Falta diferencial em casa arrendada

Responder
Ironic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 jun 2014, 00:22

Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por Ironic »

Boa noite

Aluguei uma casa que não tinha diferencial instalado. Instalação com cerca de 15 anos feita pelos padrões da altura.

O problema agora é que apanharam um choque na máquina de lavar e não havendo diferencial nada se desligou.

A minha pergunta é: é obrigatório a existência de um diferencial nos QE? E caso seja, é apenas para novas instalações ou também para as mais antigas?

É que mesmo que a máquina seja reparada vai ficar sempre aquela preocupação.

Obrigado


jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por jorgemiguel4 »

Mande instalar um diferencial, não é assim tão caro e pode salvar vidas humanas.
Ironic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 jun 2014, 00:22

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por Ironic »

Que vai ser feito vai.

Quero é perceber se o senhorio é obrigado a o fazer ou não.
Porque caso o seja, em ultimo caso mando fazer, pago, mando o recibo para o senhorio e deduzo do pagamento da renda.

Obrg
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por nelmindo »

Ironic Escreveu:Que vai ser feito vai.

Quero é perceber se o senhorio é obrigado a o fazer ou não.
Porque caso o seja, em ultimo caso mando fazer, pago, mando o recibo para o senhorio e deduzo do pagamento da renda.

Obrg
Uma instalação com 15 anos deveria ter já diferencial, por ser obrigatório na altura. Algo está de errado na canalização. Solicite a deslocação de um eletrotécnico para verificar se a instalação realmente cumpre os requisitos para ser explorada.

Quanto à obrigatoriedade do senhorio de pagar as custas de manutenção, depedende do contrato que tenha feito com ele...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por ENERGY »

Boas
Antes de instalar o ID, é conveniente medir o valor da terra geral de proteção, para assim poder escolher a sensibibidade do ID mais adequada.

jorgemiguel4 Escreveu:Mande instalar um diferencial, não é assim tão caro e pode salvar vidas humanas.
Cpts.
Energy
Ironic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 jun 2014, 00:22

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por Ironic »

nelmindo Escreveu:
Ironic Escreveu:Que vai ser feito vai.

Quero é perceber se o senhorio é obrigado a o fazer ou não.
Porque caso o seja, em ultimo caso mando fazer, pago, mando o recibo para o senhorio e deduzo do pagamento da renda.

Obrg
Uma instalação com 15 anos deveria ter já diferencial, por ser obrigatório na altura. Algo está de errado na canalização. Solicite a deslocação de um eletrotécnico para verificar se a instalação realmente cumpre os requisitos para ser explorada.

Quanto à obrigatoriedade do senhorio de pagar as custas de manutenção, depende do contrato que tenha feito com ele...
E é obrigatório hoje em dia a presença de um diferencial numa instalação já existente? Tenho ideia que sim mas disseram-me que não...

Mas isto será considerado manutenção? Assumindo que é obrigatório, isto corresponde a corrigir uma falha já existente, e não manutenção.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por jaimereis »

Ironic Escreveu:
nelmindo Escreveu:
Ironic Escreveu:Que vai ser feito vai.

Quero é perceber se o senhorio é obrigado a o fazer ou não.
Porque caso o seja, em ultimo caso mando fazer, pago, mando o recibo para o senhorio e deduzo do pagamento da renda.

Obrg
Uma instalação com 15 anos deveria ter já diferencial, por ser obrigatório na altura. Algo está de errado na canalização. Solicite a deslocação de um eletrotécnico para verificar se a instalação realmente cumpre os requisitos para ser explorada.

Quanto à obrigatoriedade do senhorio de pagar as custas de manutenção, depende do contrato que tenha feito com ele...
E é obrigatório hoje em dia a presença de um diferencial numa instalação já existente? Tenho ideia que sim mas disseram-me que não...

Mas isto será considerado manutenção? Assumindo que é obrigatório, isto corresponde a corrigir uma falha já existente, e não manutenção.

boas

caro amigo, considerando o parque imobiliario português, a instalação electrica da sua habitação é considerada recente...eu diria que com 15 anos é quase nova....

....portanto a presença do diferencial é obrigatoria hoje, tal como era à 15 anos atraz.....se não foi instalado é porque o electricista, na altura, falhou, cometeu um erro...

...por questões de segurança...e legais, mande instalar um....isto claro se o DCP da EDP não o for...

...quanto à s custas, penso que será da responsabilidade do dono da habitação a correcção da situação...mas....
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por Mário »

Boas "Ironic"

E é obrigatório hoje em dia a presença de um diferencial numa instalação já existente?
É obrigatório o diferencial.

Mas isto será considerado manutenção?
Manutenção é "manter" o que existe, manter conservado o equipamento. Se não existe, não se pode fazer manutenção.

A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por Duzia12 »

E tem fio de terra?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por luisilva78 »

Esta última questão, também me parece bem pertinente. Será que se pode ligar? (de forma fácil)
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por jaimereis »

ser fácil ou difícil é relativo....

...veja deste modo...a sua vida e da sua família justifica a dificuldade da não instalação de protecção terra na sua casa?
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Falta diferencial em casa arrendada

Mensagem por projclvm »

1999 já havia certificações de instalações. O diferencial pode ter sido retirado da instalação.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”