Quadro dispara ao ligar PC

Responder
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Boa noite.

Tenho um novo computador (uma tower) com uma fonte de 1000W de potência.

Por vezes, ao ligar a fonte (sem ainda ligar o PC no botão on), o quadro dispara, obrigando-me a ligar o disjuntor disparado.

Faço.o sem problemas, mesmo com a fonte a on, e depois ligo o computador, também sem problemas.

O que pode estar a gerar esta situação do disparo do quadro apenas por ligar o seletor da fonte?

Acrescento que isto não sucede sempre que ligo o seletor. Apenas por vezes, sem, aparentemente, notar diferença (não tenho nada ligado ao mesmo tempo).

Obrigado pela vossa ajuda.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lcmmonteiro »

Qual o equipamento que atua no quadro? Disjuntor ou diferencial?

Independentemente de qual atua é bem provável. Que exista um defeito no computador ou no. Circuito para obrigar o equipamento a atuar.

Se for disjuntor poderá ser um pico elevado na fonte. Talvez alguma anomalia no transformador ou algum condensador em mau estado.

Se for diferencial terá que existir uma fuga de corrente nesse circuito que poderá existir na própria fonte ou em outro ponto do computador.
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

É um disjuntor com mais de 40 anos. Ainda é daqueles pretos com um botão que sai para fora quando o disjuntor dispara.

Há um outro pormenor.

Tenho o PC numa zona do quarto onde não tinha corrente. Então liguei uma extensão a uma outra extensão que, por sua vez, liga à tomada.

Mas a única coisa que está ligada naquela tomada é mesmo a série de extensões onde liga o computador. Mais nada.

E já experimentei ligar o computador sem mais nada na casa estar ligado (nem mesmo o frigorífico), e por vezes não há disparo, outra vezes já há.

Não consigo perceber o porquê disto.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por pedro caetano »

boas. isso de ter extensões não é bom, convem estar ligado numa tomada com fio de terra. esses dijuntores devem ser os dm da sipe, por vezes com o tempo começam a disparar por avaria, e pode ate disparar por algum equipamento mais moderno. pode ate não ser do pc. cump
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por nelmindo »

Se isso acontece na primeira vez que liga o computador, é normal. Tem uma fonte que o fabricante não se preocupou em colocar um "softstarter" no banco de condensadores da etapa anterior ao transformador.
O força uma ou duas vezes. O banco vai carregando nas tentativas, até deixar de consumir a elevada corrente que faz disparar o disjuntor.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por joao-pt »

Tal como o Nelmindo referiu, poderá ser esse o problema. Uma possível forma de o resolveres e até acrescentares alguma proteção, é com a instalação de uma UPS.
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Isso não acontece sempre da primeira vez que ligo o PC. Só acontece de vez em quando.

Isto é, há dias em que isso acontece. Há outros em que não.

Não consigo perceber o porquê.

Obrigado pela ajuda.
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Esqueci-me de dizer que a extensão elétrica que liga ao computador tem um interruptor e estabilizador de corrente. A outra extensão onde essa liga, não tem estabilizador, embora tenha interruptor.
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Boa tarde a todos.

Entretanto comprei uma UPS para tentar acabar com esta situação.

Realmente durante 48 horas liguei e desliguei o PC e nada aconteceu.

Qual o meu espanto quando esta manhã, depois de 12 horas sem o ligar, e sem mais nada ligado, quando liguei o interruptor de on/off da fonte (o que está atrás do PC), o quadro foi novamente abaixo.

Nem sequer liguei o PC propriamente dito. Foi apenas este interruptor, e com a UPS ligada.

O que poderá ser? Será mesmo do disjuntor que é muito antigo? Não consigo perceber.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por nelmindo »

lucianogomes Escreveu: 09 jul 2020, 12:16 Boa tarde a todos.

Entretanto comprei uma UPS para tentar acabar com esta situação.

Realmente durante 48 horas liguei e desliguei o PC e nada aconteceu.

Qual o meu espanto quando esta manhã, depois de 12 horas sem o ligar, e sem mais nada ligado, quando liguei o interruptor de on/off da fonte (o que está atrás do PC), o quadro foi novamente abaixo.

Nem sequer liguei o PC propriamente dito. Foi apenas este interruptor, e com a UPS ligada.

O que poderá ser? Será mesmo do disjuntor que é muito antigo? Não consigo perceber.
A UPS não iria resolver o problema, principalmente se for do tipo Offline/standby, que são o caso das UPS baratuchas.
Isso é um caso típico de Inrush current. Às vezes bastava colocar NTC nos circuitos, mas os fabricantes preferem rapar tudo o que podem, para otimizar o lucro.

https://www.newark.com/pdfs/techarticle ... torial.pdf
Anexos
Ametherm_PPT_FEB07_REV6DistyTutorial.pdf
(175.95 KiB) Transferido 68 vezes
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Obrigado pela resposta nelmindo.

Não tenho conhecimentos técnicos. Pode-me explicar o que significa Inrush current, e como posso ultrapassar esse problema?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por nelmindo »

lucianogomes Escreveu: 10 jul 2020, 10:45 Obrigado pela resposta nelmindo.

Não tenho conhecimentos técnicos. Pode-me explicar o que significa Inrush current, e como posso ultrapassar esse problema?

Obrigado.
"Inrush current" é o mesmo que "corrente de arranque". Poderia considerar um defeito construtivo, mas normalmente os fabricantes levam esta questão de custos ao limite e cumprindo a legislação ao mesmo tempo.
Ultrapassar o problema junto do equipamento não é recomendado. Necessita de conhecimentos técnicos elevados, e provavelmente iria invalidar garantias.
Pode tentar na instalação, mas neste caso também é recomendado um técnico para que faça a analise. Pode passar por colocar um disjuntor do tipo D ou no limite passar o disjuntor para o calibre seguinte. Mas repito, estas possíveis soluções apenas podem ser tomadas, quando um técnico analisar e assumir que pode optar em segurança.
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Obrigado pela resposta nelmindo.

Desde já quero agradecer-lhe a sua resposta.

Será que uma daquelas extensões com surge protection não poderá ajudar a resolver o problema?

Claro que nunca seria o mesmo que uma intervenção técnica mais apurada.

Os melhores cumprimentos.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por nelmindo »

lucianogomes Escreveu: 10 jul 2020, 23:24 Obrigado pela resposta nelmindo.

Desde já quero agradecer-lhe a sua resposta.

Será que uma daquelas extensões com surge protection não poderá ajudar a resolver o problema?

Claro que nunca seria o mesmo que uma intervenção técnica mais apurada.

Os melhores cumprimentos.
As extensões com "surge protection" é para proteger contra picos de tensão (volts) e aquilo que está a ter é picos de corrente (amperes). São grandezas diferentes, logo remédios diferentes.
lucianogomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 29 jun 2020, 23:55
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro dispara ao ligar PC

Mensagem por lucianogomes »

Obrigado pela explicação Nelmindo.

Os melhores cumprimentos.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”