Relé de estado sólido

Responder
Luliluh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 fev 2014, 03:53

Relé de estado sólido

Mensagem por Luliluh »

Olá, esta é minha primeira postagem aqui e estou para pedir uma ajuda.

Comprei um relé de estado sólido da china, acionado por 3-32 V CC e especificado para contactar 24-380 V CA e o mais importante, 25A.

Não conheço sobre esse equipamento mas pelo que pesquisei ele funciona como um contator sem problemas... só que com ele desarmado está passando 25V para minha carga, que no caso é uma lâmpada e acende fraca. Quando energizo o relé com 12V ele acende o led indicador e fecha o circuito normalmente, dá os 127V e a lâmpada (led sinalizador de painel elétrico) fica forte.

O propósito deste relé é ligar um motor ou resistência elétrica (na verdade os 2, pois comprei 2) e quero saber se este funcionamento é normal ou terei problemas.
Pode ser por que é xing ling? Devo substituir por contator de bobina comum?

Obrigado desde já.


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por jaimereis »

boas

tudo aponta para uma muito mà classe de isolamento, ou mesmo construção de mà qualidade, penso que deveria adquirir ou material de qualidade superior, como por exemplo da Finder...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por Mário »

Boas

Muda a polaridade de comando, e vê se funciona. Se funcionar, outro para o lugar desse.
Podes usar contactor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
oruguela
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 08 out 2008, 15:29

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por oruguela »

Boas,
temos que separar as coisas!
um relé de estado sólido não é mais que um simples triac.
Um triac não é consebido para ligar uma lampada.
onde se utiliza mais este tipo de" relé estado sólido" é no accionamento de resistencias electricas que tem que ligar e desligar milhares de vezes durante um dia de trabalho.
A passagem de tensão a que te referes dependendo da qualidade da constituição dos relés (filtros,compostos), pode ser mais ou menos volts mas de forma geral acontece em todos e de todas as marcas, se não acontecer em novos ao fim de pouco tempo de trabalho já acontece.
Uma das formas que eu utilizo para evitar essa situação é colocar um varistor em paralelo na saida do relé.
Vê se o problema não está tambem na entrada do relé 3-32vcc por veses uma simples tenção residual de 1 ou 2vcc na fonte de alimenteção é suficiente para fazer actuar o relé.
cumps
Paulo José
Paulo José
Luliluh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 fev 2014, 03:53

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por Luliluh »

Obrigado a todos.

Atuando o rele com 12V está funcionando perfeitamente. O problema é ele totalmente desligado, até removo os fios de alimentação DC 12V, e no contato fica passando 25V, seja fase ou neutro.

Quando diz para uso em resistência que liga e desliga muitas vezes você se refere a controle de processo? Pois o meu vai ficar um tempo ligado e depois quero totalmente desligado.

Para vocês entenderem um pouco melhor, quero usar numa máquina de vácuoformagem (vacuum form). Quando meu comando estiver desligado e os relés não atuados, não quero que a resistência esteja consumindo mesmo que com 25V. E muito menos o motor que eu não sei se essa baixa tensão é prejudicial pra ele.

Minha curiosidade era também saber como funciona este relé de estado sólido. Como o colega oruguela diz ser normal isso, eu apenas me preocupo agora se essa baixa tensão é irrelevante e meus equipamentos estarão desligados, ou se é melhor eu substituir por um contactor. Eu tentei economizar pois esse equipamento foi mais barato na china, apesar de ter lido que é um tipo de peça mais cara.


edit: a resistência, motor e lâmpada de teste são 110/127V

Obrigado novamente.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por jaimereis »

esse rele tem internamente tem um optoacoplador, muito por alto, é um led que ao ser ligado ataca a gate de um triac e este passa à condução...
TRIAC
TRIAC
_original.gif (2.13 KiB) Visto 1582 vezes
opto-acoplador.jpg
opto-acoplador.jpg (6.74 KiB) Visto 1582 vezes
este tipo de componente é muito usado em automatismos com PLC´s, serve como protecção, cria um isolamento galvanico entre o comando e a potencia...pessoalmente gosto do velhinho rele, mas já usei alguns parecidos com o da figura..
sku_213880_1.jpg
sku_213880_1.jpg (51.1 KiB) Visto 1584 vezes

como diz o colega oruguela, use um varistor, mas...continuo a achar que o defeito é no componente em si....mas tente...
Jaime Reis
Luliluh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 fev 2014, 03:53

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por Luliluh »

Aqui diz que o não tenho permissão do fórum para visualizar as imagens.

De qualquer forma, obrigado. Vou dispensar este ssr e mandar pra um amigo avaliar.

Uma dúvida sobre o contactor... se ele possui 4 terminais (3NO+1NC) e a especificação é 20A, preciso dimensionar o circuito inteiro em 20A ou significa que cada terminal deste suporta 20A?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por jaimereis »

boas

não estou a ver o contactor em causa, mas normalmente, os NO são de potencia e o NF é um contacto auxiliar, pelo que só os NO estão preparados para os tais 20A....mas é sem certeza...

..tente anexar um foto...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
ivoeletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 06 ago 2014, 15:03
Localização: c.m pr
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por ivoeletro »

Sempre usei dese e nuca tive problema, mais da china e meio duvidoso.

http://www.contemp.com.br/produtos/cont ... fase-afc01
Anexos
rele estadfo solido.jpg
rele estadfo solido.jpg (26.19 KiB) Visto 1544 vezes
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Relé de estado sólido

Mensagem por rui14 »

Atençao aos contatores com NO e NC são contatores ausiliares, para ser de potencia tem de ter categoria AC1,AC2,AC3 ou AC4:

AC1: Aplica-se a todos os aparelhos de utilização em corrente alternada ( receptores), cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95 (coseno-phi maior e igual a 0,95). A interrupção torna-se fácil.

AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis.
No fechamento o contator estabelece a corrente de partida próximo de 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, deverá interromper a corrente de partida com uma tensão no mínimo igual à tensão da rede. A interrupção é mais severa.

AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, o contator interrompe a corrente nominal absorvida pelo motor, e neste momento, a tensão nos bornes de seus pólos é da ordem de 20% da tensão da rede. A interrupção torna-se fácil.
Exemplos de utilização: todos os motores de gaiola normais, elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras, elevadores de canecas, rpomressores, bombas, misturadores, condicionadores de ar, etc.

AC4: Manobras pesadas, acionar motores a plena carga , comando intermitente inversão. Trata-se de partidas com frenagem por contracorrente e à partida por impulsos em motores de gaiola ou de anéis.
O contator fecha com uma intensidade que pode atingir 5 e até 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura o contator interrompe esta mesma corrente, sob uma tensão tanto maior quanto menor for a velocidade do motor. Esta tensão pode ser igual à da rede. A interrupção é bastante severa.
Exemplos de utilização: máquinas de impressão, trefila , pontes rolantes, tornos, etc."

http://www.schneider-electric.com.br/si ... irect=true
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”