Ligações equipotenciais caixilharias

Avatar do Utilizador
kintas_80
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 27 dez 2007, 15:55

Re: Ligações equipotenciais caixilharias

Mensagem por kintas_80 »

Boas.

A minha dúvida é se em caixilharias não acessiveis sem recurso a escodotes deve ser feito igualemente a ligação à terra?

E se tem que ter obrigatorimente uma caixa com ligador amovivel nas imediações ou se pode ser tirada a linha de terra da iluminação ou tomadas.

Cumprimentos.


jose
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2010, 12:07

Re: Ligações equipotenciais caixilharias

Mensagem por jose »

Boas
De acordo com a secção 701.413.1.6 das RTIEBT devem ser ligados á ligação equipotencial suplementar todos os elementos condutores colocados nos volumes 0, 1, 2 ou 3 com os condutores de protecção dos equipamentos colocados nesses volumes.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligações equipotenciais caixilharias

Mensagem por damon »

Boas,

Como costumam fazer essa ligação?
eu fiz da caixa de estores e liguei no aro em aluminio com terminal na parte de cima! por cima da tampa...
pode ser?
tem algumas fotos??
obg
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Ligações equipotenciais caixilharias

Mensagem por edeluz »

damon Escreveu: 06 jun 2019, 21:39 Boas,

Como costumam fazer essa ligação?
eu fiz da caixa de estores e liguei no aro em aluminio com terminal na parte de cima! por cima da tampa...
pode ser?
tem algumas fotos??
obg
Basta colocar um condutor entre as massas que pretende colocar ao mesmo potencial. O corpo de alumínio e os estores devem estar ligado a um condutor verde-amarelo.

Mas aqui levanta outra questão. Caso a instalação não esteja devidamente dimensionada pode dar-se o caso de um condutor de protecção ter tensão. Nesse caso como de evita esse tipo de situação?

Cumps
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”