Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Responder
joaofrp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 18 set 2013, 20:41

Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por joaofrp »

Bom dia,

Estou numa situação um bocado complicada e gostava de saber a vossa opinião.

É o seguinte: Dei entrada na EDP de um projecto cuja potência total era de 180kVA, a EDP não deu viabilidade de alimentação e pediu ao dono de obra um espaço para instalar um PT. O dono de obra não aceitou e quis dar entrada de novo projecto com uma potência mais baixa, de modo a ter a viabilidade e poder arrancar com a obra.

O problema é que essa potência mais baixa não chega para o edifício e vai ser necessário pedir um reforço de potência. Ou seja, vamos voltar a ter o mesmo problema dos 180kVA e estou com receio que a EDP não viabilize o aumento…

Quais acham que são os passos que devo seguir para a EDP viabilizar a potência inicial? Tendo em conta que o que está viabilizado agora não chega para as necessidades do edifício.

Alguém já esteve nesta situação?

Obrigado a todos.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por Mário »

Boas
joaofrp Escreveu:Bom dia,
Estou numa situação um bocado complicada e gostava de saber a vossa opinião.
É o seguinte: Dei entrada na EDP de um projecto cuja potência total era de 180kVA, a EDP não deu viabilidade de alimentação e pediu ao dono de obra um espaço para instalar um PT. O dono de obra não aceitou e quis dar entrada de novo projecto com uma potência mais baixa, de modo a ter a viabilidade e poder arrancar com a obra.
O problema é que essa potência mais baixa não chega para o edifício e vai ser necessário pedir um reforço de potência. Ou seja, vamos voltar a ter o mesmo problema dos 180kVA e estou com receio que a EDP não viabilize o aumento…
Quais acham que são os passos que devo seguir para a EDP viabilizar a potência inicial? Tendo em conta que o que está viabilizado agora não chega para as necessidades do edifício.
Alguém já esteve nesta situação?
Obrigado a todos.
Se só pediu a cedência do espaço já não é mau, porque podia querer que o fornecimento fosse em MT, e aí tinhas mais um transformador e celulas de corte.
Ele que aceite o que a EDP ofereceu.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaofrp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 18 set 2013, 20:41

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por joaofrp »

Sim, isso seria a solução ideal, também aconselhei a ceder o espaço, mas ele não quer ceder nem 1 mm...
O edificio é um lar de idosos e o "espaço para o PT é menos um quarto".

O problema é que ele vai avançar com a obra e só no final é que quer pedir o aumento de potência, o que inviabiliza esta opção.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por Mário »

Boas
joaofrp Escreveu:Sim, isso seria a solução ideal, também aconselhei a ceder o espaço, mas ele não quer ceder nem 1 mm...
O problema é que ele vai avançar com a obra e só no final é que quer pedir o aumento de potência, o que inviabiliza esta opção.
Estás a fazer o projecto, põe por escrito e ele que assine que o projecto está conforme o que foi solicitado, não esquecer de mencionar o que deve de ser feito de acordo com a viabilidade dada pela EDP. Segura-te porque vai sobrar para ti depois.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por EE_Rafael »

joaofrp Escreveu:Bom dia,

Estou numa situação um bocado complicada e gostava de saber a vossa opinião.

É o seguinte: Dei entrada na EDP de um projecto cuja potência total era de 180kVA, a EDP não deu viabilidade de alimentação e pediu ao dono de obra um espaço para instalar um PT. O dono de obra não aceitou e quis dar entrada de novo projecto com uma potência mais baixa, de modo a ter a viabilidade e poder arrancar com a obra.

O problema é que essa potência mais baixa não chega para o edifício e vai ser necessário pedir um reforço de potência. Ou seja, vamos voltar a ter o mesmo problema dos 180kVA e estou com receio que a EDP não viabilize o aumento…

Quais acham que são os passos que devo seguir para a EDP viabilizar a potência inicial? Tendo em conta que o que está viabilizado agora não chega para as necessidades do edifício.

Alguém já esteve nesta situação?

Obrigado a todos.
Viva,

garante que todo o histórico da obra fica devidamente documentado, pois para todos os efeitos é da responsabilidade do projectista o dimensionamento da potência necessária. Nestes casos quando a coisa acaba por correr mal normalmente as pessoas tem problemas de amnésia!

Cumprimentos,
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por EE_Rafael »

joaofrp Escreveu:Bom dia,

Estou numa situação um bocado complicada e gostava de saber a vossa opinião.

É o seguinte: Dei entrada na EDP de um projecto cuja potência total era de 180kVA, a EDP não deu viabilidade de alimentação e pediu ao dono de obra um espaço para instalar um PT. O dono de obra não aceitou e quis dar entrada de novo projecto com uma potência mais baixa, de modo a ter a viabilidade e poder arrancar com a obra.

O problema é que essa potência mais baixa não chega para o edifício e vai ser necessário pedir um reforço de potência. Ou seja, vamos voltar a ter o mesmo problema dos 180kVA e estou com receio que a EDP não viabilize o aumento…

Quais acham que são os passos que devo seguir para a EDP viabilizar a potência inicial? Tendo em conta que o que está viabilizado agora não chega para as necessidades do edifício.

Alguém já esteve nesta situação?

Obrigado a todos.
Viva,

garante que todo o histórico da obra fica devidamente documentado, pois para todos os efeitos é da responsabilidade do projectista o dimensionamento da potência necessária. Nestes casos quando a coisa acaba por correr mal normalmente as pessoas tem problemas de amnésia!

Cumprimentos,
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esse lar de idosos é um edificio grande, para ter consumos na casa dos 180Kvas.
Há que pensar na efeciencia energética, e procurar equipamentos de menor consumo, para reduzir esses 180Kvas.
Como já foi dito, no seu ineterese faça toda a comunicação por escrito, e exija tambem as respostas por escrito, para no final não ficar com a criança nas mãos.

joaofrp Escreveu:Sim, isso seria a solução ideal, também aconselhei a ceder o espaço, mas ele não quer ceder nem 1 mm...
O edificio é um lar de idosos e o "espaço para o PT é menos um quarto".

O problema é que ele vai avançar com a obra e só no final é que quer pedir o aumento de potência, o que inviabiliza esta opção.
Cpts.
Energy
joaofrp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 18 set 2013, 20:41

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por joaofrp »

Obrigado a todos pelos conselhos.

Sim, está tudo documentado, mas mesmo assim julgo que não vai correr bem para o meu lado...
Já sei como é que estas coisas são, muita amnésia como disseram.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por joaoosvaldo »

Se pedir uma potência mais reduzida agora não é garantido que a cedência do espaço não seja exigida na mesma porque está relacionado com a disponibilidade da rede de distribuição na zona, com a distância ao PTD mais próximo e disponibilidade de potência do mesmo (transformador). E depois quando pedir um aumento de potência, imaginando que o deixam ligar à rede de distribuição, depois dizem que não há disponibilidade para essa potência (aumento) e tem de ceder o espaço na mesma!!!

P.S.: Ao contrário do que as pessoas pensam estas regras estão definidas pela ERSE e não pela EDP Distribuição (é a EDP Distribuição que analisa mas segundo critérios bem definidos pela ERSE no Regulamento de Relações Comerciais - RRC).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
joaofrp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 18 set 2013, 20:41

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por joaofrp »

joaoosvaldo Escreveu:P.S.: Ao contrário do que as pessoas pensam estas regras estão definidas pela ERSE e não pela EDP Distribuição (é a EDP Distribuição que analisa mas segundo critérios bem definidos pela ERSE no Regulamento de Relações Comerciais - RRC).
Pois, isso está no Despacho nº12 741/2007 da ERSE, que no artigo 16.º diz:

"1-Em Portugal Continental, o operador de rede pode solicitar ao requisitante que disponibilize um local adequado para a instalação de um posto de transformação sempre que a potência requisitada exceda:

a) 20 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja menor ou igual a 100kVA;
b) 50 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja superior a 100kVA e igual ou inferior a 400kVA;
c) 100 kVA em localidades em que a potência média por posto de transformação seja superior a 400kVA."
Avatar do Utilizador
JMSM89
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 22 dez 2012, 11:15
Localização: Algarve
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Aumento de Potência - Espaço para PT Público EDP

Mensagem por JMSM89 »

Boas pessoal,

Num projecto que estou agora a acompanhar foram feitos 5 blocos de apartamentos com 60kVA cada.
A EDP enviou uma carta a dizer que existe viabilidade de alimentação em BT, no entanto notificou o promotor da obra no sentido de ceder espaço para a instalação de um PTD, uma vez que não existe disponibilidade de potência na zona. Para além disso o Dono de Obra terá de fazer o projecto para ao PTD.
A minha dúvida é: é o cliente que tem de elaborar um projecto de um PT para entregar à EDP? E tem de proceder ao licenciamento do mesmo na DGE? Se é um PTD, a potência do transformador é dada pelo projectista ou pela EDP?

Abraço
Cumprimentos,
JMSM89
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”