Dcp dispara

Responder
Mal descarnado
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 20 out 2018, 01:06
Localização: Figueira da Foz

Dcp dispara

Mensagem por Mal descarnado »

Boa tarde. Um cliente meu sempre usou um aparelho de soldar ligado sempre à mesma tomada e nunca houve problemas. Há uns dias atrás o dcp desligou e nao foi mais possível ligá-lo. Queimou. Foi substituído pela EDP. Acontece que mesmo com este novo dcp, se o cliente estiver a usar o aparelho de soldar, o dcp dispara também consecutivamente. Dá para uns pingos de soldadura e vai abaixo.
Instalação 10,35KVA trifásico. Aparelho monofasico. A minha dúvida :
Será que os condutores que estão antes do disjuntor diferencial do QE levaram um esquentamento e acabaram por encostar e fazer curto circuito cada vez q se utiliza o aparelho? Se sim, como posso resolver a situação para substituir estes condutores? Terei q pedir para desselar o contador e o cofré. Como entrego a declaração de responsabilidade de desselagem? É que nunca fiz e estou com dúvidas
Muito obrigado


Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Dcp dispara

Mensagem por Duende »

Boa tarde,

O QE tem algum ID a montante do DCP? Estando o QE devidamente protegido e seccionado, o DCP só deverá desarmar em caso de consumo excessivo ao contratado.

Cumprimentos
Mal descarnado
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 20 out 2018, 01:06
Localização: Figueira da Foz

Re: Dcp dispara

Mensagem por Mal descarnado »

Duende Escreveu: 22 mai 2020, 14:27 Boa tarde,

O QE tem algum ID a montante do DCP? Estando o QE devidamente protegido e seccionado, o DCP só deverá desarmar em caso de consumo excessivo ao contratado.

Cumprimentos
Obrigado.
Não tem ID a montante do dcp.
O dcp é de 3x15A. O disjuntor diferencial é tetrapolar de 25A e 30mA e está a funcionar bem. O que me admira é q até agora nunca disparava e neste momento dispara. Daí eu pensar que poderão ser condutores muito próximos e com o aquecimento do fio, dispare por curto
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dcp dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. podera ter-se tornado sensivel como é de 15a, e como periodicamente soldam ele tem tendencia para se tornar sensivel. os que são colocados agora teem pouca tolerançia. cump
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Dcp dispara

Mensagem por Duende »

pedro caetano Escreveu: 22 mai 2020, 15:00 boas. podera ter-se tornado sensivel como é de 15a, e como periodicamente soldam ele tem tendencia para se tornar sensivel. os que são colocados agora teem pouca tolerançia. cump
Boa noite,

Pode efectivamente, o DCP ser mais sensível, ou também, poderão estar as fases desequilibradas. No circuito dessa fase, onde está ligada a máquina de soldar não se encontra mais nenhum equipamento a ligado?

Cumprimentos
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Dcp dispara

Mensagem por justme »

Boas,

mas afinal o que dispara atualmente: o ID ou o DCP?

-Se o primeiro use um megaohmimetro (Mega)

-Se o segundo use a pinça amperimétrica

-Já tentou outra tomada?

Até já
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Dcp dispara

Mensagem por Faiante »

Bons dias meu caro " Mal descarnado"

Embora a minha resposta chegue com dois meses de atraso - caso ainda não tenha detetado o problema, permita-me que lhe dixe um pequeno
contributo para este seu problema!

Então aqui vai:

Embora tecnicamente os disjuntores apresentem o mesmo número de regulação, isso não significa que o disjuntor inicial não apresente uma curva
de disparo superior ao disjuntor substituído.
Isto porquê?

Porque os calibres serão diferentes, logo as margens de proteção também o serão:

Vejamos então um exemplo prático do que digo.
Gama dos disjuntores monofásicos (conhecidos na esfera EDP,por limitadores de potência)- começo em 5; 10; 15; 20; 25 e 30 amperes.
Gama dos limitadores potência Trifásicos (DCP) - começo em 10; 15; 20; 25; 30; 40; 50 e 60 amperes.

Ora um disjuntor calibrado a 15 amperes, de determinado fabricante, não será o mesmo que um disjuntor que seja calibrado com os mesmos 15A.
de outro marca ou fabricante diferente, logo as curvas de atuação também serão diferentes, daí o disparo que menciona.

Para que o cliente tenha as mesmas coisas ligadas, sempre que se proceda a uma mudança de equipamento, este deve apresentar as mesmas
grandezas elétricas, isto é - deverá ser substituído por um equipamento da mesma tipologia construtiva.
Sendo que talvez por estas e por outras é que as empresas distribuidoras estão a retirar os DCP e a substituir pelos chamados contadores
inteligentes, os quais, permitem uma série de vantagens para o distribuidor de rede.

Este processo, irá continuar com a apresentar os mesmos defeitos, caso o contador substituto não seja do mesmo fabricante.

Espero ter contribuído para esclarecer a sua dúvida.

CPtos

JAG
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”