Substituição de disjuntor

Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

Bom dia,

Nas duas últimas semanas comecei a ter problemas no meu quadro eléctrico, o disjuntor correspondente a uma parte da casa disparava e por vezes nem desligando os equipamentos dessa divisao fazia com que o disjuntor aguentasse. Cheguei a um ponto em que o disjuntor já não disparava e fiquei sem electricidade na área correspondente ao disjuntor.

Com a necessidade de resolver o problema chamei um eletricista a minha casa ontem de manhã e ele veio ver o quadro e constatou que o cabo que ligava ao disjuntor antigo estava queimado, e disse que para resolver o problema teria de mudar o quadro por completo, porque já nem existiam peças para o quadro em questão. Tendo em conta que eu vou sair desta casa daqui a 2 meses, é um investimento que não irei fazer. A solução apresentada pelo eletricista foi colocar um disjuntor novo, pertencente a um quadro eléctrico novo, no meu quadro antigo.

Até agora não fiquei sem energia, mas não fiquei totalmente confortável com esta situação.

A minha questão é : se encontrar um disjuntor igual ao que tinha antes, visto já não existir à venda e apenas ter encontrado no olx, posso solicitar os serviços de outra empresa ou eletricista e colocar o disjuntor do mesmo modelo do quadro outra vez?

Obrigado


eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por eliopinto »

coloque fotos em questão do disjuntor.
mas será que não se quer referir a 1 diferencial?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por lcmmonteiro »

A partilha de fotos ajuda a entender a informação por si prestada.

Parto do princípio que falamos de equipamentos já bastante antigos e não formato din. Se assim for e necessário encontrar a melhor solução que garanta a correta protecção.

Irei aguardar por mais informações e ou fotos para poder apresentar uma resposta de encontro às suas questões.
Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

Imagem
O quadro é idêntico a este

Imagem
E o disjuntor é estw
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se precisar de um desses disjuntores usados, ofereço-lhe tem de ver qual a potencia e vir levantar em Lisboa em dia e hora a combinar.
Cpts.
Energy
Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

Acha que era melhor ter trocado por um desses disjuntores?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por ENERGY »

Artur Maurício Escreveu: 05 ago 2020, 20:20 Acha que era melhor ter trocado por um desses disjuntores?
Boas
Tecnicamente o melhor seria substituir todo o Q.E, mas compreendo que se vai mudar de casa não quer fazer tal investimento.
Talvez consiga encontrar ainda um desses disjuntores novos na Casa Rodrigues na Av. Almirante Reis em Lisboa.
Cpts.
Energy
Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

Acham q a melhor hipótese é agora dividir as ligações que tinha nesse disjuntor por outras partes da casa? Ps4 ligada por extensão de 5 metros a outra divisão da casa?
pmblanco1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 07 out 2016, 14:21

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por pmblanco1974 »

Boa noite,

Tendo uma habitação completa dividida por apenas 3 circuitos, é possível que ao colocar alguns equipamentos noutra tomada, o circuito seja o mesmo; também poderá analisar a divisão desses circuitos e perceber o que cada disjuntor protege obviamente; de qualquer forma, a menos que esteja no limite de potência do disjuntor, não será a PS4 a causa do disparo dado o baixo consumo que ela tem; os condutores (fios) ligados ao disjuntor que avariou, podem ter aquecido simplesmente por mau aperto; em instalações antigas é frequente essa situação bem como o condutor ser de secção inferior à potência de corte do equipamento, por exemplo, se tiver um disjuntor de 16A ligado com condutores de 1,5 mm ou menos é natural que acabe por queimar os fios; por outro lado, o disjuntor não está preparado para constantes manobras de liga/desliga daí a possível avaria como consequência; se foi colocado um novo, deduzo que o Técnico verificou se a secção está equiparada ao calibre do disjuntor; se mantém os mesmos equipamentos ligados no mesmo sítio e não voltou a ter problemas, talvez o problema fosse mesmo mau aperto dos condutores no disjuntor antigo.
Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

É possível ter sido colocado um disjuntor de 16A onde devia ter sido um de 6A?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por lcmmonteiro »

Artur Maurício Escreveu: 08 ago 2020, 17:03 É possível ter sido colocado um disjuntor de 16A onde devia ter sido um de 6A?
Estas instalações mais antigas não estão preparadas para os equipamentos atuais ou seja na altura não existiam a quantidade de equipamentos a que estamos habituados a usar no nosso dia a dia.

Com isto quero dizer que o consumo dos equipamentos rapidamente atingem os valores para os quais os circuitos foram Dimensionados. Como por exemplo nesse quadro tem apenas 3 circuitos e certamente no interior da habitação tem para além das tomadas de uso geral nos quartos e sala também tem na cozinha pelo menos tomadas de bancada e máquina de lavar roupa e frigorífico.

Se tiver fogao placa e ou termo acumulador a instalação vai se queixar e automaticamente o disjuntor terá que atuar.

Uma solução que muitas pessoas acabam por adoptar passa pelo permitir que o disjuntor atue mais tarde sob uma maior intensidade permitindo assim que o disjuntor não atue na ordem dos 16A mas sim 20 25 ou por vezes mais ainda.

Esta alternativa que jamais vai de encontro às regras básicas das instalações elétricas automaticamente coloca em risco toda a instalação eletrica bens pessoas e animais podendo dar origem a acidentes muito mas muito graves.

Infelizmente já me deparei com dezenas de situações semelhantes e fazer o cliente entender o risco e muito difícil pois a resposta passa sempre pelo básico se funcionou assim durante anos e nunca houve problemas devem estar a querer sacar dinheiro para a renovação do quadro eletrico e também da instalação eletrica.


Infelizmente existem pessoas a executar serviços que pensam se não ganhar agora já não vou ganhar mais portanto faço isto e vou me embora recebo e ninguem me vai chatear mais...

E algo que acaba por ser mau na área dos técnicos de eletricidade.

Mas se é o seu caso tome atenção às informações e dicas que lhe vão dando e não cometa os mesmos erros de terceiros.

Salvaguarde sempre a sua segurança e de quem vive consigo.
Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

Eu digo isto pq fui alertado q o disjuntor q foi colocado é de 16A e eu tenho ideia de estar indicado no disjuntor anterior q foi substituído o valor de 6A.

Tenho vontade de mudar o disjuntor para uma utilização mais segura mas precisava de confirmar com alguém q perceba disto e q me faça a substituição.

Onde vou encontrar esse técnico?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por lcmmonteiro »

Disjuntor de 16A secção cabo mínima 2.5 mm

Se tinha 6A o tio e muito mais fino abaixo de 1. 5mm

Qual a sua área de residência?
Artur Maurício
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2020, 09:51
Localização: Lisboa

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por Artur Maurício »

Resido em Benfica
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Substituição de disjuntor

Mensagem por lcmmonteiro »

Não tenho como objetivo angariar serviços através deste fórum mas sim é unicamente ajudar no que for possível.

Sendo eu da margem sul o máximo que posso fazer é combinar uma visita analisar de forma superficial a instalação e apresentar algumas recomendações.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”