Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por lcmmonteiro »

Promax Escreveu: 13 fev 2021, 00:13 Viva,

Hoje em outro comodo onde tem 2 armaduras duplas, acendendo 1 led alterando em cada, uma
T8 começou a piscar.
Liguei a outra tecla, ligando as 4 t8 e piscava na mesma, piscava e parava. Depois desliguei e liguei as 4 ou 2 e nada.

Sinceramente não estou a ver o erro, lampadas?
Será dos interruptores, mas já são 2 comodos, acho que é das lampadas, mas em outro comodo tem 4 t8, são as que mais se utilizam e nunca piscaram, a marca é a mesma, 4000k também instalado tudo no mesmo dia pelo electricista.

Alguém com problema idêntico?

Ajuda sff

Parece-me que essa instalação elétrica carece de uma análise a todas as caixas de derivação e interruptores pelo minimo. Podem existir maus contatos nos interruptores ou caixas de derivação bem como nas próprias armaduras.

Se se queixa de luz intermitente ou existe algum defeito nas armaduras ou a hipótese de existirem maus contactos aí pelo meio...

recomendo a verificação dos circuitos com medição dos valores da fase, neutro e terra por forma a entender se existe alguma anomalia na instalação e confirmar a qualidade dessas armaduras.

Cumprimentos.


Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 13 fev 2021, 12:04 boas.já pensou em testar as lampadas ligando numa tomada, assim nunca vai perceber onde reside o problema, e fica a saber se o problema é das lampadas. cump
Já liguei uma e pisca, e hoje ja terei 3, começou a piscar outra.
Será a voltagem a mais? ou instalação F e N em cada extremidade que está a estragar as t8?
Noutro comodo tenho 4, são as que mais funcionam, são mesma marca e estão bem.

Não entendo mais
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. pergunto se todas essas armaduras que piscam eram onde estavam as antigas fluorescentes, que depois alterou as ligações, ou tambem estão incluidas armaduras novas? acho muito estranho pois ja liguei muitas mesmo, e material de segunda e não tenho razão de queixa. se as ligaões estarem corretas, e partindo do principio que a instalação esta boa tem de funcionar, meça os valores da corrente e confirme ligações. cump
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

As armaduras sao todas de fluorescentes, mas numa de 1 comodo tam 4 em simultâneo e tudo bem, nos outros 2 comodos é que piscam. É outro dijuntor para essas que piscam mesmo assim.

As ligações feitas pelo electricista nas de 120cm sao F e N em cada extremidade, outras que estão nos corredores de 60cm piscavam no dia que ele instalou, mas mudou para F e N do mesmo lado e nunca mais piscaram.

Pode ser muita coisa, voltagem, interruptores (nao acho), dijuntor etc.

As que eu faço é F e N do mesmo lado, OSRAM ou optonica mais barato, mesmo assim nenhuma das que eu alterei para led piscam.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas este é o esquema de ligações em cada extremidade cump
Anexos
Led.png
Led.png (38.66 KiB) Visto 1565 vezes
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 14 fev 2021, 14:02 boas este é o esquema de ligações em cada extremidade cump
É como está nas de 120cm, o funcionamento será igual para leds unilaterais? Porquê são unilaterais mas funcionam na mesma assim.

Não trará mau funcionamento aos leds?

Não tenho multimetro, mas se tivesse que voltagem deveria vir até as lâmpadas ou tomadas 220v certo, mas poderá está a vir a mais ou a menos.

Que multimetro ou alicate amperimetro e multimetro preço qualidade aconselham?
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por rio »

pedro caetano Escreveu: 14 fev 2021, 14:02 boas este é o esquema de ligações em cada extremidade cump
Atenção que o esquema das duas lâmpadas está errado.
Nessas lâmpadas só um dos terminais aceita f ou n
A ligação paralelo não e feita no terminal da lâmpada mas sim num ligador antes do terminal..
Agora atenção que há armaduras que vem preparadas para os dois tipos de lâmpadas led.
E o na montagem escolhe se o que usar
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

A arnadura era de flurescente, alterada para led.

Estão ligadas assim as de 120cm.

Dentro de quw voltagem o led aceita?

E que multimetro, neste caso, alicate amperimetro e multimetro recomendam preço/qualidade?

Assim vou aprensendo :)

Os do aliexpress são razoáveis?

Já pensei se será do disjuntor, porque para o lado esquerdo é onde tenho o problema, e tem dijuntor esquerdo e lado direito. Mas no esquerdo também tem 4 led de 60cm num corredor todas em simultâneo mas ligadas so de um lado e não piscam, mas piscavam quando o electricista as colocou e teria metido como a imagem acima, F e N em cada extremidade, e depois é que metou unilateral.

Obrigado a todos pela colaboração
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por rio »

Quando se ligam duas lâmpadas
Não se ligam como está no desenho
cada lampada so tem um contacto em cada topo
e so um se liga
nao se ligam os dois nesse tipo de lampada
Última edição por rio em 15 fev 2021, 22:35, editado 1 vez no total.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

rio Escreveu: 15 fev 2021, 13:35 Quando se ligam duas lâmpadas
Não se ligam como está no desenho
Não, liga uma em cada armadura numa tecla e as outras duas noutra tecla, mas a ligação F e N estão nas extremidades.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

Viva,

No cômodo onde as t8 começaram a piscar ja tirei 2, que piscavam, deixei as 2 restantes, uma já piscava a semana passada, hoje de manha a outra também estava a piscar, ou seja, de 4 t8, já piscaram todas.

A ligação esta assim, mas cada tecla acende uma em cada armadura.

Imagem

Já liguei ao electricista, disse que is passar por lá mas ainda não passou.

No cômodo ao lado com o mesmo tipo de ligação de 4 ja retirei uma que piscava.

Alguém sabe como eu sozinho possa solucionar o problema?

Quanto custa uma multimetro ou um alicate amperimetro/multimetro preço qualidade? Qual recomendam? Pesquiso no google mas aparece chinesada.
Se poder eu fazer algo, pois também terei que ver na net como medor a voltagem que está a chegar por esse dijuntor. Acho muito estranho estarem a piscar muitas.

Ajuda sff
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por lcmmonteiro »

Partilhe fotos das ligações nas armaduras caixas de derivação e interruptores que permitam entender as ligações que estão feitas.

Em relação às questões que coloca se não tem nenhuma noção em como funciona um multímetro nem como fazer as medições em paralelo e ou em seria o melhor conselho que lhe posso dar é para não fazer nada pois irá correr o risco ou de criar algum curto circuito e poder danificar algo ou até mesmo sofrer alguma eletrocussao.

Cumprimentos
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 22 fev 2021, 10:16 Partilhe fotos das ligações nas armaduras caixas de derivação e interruptores que permitam entender as ligações que estão feitas.

Em relação às questões que coloca se não tem nenhuma noção em como funciona um multímetro nem como fazer as medições em paralelo e ou em seria o melhor conselho que lhe posso dar é para não fazer nada pois irá correr o risco ou de criar algum curto circuito e poder danificar algo ou até mesmo sofrer alguma eletrocussao.

Cumprimentos
Vou tirar fotos as caixas de derivação e nas armaduras.

Em relação a medir a voltagem penso não ter perigo, já fiz algumas alterações de flurescente para led, mudei comutador para duplo, passei cabos, instalei 2 sensores 360 e leds nesses sesnores, 1 sensor/interroptor de embutir.
Pouco sei, mas acho muito estranho, estar a piscar 4 led e em outro cômodo 4 led iguais nada.

Pode estar a chegar mais ou menos voltagem e dai os leds piscaram, sei lá.
Mas nessas mesmas armaduras, estavam fluorescentes.

Vou tirar fotos, caixas de derivação, armadura e interruptores.

Andar sempre a chamar electricista é que não custa barato, por isso é que já tenho feito umas coisas.

Ainda não percebi, se as t8 são unilaterais e estão ligadas nas extremidades, é igual? Não faz mal as lampadas led?

Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas. amigo ha poucos dias alguem me disse, que por vezes consegue-se remediar o problema, colocando em paralelo um pequeno condensador de 3 microfarads e 400v em poliester, não perdia nada em experimentar as vezes são coisas simples que passam ao lado. alias ouve um colega que deixou essa dica. agora depende se as lampadas ja tiverem problema ja não ha remedio. cump
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Tubos Led em armaduras de Fluorescente Piscam Ajuda

Mensagem por Promax »

pedro caetano Escreveu: 22 fev 2021, 13:43 boas. amigo ha poucos dias alguem me disse, que por vezes consegue-se remediar o problema, colocando em paralelo um pequeno condensador de 3 microfarads e 400v em poliester, não perdia nada em experimentar as vezes são coisas simples que passam ao lado. alias ouve um colega que deixou essa dica. agora depende se as lampadas ja tiverem problema ja não ha remedio. cump
Viva,

O problema é quw vou tirando as que piscavam e as 2 restantes começaram a piscar também.

No quadro tem iluminação para a esquerda e direita, e é na parte do disjuntor da esquerda onde as lampadas piscam, menos as de 60cm que estao ligadas F e N do mesmo lado, coisa que no dia da instalação/alteração para led o eletricista estava a fazer a instalação como nas fluorescentes F e N nas extremidades e elas piscavam, depois de ele meter unilateral nunca mais piscavam.

Mas o cômodo que tem mais uso tambem está f e n nas extremidades e não nao piscam, são de 120cm, mas está ligadas ao diuuntor da direita.
Dai a minha ideia de medir a voltagem, pode chegar a mais e ser apenas o dijuntor.

Sim, as lampadas que piscam na tomada piscam também, umad mais que outras, algumad é preciso estar ligadas 10 min para piscar.

Se já vou mexendo em eletricidade, medir a voltagem é coisa que podia fazer, mas compreendo os conselhos de vocês para nao mexer pois existe sempre risco.

Sendo assim, caso seja disjuntor por exemplo vai continuar a estragar as lampadas.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”