Sequência de fases está invertida

Responder
AIAC_11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 ago 2021, 19:38
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Sequência de fases está invertida

Mensagem por AIAC_11 »

Boa tarde,
Será que me poderão ajudar o nosso contador é digital e trifásico e neste momento apresenta um erro crítico e para além disso tem os indicadores de L1,L2,L3 a piscar, pelo que li num manual de instalação isso indica que a sequência de fases está invertida.
Sabem me dizer se isso provoca excessos de consumo ou problemas na instalação elétrica e nos eletrodomésticos?
Obrigada


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Qual a marca e modelo do contador?
AIAC_11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 ago 2021, 19:38
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por AIAC_11 »

rainbow Escreveu: 26 ago 2021, 20:28 Boa tarde.

Qual a marca e modelo do contador?
Boa tarde,

O Modelo do contador é Landis+Gyr ZMXe310CR S3 (Trifásico)
Obrigada
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por joao-pt »

Excesso de consumo em princípio não. Problemas nos eletrodomésticos é que pode provocar, dependendo que eletrodomésticos são e se têm o não alguma proteção contra inversão de fases.

Recomendo que contactes a E-Redes para eliminarem o problema.
AIAC_11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 ago 2021, 19:38
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por AIAC_11 »

joao-pt Escreveu: 26 ago 2021, 21:13 Excesso de consumo em princípio não. Problemas nos eletrodomésticos é que pode provocar, dependendo que eletrodomésticos são e se têm o não alguma proteção contra inversão de fases.

Recomendo que contactes a E-Redes para eliminarem o problema.
Obrigada pelo esclarecimento.
Eu questionei se aumentaria o consumo, pois desde que colocaram o dito contador as contagens subiram imenso, algo que estranhamos, e agora detetamos este problema.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por rainbow »

AIAC_11 Escreveu: 26 ago 2021, 21:57
Obrigada pelo esclarecimento.
Eu questionei se aumentaria o consumo, pois desde que colocaram o dito contador as contagens subiram imenso, algo que estranhamos, e agora detetamos este problema.
Boa noite.

Alguns desses contadores dão problemas com a contagem do consumo. Aliás, foi tema corrente nas noticias há alguns anos atrás.
Quando instalaram o contador, não verificaram a correcta sequência de fases? É algo obrigatório por parte do instalador. Ou isso começou há pouco tempo? Tem equipamentos trifásicos na sua instalação?
E qual o erro critico?
na ligação de novas instalações de utilização trifásicas, as ligações deverão ficar de forma que nos bornes do contador a sequência de fases seja L1 L2 L3;

nas instalações existentes, com equipamentos trifásicos, deve-se ter em atenção o sentido de rotação das fases antes da desligação e da religação, para que não se altere a sequência de fases na instalação do cliente
Na instalação de contadores e ECCE (Equipamento de Contagem e Controlo de Energia) trifásicas deverá ser dada especial atenção à ordem de ligação dos condutores das várias fases e neutro. Deve ser confirmada a sequência de fases da instalação, de forma a garantir que o ECCE fica instalada com a sequência de fases correta. O instalador poderá certificar-se da correta sequência de fases, referente à entrada do ECCE (lado da rede), através da ausência no visor da simbologia correspondente à sequência de fases invertida (de acordo com o manual de utilização do modelo do ECCE a instalar).
Após a ligação, o contador/ECCE deve ser sempre ensaiado de modo a verificar-se o seu correto funcionamento
L1 L2 L3 Tensões por fase activas no momento da leitura. Nota: quando os três indicadores se encontrarem a piscar, indica que a sequência de fases não se encontra correcta.
AIAC_11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 ago 2021, 19:38
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por AIAC_11 »

rainbow Escreveu: 26 ago 2021, 23:19
AIAC_11 Escreveu: 26 ago 2021, 21:57
Obrigada pelo esclarecimento.
Eu questionei se aumentaria o consumo, pois desde que colocaram o dito contador as contagens subiram imenso, algo que estranhamos, e agora detetamos este problema.
Boa noite.

Alguns desses contadores dão problemas com a contagem do consumo. Aliás, foi tema corrente nas noticias há alguns anos atrás.
Quando instalaram o contador, não verificaram a correcta sequência de fases? É algo obrigatório por parte do instalador. Ou isso começou há pouco tempo? Tem equipamentos trifásicos na sua instalação?
E qual o erro critico?
na ligação de novas instalações de utilização trifásicas, as ligações deverão ficar de forma que nos bornes do contador a sequência de fases seja L1 L2 L3;

nas instalações existentes, com equipamentos trifásicos, deve-se ter em atenção o sentido de rotação das fases antes da desligação e da religação, para que não se altere a sequência de fases na instalação do cliente
Na instalação de contadores e ECCE (Equipamento de Contagem e Controlo de Energia) trifásicas deverá ser dada especial atenção à ordem de ligação dos condutores das várias fases e neutro. Deve ser confirmada a sequência de fases da instalação, de forma a garantir que o ECCE fica instalada com a sequência de fases correta. O instalador poderá certificar-se da correta sequência de fases, referente à entrada do ECCE (lado da rede), através da ausência no visor da simbologia correspondente à sequência de fases invertida (de acordo com o manual de utilização do modelo do ECCE a instalar).
Após a ligação, o contador/ECCE deve ser sempre ensaiado de modo a verificar-se o seu correto funcionamento
L1 L2 L3 Tensões por fase activas no momento da leitura. Nota: quando os três indicadores se encontrarem a piscar, indica que a sequência de fases não se encontra correcta.
Bom dia,

Aumentou para o triplo e nada mudou a não ser o contador.
Quanto ao "Quando instalaram o contador, não verificaram a correcta sequência de fases? É algo obrigatório por parte do instalador. Ou isso começou há pouco tempo?" eu como estava fora não sei se não verificaram, que estava cá é o meu pai e tem alguma idade e o contador não é fácil. Quanto se isso começou logo de inicio ou foi posteriormente, também não sei, que reparou foi o meu companheiro ontem, que foi lá ver e reparou que estava a piscar as L1 L2 L3 e tinha uma seta no N e C que pelo que lemos corresponde a "Alarme não crítico presente;" "Alarme crítico presente", no entanto não sabemos qual o erro.
Tem equipamentos trifásicos na sua instalação? "Sim, temos bombas e outras máquinas."

Obrigada
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por nelmindo »

Se aumentou para o triplo, o problema não é tal das noticias.
É um problema mais grave. Nem a sequência de fases também justifica gastar o triplo.

Mas também, podemos assumir que o contador anterior não estava bem ligado e só contava um terço da energia consumida...
AIAC_11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 ago 2021, 19:38
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por AIAC_11 »

nelmindo Escreveu: 27 ago 2021, 09:13 Se aumentou para o triplo, o problema não é tal das noticias.
É um problema mais grave. Nem a sequência de fases também justifica gastar o triplo.

Mas também, podemos assumir que o contador anterior não estava bem ligado e só contava um terço da energia consumida...
Mas a sequência de fases invertida poderia aumentar o consumo, mesmo que não fosse essa ordem de grandeza?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por luisilva78 »

AIAC_11 Escreveu: 27 ago 2021, 09:32
nelmindo Escreveu: 27 ago 2021, 09:13 Se aumentou para o triplo, o problema não é tal das noticias.
É um problema mais grave. Nem a sequência de fases também justifica gastar o triplo.

Mas também, podemos assumir que o contador anterior não estava bem ligado e só contava um terço da energia consumida...
Mas a sequência de fases invertida poderia aumentar o consumo, mesmo que não fosse essa ordem de grandeza?
As fases invertidas fazem girar os motores e bombas ao contrário. Notou (ou tem possibilidade de ver) se há alguma coisa desse género na sua instalação em equipamentos trifásicos?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por rainbow »

AIAC_11 Escreveu: 27 ago 2021, 09:06 Bom dia,

Aumentou para o triplo e nada mudou a não ser o contador.
Quanto ao "Quando instalaram o contador, não verificaram a correcta sequência de fases? É algo obrigatório por parte do instalador. Ou isso começou há pouco tempo?" eu como estava fora não sei se não verificaram, que estava cá é o meu pai e tem alguma idade e o contador não é fácil. Quanto se isso começou logo de inicio ou foi posteriormente, também não sei, que reparou foi o meu companheiro ontem, que foi lá ver e reparou que estava a piscar as L1 L2 L3 e tinha uma seta no N e C que pelo que lemos corresponde a "Alarme não crítico presente;" "Alarme crítico presente", no entanto não sabemos qual o erro.
Tem equipamentos trifásicos na sua instalação? "Sim, temos bombas e outras máquinas."
Boa tarde.

Posso estar enganado mas pelo que percebi, os tais "erros" que fala são avisos e não erros.
O ECCE possui a capacidade para gerar avisos como consequência da ocorrência de alguns eventos específicos na rede elétrica ou do seu próprio funcionamento, que podem ser classificados como cruciais (C) (falha de fase / perda de neutro) ou normais (N) (falha de pilha / antifraude / variação de tensão). Estes serão apresentados no visor por um símbolo adequado, que poderá variar consoante o modelo do ECCE. Os avisos cruciais são enviados espontaneamente para os sistemas centrais para tratamento em tempo real, e os avisos normais são recolhidos periodicamente para análise posterior. A existência de avisos não significa qualquer problema de contagem ou de funcionamento do ECCE.
nelmindo Escreveu: 27 ago 2021, 09:13 Se aumentou para o triplo, o problema não é tal das noticias.
É um problema mais grave. Nem a sequência de fases também justifica gastar o triplo.

Mas também, podemos assumir que o contador anterior não estava bem ligado e só contava um terço da energia consumida...
Aqui discordo duma coisa. No tal problema relatado nas noticias, as contagens chegavam a ser 5x maiores do que o real, nalguns casos. No entanto, poderá efectivamente não ser esse o problema.
Acho que o melhor que pode fazer neste momento é telefonar para a empresa comercializadora (EDP ou outra), para mandarem um técnico.
Pelo que disse, o aumento do consumo apenas começou após a instalação do novo contador, certo? E isso foi há quanto tempo?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " AIAC_11 "
Depois de ler com a atenção que o assunto requer, permita-me deixar o meu humilde comentário ao assunto.
1º - Sempre que haja lugar a troca de sistemas de contagem, o novo sistema será sempre deixado consoante o existente. Penso e não me
engano ao dizer que todos os empreiteiros devidamente habilitados para o serviço, possuem um sequencímetro.
Para quem não conhece, este aparelho serve exatamente para verificar o sentido de rotação de fases.
2º - Uma troca de fazes por norma nunca dá consumos a mais, nem tão pouco queima eletrodomésticos.
Todavia, caso em que a bomba seja de eixo vertical, desenrosque a tubagem e trabalhe em seco. Aí realmente queima o enrolamento da
bomba
O que norma geral existe, por motivos vários, é o cliente não estar presente no momento da substituição da troca de equipamento de
contagem. Neste caso, a leitura do contador substituído não é tirada pelo consumidor ou seu representante legal. Logo aí, existe um
diferencial de leitura que será refletido na fatura mensal desse mês.
3º - Numa bomba trifásica sempre que a ligação não esteja correta, apenas deixa de tirar a mesma quantidade de água, isto é, começa por
tirar menos água sempre que roda em sentido contrário. Esta situação apenas se aplica em bombas submersíveis. Caso haja uma bomba
de eixo vertical a situação muda completamente de figura. Neste caso de inversão de fases (troca de fases) a bomba desenrosca os
tubos, empurrando-os para cima, deixando de tirar água.
4º - Como aceder ao Visor:

1 TOQUE PROLONGADO (> 2seg.) do Botão do Visor do contador = acede ao Menú Inferior ou ao Menú Superior, se não existe um Menú Inferior

1 TOQUE CURTO (< 2seg.) do Botão do Visor do contador = acede à Janela Seguinte dentro do mesmo Menú

2 TOQUES CURTOS do Botão do Visor do contador ou + de 60 seg. sem atividade = acede à Janela Inicial Rotativa (Scroll)


Códigos de Importação e Exportação de leitura!

1.8.0 Total Energia Ativa Importada (kWh) (*)
21.8.0, 41.8.0 e 61.8.0 Total Energia Ativa Importada por fase (kWh)
2.8.0 Total Energia Ativa Exportada (kWh) (*)
22.8.0, 42.8.0 e 62.8.0 Total Energia Ativa Exportada por fase (kWh)

(*) O Total pode estar desfasado em 1 unidade da Soma das 3 Fases, pois, certamente, a medição faz-se em frações de 1 kWh (provavelmente
1 Wh, tendo em conta que o LED do contador = 1000 imp/kWh), embora só sejam visualizados valores inteiros

Como aceder aos Códigos atrás?

Desde a Janela Inicial Rotativa:

Toque Prolongado do Botão do Visor até aparecer Registos
Toque Prolongado do Botão do Visor até aparecer Totalizadores
Toque Prolongado do Botão do Visor até aparecer 1.8.0
Toques Curtos do Botão do Visor fazem aparecer os valores associados a códigos diversos, entre os quais os indicados acima
Manual LANDIS_GYR_ZMXe310CR trifásico

Cptos

JAG
AIAC_11
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 ago 2021, 19:38
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por AIAC_11 »

Agradeço todos os esclarecimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por Duzia12 »

Se no contador estiver bem ligado não há erro no consumo.

A sequencia de fases é só para motores trifásicos, que se inverter a ligação rodando duas fases, roda o "campo girante" ao contrario e o motor inverte a marcha,
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Sequência de fases está invertida

Mensagem por Duzia12 »

Se no contador estiver bem ligado não há erro no consumo.

A sequencia de fases é só para motores trifásicos, que se inverter a ligação rodando duas fases, roda o "campo girante" ao contrario e o motor inverte a marcha,
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”