Diferencial dispara e não encontro motivo

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por ohmico »

Boas,

será que isto pode aludar a de uma vez por todas perceber o funcionamento do diferencial?

https://www.voltimum.pt/artigos/licoes- ... rotecnia-6

Ohmico


CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Neste topico, ninguém falou em desfasamento!
E o sr quem quem està a puxar esse assunto... e estamos de acordo que "desequilibrio e desfasamento sao coisas diferentes"...
lcmmonteiro Escreveu: 08 ago 2020, 15:27 O sistema trifasico de correntes so fica em desiquilibrio se houver uma fuga de corrente.
E isto que està errado!
Tenha cuidado com o que escreve, ou ainda vao acusà-lo de criar uma nova lei de electricidade, tal como fizeram comigo, relativamente à mecanica de fluidos...

Cps
A. Castro
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

Então se não se importar explique me como é que o diferencial vai atuar com 3 valores diferentes em cada fase.

Dou como exemplo um ID tetrapolar 15 + 15 + 15 + N

A linha 1 tem 10A

A linha 2 tem 4A

A linha 3 tem 14A

temos um desiquilibrio de fases com estes valores.

Diga me porque razão o ID vai atuar pela existência destes valores.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por CF,Lda »

lcmmonteiro Escreveu: 09 ago 2020, 22:05 Então se não se importar explique me como é que o diferencial vai atuar com 3 valores diferentes em cada fase.

Dou como exemplo um ID tetrapolar 15 + 15 + 15 + N

A linha 1 tem 10A

A linha 2 tem 4A

A linha 3 tem 14A

temos um desiquilibrio de fases com estes valores.

Diga me porque razão o ID vai atuar pela existência destes valores.
Vivam.
Sr Icmmonteiro, este exemplo é o que se passa nas habitaçoes com alimentaçao trifàsica com neutro!
Nao se vai passar nada! O ID vai-se manter tranquilamente na posiçao de ligado...
Uma pergunta: na sua opiniao, neste caso, qual serà o valor de corrente de neutro?

Cps
A.Castro
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

CF,Lda Escreveu: 09 ago 2020, 22:33
lcmmonteiro Escreveu: 09 ago 2020, 22:05 Então se não se importar explique me como é que o diferencial vai atuar com 3 valores diferentes em cada fase.

Dou como exemplo um ID tetrapolar 15 + 15 + 15 + N

A linha 1 tem 10A

A linha 2 tem 4A

A linha 3 tem 14A

temos um desiquilibrio de fases com estes valores.

Diga me porque razão o ID vai atuar pela existência destes valores.
Vivam.
Sr Icmmonteiro, este exemplo é o que se passa nas habitaçoes com alimentaçao trifàsica com neutro!
Nao se vai passar nada! O ID vai-se manter tranquilamente na posiçao de ligado...
Uma pergunta: na sua opiniao, neste caso, qual serà o valor de corrente de neutro?

Cps
A.Castro

Caro Castro.

Respondendo a este seu comentário sugiro que releia o tópico todo novamente e analise as minhas respostas.

Esta é a melhor resposta que tenho neste momento.

E acredite que estou a sorri enquanto escrevo pois por instantes pensei que tivesse escrito algo de errado (podia acontecer e sou humilde e admito os meus erros e quero aprender com quem tem mais conhecimentos) mas reparo que o erro é de sua interpretação.

No entanto aguardo a sua releitura e resposta qual terei todo o gosto em dar continuidade a discussão.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por jodsbrum »

É isso mesmo o que o CF,Lda diz <<e os desfasamentos>>. É que quando estamos com desequilíbrios de correntes mas estas estão mais ou menos em fase é uma coisa, mas quando estas estão desfasadas o caso muda de figura.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

Mais uma, vez eu creio não ter falhado em nenhum ponto da minha análise e partilha de observações.

De modo que ainda estou a espera que o colega que me chamou a atenção me indique onde eu errei.

Mas volto a chamar a atenção que só foi falado em desiquilibrio de cargas e nunca e em momento algum se falou de desiquilibrio de tensões.

Continuo a dizer que não há influência na acção do ID em desiquilibrio de cargas em fases ou seja independentemente dos valores em carga em qualquer fase o ID não irá atuar por esta razão. Existem influências diretas nos valores de neutro tal como já referi anteriormente.

Mas se alguém falar em desiquilibrio de tensão seja na fase que for aqui já é razão para o ID atuar.

As vezes acontecem falhas seja na escrita como na interpretação. Mas volto a chamar a atenção que só se falou em desiquilibrio de cargas e nunca de tensões.

CA estarei para dar continuidade às minhas respostas caso seja necessário.

Cumprimentos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por ohmico »

jodsbrum Escreveu: 15 ago 2020, 16:57 É isso mesmo o que o CF,Lda diz <<e os desfasamentos>>. É que quando estamos com desequilíbrios de correntes mas estas estão mais ou menos em fase é uma coisa, mas quando estas estão desfasadas o caso muda de figura.
Boas,

por acaso leu os postes anteriores, por ex:

https://www.voltimum.pt/artigos/licoes- ... rotecnia-6

Se tivesse lido já teria percebido o funcionamento do diferencial e não vinha falar em desfasamentos.

Ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Icmmontreiro, o sr fez esta afirmaçao:
por lcmmonteiro » sábado ago 08, 2020 3:27 pm

O sistema trifasico de correntes so fica em desiquilibrio se houver uma fuga de corrente.

E uma semana depois fez esta:
por lcmmonteiro » sábado ago 15, 2020 5:12 pm
...

Continuo a dizer que não há influência na acção do ID em desiquilibrio de cargas em fases ou seja independentemente dos valores em carga em qualquer fase o ID não irá atuar por esta razão. Existem influências diretas nos valores de neutro tal como já referi anteriormente.
Como uma afirmaçao contraria a outra, qual delas, do seu ponto de vista, é a verdadeira?

Cps
A. Castro
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por lcmmonteiro »

CF,Lda Escreveu: 15 ago 2020, 21:08 Vivam.
Sr Icmmontreiro, o sr fez esta afirmaçao:
por lcmmonteiro » sábado ago 08, 2020 3:27 pm

O sistema trifasico de correntes so fica em desiquilibrio se houver uma fuga de corrente.

E uma semana depois fez esta:
por lcmmonteiro » sábado ago 15, 2020 5:12 pm
...

Continuo a dizer que não há influência na acção do ID em desiquilibrio de cargas em fases ou seja independentemente dos valores em carga em qualquer fase o ID não irá atuar por esta razão. Existem influências diretas nos valores de neutro tal como já referi anteriormente.
Como uma afirmaçao contraria a outra, qual delas, do seu ponto de vista, é a verdadeira?

Cps
A. Castro
Explique por favor onde errei.

Vou tentar reformular o que disse tendo em conta a situação exposta.

O ID não atua no desiquilibrio de cargas ou seja se a fase 1 tiver 2 A a fase 2 6A e a fase 3 10A.

Falamos sempre em cargas e eu referi exactamente cargas e nunca tensão (pois aqui a situação é outra).

Quando disse o sistema trifasico de correntes não fica em desiquilibrio referi me a situação exposta onde existem 3 fases mais neutro e seguindo o exposto em comentários anteriores sobre o ID atuar só ficaria em desiquilibrio no caso de fuga de corrente que obrigaria automaticamente o ID a atuar.

Agradeço as suas observações e se por ventura disse algo errado agradeço que me explique onde falhei.

Cumprimentos
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Localização: Faro
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por fabio2gaspar »

Este tópico já não tem nada a ver com o início...mas como ninguém respondeu á pergunta eu vou tentar a minha sorte:)

-portanto, a corrente do neutro vai ser o somatório das correntes das fases! Será!?
Interruptor diferencial mede o diferencial, ou seja, a corrente que entra é igual á que sai e o que provoca o disparo é a diferença do que entra/sai superior ao calibre do ID.

Acho que a solução para o problema para o problema da pessoa que iniciou o tópico já foi respondido penso eu na segunda resposta....chamar um técnico qualificado e referir a necessidade de medir isolamentos e valores de terra. Nem todos os técnicos têm estes equipamentos por serem despendiosos, embora eu pense que sejam parte integrante do ser "técnico qualificado".
Um abraço a todos e não se "piquem":)
FGaspar
pereira 45
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 18 jun 2020, 20:00
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por pereira 45 »

Tive um problema semelhante a este e conseguir descobrir que eram o cabo de alimentação 40 portinhola para Cristina fuga de corrente e diferencial começa a acumular essa fuga de corrente consequentemente despara
Oliveira69
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 17 out 2011, 07:32
Localização: Montijo
Contacto:

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Oliveira69 »

O problema soa muito a uma ligação entre terra e neutro em um dos circuitos.
Já bateu todos os circuitos individualmente a ver se existe algum onde exista um problema de isolamento ou ligação "errada"?
Avatar do Utilizador
Jojosurfer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 02 jan 2024, 23:07
Profissão: Surfer
Localização: Surf

Re: Diferencial dispara e não encontro motivo

Mensagem por Jojosurfer »

Boa noite,
Preciso de contactar um tecnico qualificado na zona de Alcochete, para indentificar um problema semelhante!

Alguem pode partilhar o contacto?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”