Problemas com reguladores de luz Efapel 21215

Responder
Avatar do Utilizador
agomendes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 06 set 2020, 13:43
Localização: Amadora

Problemas com reguladores de luz Efapel 21215

Mensagem por agomendes »

Boa tarde!

Tenho dois circuitos de iluminação no meu hall, com lâmpadas de halogénio 12V / 35W (ligação GU 5.3), que pretendo alterar para led 220V / 7W (ligação GU10).

Como os reguladores de luminosidade existentes só estavam aptos para trabalhar com soluções com transformadores ferromagnéticos, comprei o regulador Efapel 21215 (Regulador/Comutador de Luz Electrónico para Lâmpadas de Baixo Consumo de 150W R, C)

Trata-se de um regulador do tipo Trailing Edge (as lâmpadas led que estão a caminho assim o exigem) que, segundo o seguinte diagrama

https://www.efapel.pt/media/MEC-21---Re ... 1c6249.pdf

é compatível com led, mas também com halogénio (até 150W).

Com este pressuposto, e se forma a ir adiantando o trabalho, resolvi substituir já os reguladores (ainda com as lâmpadas de halogénio instaladas), mas estou com problemas.

No circuito 1, onde só tenho 2 lâmpadas ligadas (de um máximo de 4), algo que perfaz um consumo máximo de 70W, as lâmpadas ligaram, mas o regulador não conseguiu fazer qualquer regulação. Passados uns 2 ou 3 minutos as lâmpadas desligaram e não as consegui voltar a ligar (não acontecia nada quando ligava ou desligava o regulador). Passado um tempo, accionei o regulador e voltaram a acender, mas continuam sem possibilidade de regulação.

No circuito 2, onde tenho 4 lâmpadas ligadas (de um máximo de 4), algo que perfaz um consumo máximo de 140W, as lâmpadas ligaram e o regulador conseguiu fazer a regulação, no ponto máximo até com mais luminosidade que o regulador antigo. O problema é que passados os mesmos 2 ou 3 minutos que no circuito 1, as lâmpadas apagaram-se. Neste caso não fiz mais nada e passados mais alguns minutos (não sem bem quantos) ouvi uma espécie de “click” produzido pelo regulador, sendo que nesse mesmo instantes as lâmpadas acenderam. O problema é que se perdeu a capacidade de regulação, exactamente como acontece no circuito 1.

Alguém sabe o que se poderá estar a passar? Será que avaliei mal o diagrama do fabricante e, afinal, os reguladores não são compatíveis com halogénio. E se for o caso, será que os avariei com a instalação.

Obrigado desde já por toda a ajuda.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Problemas com reguladores de luz Efapel 21215

Mensagem por pedro caetano »

boas. pois eu tambem tive problemas com esses dimmers mas foi nem leds, tambem não sei porque, depois apliquei doutra referencia e não tive mais problemas. acho que esses são ate mais caros. cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Problemas com reguladores de luz Efapel 21215

Mensagem por lcmmonteiro »

Afinal que tipo de iluminação está a tentar dimmar?

Led?
Halogéneo?
Outra?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Problemas com reguladores de luz Efapel 21215

Mensagem por pedro caetano »

bopas. pelo que percebi quer dimmar leds, e comprou o dimmer 21215 e ligou por enquanto ás lampadas de halogeneo de 12v com transf ferromagnetico, mas esse dimmer não deve ser ligado a transf, pois não é adequado, e portanto deve ser esse o problema cump
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”