Diferencial tetrapolar que não dispara

Responder
caldeirone
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 01 out 2017, 23:03
Localização: Porto
Enviou: 7 vezes

Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por caldeirone »

Bom dia a todos,

Mudei-me para uma casa nova — com 34 anos — que conta com um interruptor diferencial tetrapolar da ABB de 40A 300mA. Como haviam alguns disjuntores que não funcionavam corretamente, decidi trocá-los e decidi trocar também o interruptor diferencial. O novo interruptor diferencial é da Legrand de 63A e 30mA, e sendo possível ter eletricidade na casa toda com o novo diferencial, o botão de teste deste não funciona o que me deixa preocupado. Pensava que era problema do diferencial e já o fui trocar mas o que trouxe comporta se exatamente igual e o botão não dispara pelo que desconfio que não pode ser o novo diferencial. Entretanto, voltei a colocar o diferencial que lá estava da ABB e funciona bem. Qual é a razão para isto acontecer? Podem me ajudar?


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por lcmmonteiro »

caldeirone Escreveu: 07 fev 2021, 15:00 Bom dia a todos,

Mudei-me para uma casa nova — com 34 anos — que conta com um interruptor diferencial tetrapolar da ABB de 40A 300mA. Como haviam alguns disjuntores que não funcionavam corretamente, decidi trocá-los e decidi trocar também o interruptor diferencial. O novo interruptor diferencial é da Legrand de 63A e 30mA, e sendo possível ter eletricidade na casa toda com o novo diferencial,explique me esta afirmação pois o que tem o ID a ver com o ter ou não eletricidade na casa toda? o botão de teste deste não funciona o que me deixa preocupado. Pensava que era problema do diferencial e já o fui trocar mas o que trouxe comporta se exatamente igual e o botão não dispara pelo que desconfio que não pode ser o novo diferencial. Entretanto, voltei a colocar o diferencial que lá estava da ABB e funciona bem. Qual é a razão para isto acontecer? Podem me ajudar?

tem a certeza que as ligações no ID estão corretas e de acordo com o fabricante?

Pode partilhar uma foto?

Se o botão de teste não funciona é descartando a hipótese de anomalia no equipamento e imperativo analisar esse quadro elétrico por forma a entender possíveis erros.

Tem o condutor terra no quadro? Se sim está ligado a uma caixa de leitura que por sua vez liga a vareta? Sabe o valor da terra existente?
caldeirone
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 01 out 2017, 23:03
Localização: Porto
Enviou: 7 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por caldeirone »

Viva,

Obrigado pela resposta.
Vou tentar responder então ao que me pergunta.

No primeiro pedido de esclarecimento, o que quero dizer com ter electricidade na casa toda é que, estando o diferencial à cabeça do quadro, com os disjuntores todos a jusante, tudo funciona. O que em princípio descarta a hipótese de haver alguma coisa mal ligada certo? Mas quando carrego no botão para disparar o diferencial, este não dispara. Com o antigo diferencial dispara.

O Neutro está ligado no diferencial no sitio certo, e sai também pelo sitio certo, as 3 fases estão nas posições seguintes.

Não sei o valor da resistência de terra. Tenho cabo de terra no quadro e do que consegui verificar, tenho 240v entre cada fase e a terra.

Adiciono umas fotos com comentário.
Obrigado pela ajuda!
Anexos
7458CF7D-A4E2-4678-AE58-C8648E987EC2.jpeg
E018C74C-3D19-4E14-ADBC-78F34CCB6232.jpeg
94281343-522D-45F1-86B2-FBD1632A33C9.jpeg
Novo diferencial que não dispara
Novo diferencial que não dispara
Antigo diferencial que dispara bem.
Antigo diferencial que dispara bem.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por joao-pt »

São 3 fases ou 3 condutores com a mesma fase? Quer-me parecer que pode ser este o motivo para o botão de teste funcionar no ABB (teste fase-neutro) e não no Legrand (teste fase-fase).
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. a diferença é que o diferencial antigo o botão funciona com o neutro eo legrand funciona com duas fases logo não dispara pois não são 3 fases é uma só cump
caldeirone
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 01 out 2017, 23:03
Localização: Porto
Enviou: 7 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por caldeirone »

Viva,

3 condutores com a mesma fase, sim.
O contrato é monofásico, o quadro é que tem esta configuração.

Ahhhh isso faz todo o sentido!! Este novo diferencial está a medir me fase-fase e não fase-neutro! Obrigado pela ajuda :)

Já agora, e só por descargo de consciência e para aprender, este Diferencial que me está a medir fase-fase para o teste, teria capacidade de me proteger na mesma?

Pergunto isto porque compreendo o princípio de funcionamento de um bipolar mas com mais fases, não sei como é que ele deteta o diferencial de corrente. Mede cada fase v o neutro?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. julgo que não deve ser por isso que ele não proteja mas assim não consegue fazer o teste, é sempre melhor colocar um mono pois se tem monofasico contratado deve ser mono o diferencial mas muitas vezes faz-se isso para evitar custos e aproveita-se. cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por lcmmonteiro »

E impressão minha ou os condutores de entrada estão ligados por baixo no ID?

Se assim for está errado pois os números Ímpares são de. Entrada e estão identificados em. Cima.

Quanto ao resto se a instalação é monofasica o correto seria usar um ID 2P como já fora indicado.

Atenção aos. Fios descarnados e soltos nesse chaci metálico.

Cumprimentos
caldeirone
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 01 out 2017, 23:03
Localização: Porto
Enviou: 7 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por caldeirone »

O diferencial está bem ligado, entradas por cima e saídas para jusante por baixo.

Sim, os cabos descarnados soltos já foram removidos para não criarem problemas :)

Vocês têm razão e esta instalação deveria estar como monofásica - essa é a minha meta também - mas neste momento apenas quero garantir que a que está tem equipamentos novos e maior sensibilidade para proteger tudo enquanto não mudo tudo, quadro incluído.

Muito obrigado a todos vocês que deram o vosso contributo e me ajudaram a perceber esta questão a ter outras em atenção 🙏🏻
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esse Q.E está com aspeto que a qualquer momento vai fazer Pummmm, não cumpre minimamente as RTIEBT.
Mesmo mantendo esse Q.E deveria ser todo eletrificado de novo, com os disjuntores todos novos, ID mono, etc.
O dinheiro que gastou nesse ID trifasico daria para 1 ID monofásico 2x40x30mA e respetivos disjuntores novos, e teria ficado com o assunto resolvido.
Cpts.
Energy
caldeirone
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 01 out 2017, 23:03
Localização: Porto
Enviou: 7 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por caldeirone »

Bem sei, mas ja tratei dos disjuntores, são todos novos e adequados - não como os que apanhei de 25A para circuitos de tomadas com cabos de 2,5mm2 e outros que não funcionavam.. o diferencial ainda vou a tempo de o devolver e agora que falamos nisto, talvez me possam ajudar na recomendação de algum profissional pelo Porto que pudesse orçamentar um trabalho de quadro novo e cablagem nova? A existente é curta e entra por cima.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por nelmindo »

Não querendo desmoralizar, quem já está entusiasmado, mas recomendava uma nova vida a esse quadro.
O custo do material, quase que não supera a mão de obra necessária para o substituir, mas recomendava um quadro novo e material adequado ao novo contrato (monofásico).

Vai dar trabalho, mas fica com outra qualidade incomparável.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Diferencial tetrapolar que não dispara

Mensagem por ENERGY »

caldeirone Escreveu: 07 fev 2021, 19:52 Bem sei, mas ja tratei dos disjuntores, são todos novos e adequados - não como os que apanhei de 25A para circuitos de tomadas com cabos de 2,5mm2 e outros que não funcionavam.. o diferencial ainda vou a tempo de o devolver e agora que falamos nisto, talvez me possam ajudar na recomendação de algum profissional pelo Porto que pudesse orçamentar um trabalho de quadro novo e cablagem nova? A existente é curta e entra por cima.
Boas
Veja se este colega aí do Norte o pode ajudar.
_Faisca
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”