Motor 2HP

Acesso total utilizadores
Responder
lrdsantos

Motor 2HP

Mensagem por lrdsantos »

Tenho uma passadeira elétrica com um motor de, segundo a etiqueta, 2hp de 230v ou seja + ou - 1.5kw, digo eu!

O que quero saber é, quanto consome este motor? A passadeira dá uma velocidade maxima de 16 kms mas como só uso para caminhar, o máximo é 6kms hora.

A essa velocidade (6kms) ele não consome os 1.5kw?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor 2HP

Mensagem por Mário »

Boas
lrdsantos Escreveu:Tenho uma passadeira elétrica com um motor de, segundo a etiqueta, 2hp de 230v ou seja + ou - 1.5kw, digo eu!
O que quero saber é, quanto consome este motor? A passadeira dá uma velocidade maxima de 16 kms mas como só uso para caminhar, o máximo é 6kms hora.
A essa velocidade (6kms) ele não consome os 1.5kw?
Só medindo é que se sabe.Tudo o resto será teórico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Motor 2HP

Mensagem por BLima »

Viva!

Depende também da pessoa, conforme o peso e a estatura, varia o atrito (resistência) que o motor tem que "vencer".
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
lrdsantos

Re: Motor 2HP

Mensagem por lrdsantos »

Não pretendo nada exato, é só para saber quanto gasto +ou - de energia ao fim do mês, consoante as horas de utilização
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Motor 2HP

Mensagem por jaimereis »

boas

como já lhe tentaram dizer, não é possível fazer esse tipo de calculo quando se usa diferentes programas de treino, pois não é possível afirmar se a passadeira estiver programada para 8km/h irá consumir metade da sua potencia máxima que é quando está a 16km/h....nem nós sabemos se a 16km/h ela irá consumir o máximo....

penso que só o fabricante é que poderá dar esses dados....ou com um data_logger medir os vários programas de treino, mas parece-me um trabalho fastidioso....
Jaime Reis
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Motor 2HP

Mensagem por luisilva78 »

Como sugeriram os outros utilizadores, o melhor, para ter a noção do consumo é usar um aparelho como o que está em discussão nesta thread.
Esse valor em hp, deve ser a potência mecânica máxima. Esse valor deve ser afectado do rendimento do motor, e também do co-sseno de phy, para saber a corrente máxima que o motor pode consumir. Com esse valor de corrente pode calcular o valor máximo de potência eléctrica. No entanto, como outros utilizadores também já sugeriram, essa potência máxima não vai estar sempre a ser consumida quando está no seu "treino". E até, pode não ter nada a ver com a velocidade a que a passadeira está a girar. Por exemplo, se ela estiver a girar sozinha, não consumirá o mesmo que se alguém estiver em cima dela. Mesmo quando alguém está em cima dela, ela não está sempre a consumir o mesmo (há alturas em que tem os dois pés apoiados na passadeira, há alturas em que só tem um, etc.), Por isso o melhor é mesmo usar um equipamento para medir isso.
Responder

Voltar para “Curiosos”