não percebi.
Depende muito da gama de automatos, mesmo dentro da mesma marca.

O mais importante de tudo:
Há alguma documentação que possa ler pra aprender algumas coisas sobre a automação da siemens? Um género de manual mesmo (E não estou a falar dos documentos do post aqui deste fórum). Ou tenho mesmo q ir tirar o curso mega caro deles?
A curva de aprendizagem em modo autodidacta, como é óbvio, é muito mais lenta que os cursos hiper caros deles..., é uma questão de prioridades. E eles fazem pagar toda a ajuda que dão. É uma das vantagens de dominar mercado...
Obrigado,
Pedro
Meca
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 01 out 2014, 01:32

Re: Programar autómatos

Mensagem por Meca »

Olá pessoal,

Já trabalho a alguns anos em ambiente Industrial e na minha opinião independentemente dos cursos que tirares e a marca que usares,

se sabes uma, saberás (quase) todas, é necessário mexer muito e só serás programador se te focares, só nisso.

Nos cursos só aprendes as bases.

Eu só tive formação em S5 a passagem para s7 foi quase imediata mas sempre tive de trabalhar com s5 e s7 em simultaneo, mas o que aprendi foi com casos praticos no dia a dia, principalmente em resolução de avarias.

tenta arranjar um software programação e um simulador e programa muito que muitas duvidas viram.

Cmpts,
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Programar autómatos

Mensagem por Pedro Oliveira »

Eu programo os autómatos da IMO. São meros relés automátizados, mas é programado com function block ou com ladder.

Estas minhas perguntas vieram mais por causa de pensar q um dia pode ser necessário fazer qualquer coisa simples nos autómatos da siemens, os S7, e nem sequer sei como é que aquilo é ligado ao PC nem com que programa é que eles comunicam.

Mas secalhar é melhor esquecer por agora isso e um dia tirar mesmo um curso da siemens... É que também temos uma empresa q faz a programação deles cá. A minha ideia era querer, no futuro, ser um pouco mais autónomo em relação a estes autómatos da siemens.

Obrigado,
Pedro
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Programar autómatos

Mensagem por BLima »

Viva!

Relativamente ao PLC's Siemens pode usar o TIA Portal v12 Professional que aborda a gama toda do S7-300, S7-400, S7-1200 e S7-1500.

O software é bastante intuitivo e o help está bastante pormenorizado. Há documentos tipo tutorial da própria Siemens.

O WinCC é para painéis HMI e o Step7 é "para esquecer", pois é o software anterior e descontinuado.

Como foi abordado neste tópico, para a migração de S5 para S7 aconselho o da IBH Softec.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Programar autómatos

Mensagem por Pedro Oliveira »

Muito Obrigado!
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Programar autómatos

Mensagem por damon »

Boas,

Tb estaria interessado em aprender mais em automação. Pois para entrar na manutenção industrial hoje em dia pedem gente que percebe de automatos.
vi na net um curso de programação de automatos, MASTER D em lisboa, conhecem?
Porque na ATEC existem umas 20 formações diferentes de varias marcas, agora qual delas escolher?

cumps
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”