Lampadas LED que Às vezes não acendem

Responder
tiagofso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 jan 2021, 22:47
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Lampadas LED que Às vezes não acendem

Mensagem por tiagofso »

Bom dia,

Olá a todos, esta é a minha 1ª mensagem aqui.

Já andei a tentar pesquisar isto no google mas não consigo encontrar solução.

Esta situação acontece-me recorrentemente em 3 casas diferentes (apenas uma delas é minha), em concelhos diferentes, em alturas do ano diferentes.

Num normalissimo casquilho E27 meto uma lampada LED do IKEA, fica a funcionar maravilha.
uns dias depois dá-se ao interruptor e a luz nao acende. troca-se de lampada e a nova acende. testa-se a velha noutro casquilho e acende. volta-se com a velha ao 1º casquilho e nao acende. deixa-se a nova montada.
a velha fica noutro casquilho a funcionar toda contente.
Uns dias depois repete-se numa das 2 lampadas. às vezes não faço nada, deixo como está e ... no dia seguinte a luz acende.

Aconteceu-me com lampadas de diferentes potências, no interior e no exterior, em candeeiros estanques IP54 e em simples casquilhos 'pendurados no teto', na sala e no WC. zonas com humidade e no inverno (em Mafra) e seco e verão (atentejo).
nenhuma das lampas deixou nunca de funcionar de vez... algumas depois de as torcar de sitio nunca mais repetiram o comportamento.

bom ... nao sei mais que dizer :lol: :lol: :lol:

Alguem já teve uma situação semelhante, e conseguiu descobrir a causa?

desde já obrigado
Tiago


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Lampadas LED que Às vezes não acendem

Mensagem por nelmindo »

A autolimpeza dos contatos dos interruptores deixa de existir, com as baixa correntes em jogo.
Por vezes resolve, executando várias vezes a manobra de ligar e desligar o aparelho de comando.
tiagofso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 jan 2021, 22:47
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Lampadas LED que Às vezes não acendem

Mensagem por tiagofso »

Bom dia, Obrigado.

lembrei-me de mais uma 'variável': em alguns casos se deixar o interruptor ligado, quando a lampada não acende, passos uns minutos a lampada acende, mas não é a maioria das situações.

já abri a caixa da parede de um dos interruptores para ver que os fios estavam de facto bem ligados.
A parte dos contactos do interruptor propriamente ditos, não vi aquilo está escondido dentro da caixinha de plastico...

vou experimentar a insistência :)
tiagofso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 jan 2021, 22:47
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Lampadas LED que Às vezes não acendem

Mensagem por tiagofso »

Claro que agora acenderam todas à 1ª :cry: :? :shock: :!:
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”