Diferencial dispara e não encontro motivo

jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por jodsbrum »

De facto está muito confuso. Estamos a falar de uma baixada trifásica ou monofásica? É que se for trifásica, cuidado com os desequilíbrios de cargas entre as fases, isso é o suficiente para fazer disparar o diferencial. Quanto à medição da terra não vai resolver nada pois se tivesses uma terra má o que poderia era não disparar e não é o que está a acontecer.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por pedro caetano »

boas. a baixada é mono, o problema pode ser defeitos de isolamento, muitas vezes são circuitos que passam pelo chão e com o tempo os tubos criam agua e os dijuntores começam a disparar já tenho reparado muitos. pois neste caso os dijuntores disparam mesmo com os circuitos desligados, mas a passagem pode ser entre neutros e terra cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por ohmico »

jodsbrum Escreveu: 04 ago 2020, 16:49 De facto está muito confuso. Estamos a falar de uma baixada trifásica ou monofásica? É que se for trifásica, cuidado com os desequilíbrios de cargas entre as fases, isso é o suficiente para fazer disparar o diferencial. Quanto à medição da terra não vai resolver nada pois se tivesses uma terra má o que poderia era não disparar e não é o que está a acontecer.
Boas,

cuidado com os desequilíbrios de cargas entre as fases, isso é o suficiente para fazer disparar o diferencial.

Atenção que isto não é verdade.

Ohmico
pmblanco1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 07 out 2016, 14:21

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por pmblanco1974 »

Boa noite,

Por tudo o que li, deduzo que a pessoa que contratou não seja técnico porque o aparelho que custa centenas de euros é uma ferramenta necessária para todos os Técnicos na correta execução duma instalação e é usado regularmente não tanto como uma chave ou alicate mas regularmente...

Um Diferencial funciona da seguinte forma:

A corrente que entra num circuito pela fase, por exemplo, 230V, passa pelo equipamento e sai pelo Neutro; ou seja, resumidamente, entra 230V e sai 230V o resultado seria 0; Quando o resultado é diferente de zero o equipamento deteta essa diferença e atua num espaço de tempo, de acordo com os valores de fuga e conforme a sua sensibilidade 10mA, 30mA, 100mA, 300mA, etc. Essa corrente de fuga pode ser escoada por contactos directos ( o nosso corpo) ou indiretos; por exemplo, no caso de existir instalação terra, esta é escoada por esta instalação...mas o diferencial também dispara caso não haja instalação terra se detetar a dita diferença;
Neste momento parece-me que a melhor forma será mesmo encontrar um Técnico habilitado que terá certamente um megaohmímetro para testar o isolamento entre condutores, bem como um aparelho para medir os valores da instalação terra;

Não sei se é o caso mas houve uma gama de diferenciais da marca Efapel que vieram com defeito, atualmente já corrigido...

Dica: indique a zona onde se encontra, haverá algum membro no fórum que trabalha na zona e resolva a avaria de forma eficaz e segura.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

pmblanco1974 Escreveu: 06 ago 2020, 05:39 Boa noite,

Por tudo o que li, deduzo que a pessoa que contratou não seja técnico porque o aparelho que custa centenas de euros é uma ferramenta necessária para todos os Técnicos na correta execução duma instalação e é usado regularmente não tanto como uma chave ou alicate mas regularmente...

não concordo! Infelizmente nem todos Teem a hipótese em adquirir alguns equipamentos que só pelo seu preço já assusta.

É um fato que são ferramentas importantes para ajudar a entender alguns problemas mas certos equipamentos como testador de diferenciais não é qualquer um que o vai adquirir principalmente se for apenas para utilizar 1 ou 2 vezes por ano.

Ja o testador de terras ou de isolamento já se encontram com valores mais simpáticos e acessíveis a maioria das carteiras. Principalmente se mandar vir do aliexpress já se consegue por um excelente valor.



Um Diferencial funciona da seguinte forma:

A corrente que entra num circuito pela fase, por exemplo, 230V, passa pelo equipamento e sai pelo Neutro; ou seja, resumidamente, entra 230V e sai 230V o resultado seria 0; Quando o resultado é diferente de zero o equipamento deteta essa diferença e atua num espaço de tempo, de acordo com os valores de fuga e conforme a sua sensibilidade 10mA, 30mA, 100mA, 300mA, etc. Essa corrente de fuga pode ser escoada por contactos directos ( o nosso corpo) ou indiretos; por exemplo, no caso de existir instalação terra, esta é escoada por esta instalação...mas o diferencial também dispara caso não haja instalação terra se detetar a dita diferença;

aqui o que está a tentar explicar é que a soma vectorial das correntes de entrada são iguais às da saída no equipamento diferencial.

Atenção que se não existir terra não haverá proteção contra contactos indiretos. No ID só será detectada tada a fuga quando a corrente passar pelo corpo humano através do. Contacto indireto que fechará o circuito e por muito reduzido que seja o tempo de contacto e atuação do ID podem existir danos,

Neste momento parece-me que a melhor forma será mesmo encontrar um Técnico habilitado que terá certamente um megaohmímetro para testar o isolamento entre condutores, bem como um aparelho para medir os valores da instalação terra;

Não sei se é o caso mas houve uma gama de diferenciais da marca Efapel que vieram com defeito, atualmente já corrigido...

na minha opinião e tendo em conta as informações prestadas creio que o correto será analisar a instalação eletrica e realizar algumas medições. Só desta forma se conseguirá entender o que existe e o que é possível ou preciso fazer por forma garantir o seu correto funcionamento.


Dica: indique a zona onde se encontra, haverá algum membro no fórum que trabalha na zona e resolva a avaria de forma eficaz e segura.
Joao82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 30 jul 2020, 13:44
Localização: Setúbal

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Joao82 »

Olá a todos, desculpem não ter respondido antes, não tenho tido oportunidade.

São tantos a dizer o mesmo, que já aceitei sem qualquer contestação, contratar um electricista que tenha o aparelho para testar as terras e também averiguar a instalação actual, e aproveitar para ver o que consegue fazer referente ao quadro secundário.

Entretanto estou a fazer um teste (paranóia minha) que é: tenho a máquina da loiça ligada a uma extensão, que quando não utilizo, tenho a desligada, até agora o quadro tem se aguentado (não descarto a hipótese de ser coincidência neste momento, e ele disparar na mesma daqui a minutos só para provar que estou errado), mas uma pergunta meio simples para vocês:

É possível um equipamento em modo desligado (maq roupa/louça/forno) mas ligado na corrente, poder fazer disparar o quadro na mesma?

Nota: moro na zona de Santiago do Cacém
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por joao-pt »

Sim, é possível e pode acontecer minutos depois de ser desligado ou demorar mais, o que torna mais difícil de identificar.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

Acontece imensas vezes a tomada por trás da máquina ter os pinos entortados com a força de a máquina estar encostada e a centrífugar.

Esta situação cria situações de fuga e ou curto circuito consoante a posição do pino.

Existem também situações de humidade nas tomadas atrás das máquinas de lavar e frigoríficos.

Nao sei se será o seu caso mas vale a pena analisar.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por jodsbrum »

Agradecia que o sr. ohmico justificasse porque motivo diz que o desequilíbrio de cargas entre fases num circuito trifásico não é o suficiente para disparar o diferencial. Isso está mais do que provado.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

O sistema trifasico de correntes so fica em desiquilibrio se houver uma fuga de corrente.

Existem situações em que nos tentamos dividir a carga das 3 fases tentando obter um valor semelhante para cada uma. Isto ajuda a que o neutro obtenha o valor zero. Sempre que num sistema trifasico com neutro uma das fases tenha valores diferentes o neutro terá valor diferente de zero.

Sao situações diferentes.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Essa anomalia também pode ter origem na mistura de neutros, ou seja, utilizar um neutro com origem
num ID diferente do da fase... Algo que ainda ninguém se lembrou de explorar.

CPM
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por CF,Lda »

lcmmonteiro Escreveu: 08 ago 2020, 15:27 O sistema trifasico de correntes so fica em desiquilibrio se houver uma fuga de corrente.

Existem situações em que nos tentamos dividir a carga das 3 fases tentando obter um valor semelhante para cada uma. Isto ajuda a que o neutro obtenha o valor zero. Sempre que num sistema trifasico com neutro uma das fases tenha valores diferentes o neutro terá valor diferente de zero.

Sao situações diferentes.
Vivam.
Sr Icmmonteiro,
Nao é correcto o que afirma no primeiro paràgrafo; poderà haver desiquilibrio de fases SEM fugas de corrente.
O segundo paràgrafo confirma o que afirmei relativamente ao primeiro.


Cpm
A. Castro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por CF,Lda »

jodsbrum Escreveu: 08 ago 2020, 15:08 Agradecia que o sr. ohmico justificasse porque motivo diz que o desequilíbrio de cargas entre fases num circuito trifásico não é o suficiente para disparar o diferencial. Isso está mais do que provado.
Vivam.
Sr jodsbrum;
o que o Ohmico afirma é correcto.
O consumo desequilibrado das 3 fases nao é motivo para fazer saltar o ID...
Eu estou a terminar uma obra de climatizaçao com dois VRV's monofàsicos de 30A cada um e a terceira fase estarà com 9A a 12A, e o ID nao dispara

Cpm
A. Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por ohmico »

CF,Lda Escreveu: 09 ago 2020, 10:35
jodsbrum Escreveu: 08 ago 2020, 15:08 Agradecia que o sr. ohmico justificasse porque motivo diz que o desequilíbrio de cargas entre fases num circuito trifásico não é o suficiente para disparar o diferencial. Isso está mais do que provado.
Vivam.
Sr jodsbrum;
o que o Ohmico afirma é correcto.
O consumo desequilibrado das 3 fases nao é motivo para fazer saltar o ID...
Eu estou a terminar uma obra de climatizaçao com dois VRV's monofàsicos de 30A cada um e a terceira fase estarà com 9A a 12A, e o ID nao dispara

Cpm
A. Castro
Boas,

obrigado por ter respondido por mim, mas estamos a verificar que anda por aqui muita confusão no que diz respeito a protecção diferencial.

Ohmico
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

CF,Lda Escreveu: 09 ago 2020, 10:25
lcmmonteiro Escreveu: 08 ago 2020, 15:27 O sistema trifasico de correntes so fica em desiquilibrio se houver uma fuga de corrente.

Existem situações em que nos tentamos dividir a carga das 3 fases tentando obter um valor semelhante para cada uma. Isto ajuda a que o neutro obtenha o valor zero. Sempre que num sistema trifasico com neutro uma das fases tenha valores diferentes o neutro terá valor diferente de zero.

Sao situações diferentes.
Vivam.
Sr Icmmonteiro,
Nao é correcto o que afirma no primeiro paràgrafo; poderà haver desiquilibrio de fases SEM fugas de corrente.
O segundo paràgrafo confirma o que afirmei relativamente ao primeiro.


Cpm
A. Castro
Em que parte estou errado?

Desiquilibrio é desfasamento são coisas diferentes.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”