Comutador de Escada

Responder
Ricardo Borges
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jul 2024, 21:28
Profissão: Militarizado

Comutador de Escada

Mensagem por Ricardo Borges »

Ao alterar os interruptores do corredor de casa, onde tenho 2 pontos para ligar a mesma luz, (ou seja, deve se usar interruptores "comutadores de escada"), todavia, depois de colocados ambos interruptores de comutador de escada, não funciona como dantes. Ou seja, não acende de imediato, independentemente do interruptor acionado. O que pode estar errado? Deve haver aqui qualquer coisa errada, só que os meus niveis de conhecimentos de eletricidade são diminutos. Antecipadamente grato a quem possa ajudar.

mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Comutador de Escada

Mensagem por mromeiro »

Bom dia,
O que significa não acende de imediato?
Se coloca os interruptores numa determinada posição e sem mexer mais a lâmpada só acende passado algum tempo, então o problema só pode estar relacionado com a lâmpada.

Se o problema é que a lâmpada só acende quando 1 dos interruptores está numa determinada posição, então pode estar mal ligado nesse interruptor ou nos dois.
Se for este o caso, mas fotos para podermos ajudar
Ricardo Borges
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

É como disse na 2.a opção. A lâmpada só acende quando o interruptor está numa determinada posição, quando antes, independentemente da posição de qualquer dos interruptores ao acionar um qualquer, a lâmpada acendia ou apagava, sem ser necessário mudar a posição do outro.
Eu tentei colocar os fios na mesma posição que estavam nos interruptores anteriores, mas se calhar troquei inadvertidamente. É possível. Vou tentar alterar a ordem a ver se resolvo.
Caso não consiga, mando fotos como sugerido. Obrigado.
Ricardo Borges
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Resolvido parcialmente. De facto, havia dois fios trocados num dos interruptores. Todavia agora tenho outro problema. Ao colocar um dos interruptores ao sitio, denoto mau contacto, ou seja, tocando no corpo do mesmo a luz fica por vezes intermitente e às vezes nem liga. Tirado fora o interruptor, mas com os fios ligados, não tem mau contacto. Verifiquei as ligações dentro e deteto um fio cortado. E de facto na divisao contigua não tenho luz.
Este resto de fio preto (que está cortado) é necessário? Visto que um outro continua a ligação para dentro do tubo, ou é um problema de instalação no qual quem a fez deixou ficar? Mando foto a ver se me podem ajudar.
Ricardo Borges
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

De facto, haviam dois fios trocados num dos interruptores. Parcialmente resolvido, todavia, ao colocar um dos interruptores ao sitio nota-se mau contacto. Retirei o interruptor e vejo um fio cortado (o preto), mas tem outro que continua a ligação. E não tenho luz na divisão contígua. Pergunto, o fio que está cortado está a mais desde a instalação? Ou seja, é necessário? É que não vejo a eventual outra ponta. Pode ter entrado para a tubagem, mas estou na dúvida. Mando fotos a ver se conseguem ajudar. Obrigado mais uma vez.
Anexos
20240801_115301.jpg
20240801_115315.jpg
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,

Se há um mau contacto, é necessário resolver para evitar problemas mais graves do que ficar sem luz numa divisão da casa.
Para isso, poderá ter de desligar e voltar a ligar essas uniões.

Esse fio cortado, aparenta ter sido uma alteração à instalação, e que deixou de ser necessário, mas não dá para ter a certeza sem analisar todas as caixas existentes que ligam diretamente a essa.

Na foto, há:
A) 1 saída com 2 fios pretos (fios do comutador que levam a fase) + 1 azul (neutro) + 1 verde/amarelo (terra). Esta saida deve ir ligar ao outro comutador;
B) 2 saídas com 1 fio preto(fase) + 1 azul(neutro) + 1 verde/amarelo(terra).
Uma dessas saídas , deverá ser a alimentação (que vai ligar até ao quadro elétrico), e a outra deve levar a energia para a divisão seguinte;

Se efetivamente só for isto o suposto dessa caixa, então esse fio cortado não é necessário.

Não ter energia na divisão seguinte, pode ser o fio preto ou o azul de uma das 2 saídas que referi no ponto B que esteja a fazer mau contacto.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”