Carregar Veiculo Eléctrico...

K1ck09
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 28 dez 2019, 00:13
Localização: Portugal

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por K1ck09 »

Venho mais uma vez vos dar aqui um update.
Após ter pedido. novamente, a outro electricista que viesse cá, este não apareceu...

Entretanto por mera curiosidade fiz o seguinte, peguei no cabo que vem da vareta de cobre que faz de terra e liguei directamente a ficha em que ligo o carregador. O carro rejeita o carregamento e desliga se do carregador, liguei pela ficha OBD e nos parâmetros de carregamentos diz que "Ground Resistance: 650 Ohms". Obviamente que o carro não gosta deste valor mas porquê uma resistência tão alta? Mau terra?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por Mário »

Boas
Antes de fazeres mais invenções, em que possas criar um acidente, não mexas em mais nada.

Já desligou o terra, possivelmente tornou a ligar.

Aconselho os membros do fórum a terem cuidado com as informações dadas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
K1ck09
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 28 dez 2019, 00:13
Localização: Portugal

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por K1ck09 »

Mário Escreveu: 09 jan 2020, 19:45 Boas
Antes de fazeres mais invenções, em que possas criar um acidente, não mexas em mais nada.

Já desligou o terra, possivelmente tornou a ligar.

Aconselho os membros do fórum a terem cuidado com as informações dadas.

Cump.
Mário
Não percebo o que pretende com esta resposta mas penso que acha que eu ando para aqui a mexer sem qualquer tipo de consciência do que possa acontecer. Eu removi esse fio terra pois sei que o edifício tem outros tantos ligados e verifiquei que realmente continuou a haver terra. Agora perigo? Perigo é aquela instalação de elétrica que é tudo ligado a todo o lado com qualquer tipo de cabo e muitas vezes sem disjuntores e diferenciais. Isso sim é um perigo. E não precisei que você me disse se que era perigoso...
Eu vim fazer um conjunto de questões, quem achar que deve responder, que responda que eu agradeço.
Não tenho culpa que o meu senhorio se esteja a c*gar para o que a instalação tem ou deixa de ter, "bem vindo a Portugal". Ainda lhe digo mais, muito daqueles disjuntores e diferenciais que la estão, sairam do meu bolso assim como cabos e etc pois zelo pelo que nao aconteca nada de mal aos bens materiais que lá se encontram.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por rnbc »

Não se chateeim uns com os outros que não vale a pena.

600 e tal Ohm de resistência de terra não é bom... basta pensar que com uma corrente de 30mA em cima disso tens um potencial de 18 Volts.

Essa instalação precisa de ser revista. Se tens acesso a um quintal podes fazer uma terra como deve ser, mas provavelmente o neutro tem problemas também. E as fases idem, mas essas desde que tenham vagamente uma sinusoide, com fontes comutadas a coisa até funciona.

Há nenhuma entidade que se possa chamar para intimar o senhorio a ter de reparar a instalação elétrica? Tipo inspeção do gás?...
K1ck09
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 28 dez 2019, 00:13
Localização: Portugal

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por K1ck09 »

rnbc Escreveu: 09 jan 2020, 21:40 Não se chateeim uns com os outros que não vale a pena.

600 e tal Ohm de resistência de terra não é bom... basta pensar que com uma corrente de 30mA em cima disso tens um potencial de 18 Volts.

Essa instalação precisa de ser revista. Se tens acesso a um quintal podes fazer uma terra como deve ser, mas provavelmente o neutro tem problemas também. E as fases idem, mas essas desde que tenham vagamente uma sinusoide, com fontes comutadas a coisa até funciona.

Há nenhuma entidade que se possa chamar para intimar o senhorio a ter de reparar a instalação elétrica? Tipo inspeção do gás?...

Para fazer uma terra como deve ser, devo meter a vareta no chão a alguma profundidade específica? É que tenho na parte de trás um pequeno espaço onde não tem nada, so terra.

A instalação tem de ser revista sim senhora, ate lá vou tentando por disjuntores e mudar os cabos para espessuras corretas...

Penso que a unica maneira seria mesmo vir ca um tecnico ou engenheiro nestas coisas e por tudo direito e depois apresentar a conta ao senhorio.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por rnbc »

Dependendo do solo para fazer uma terra como deve ser pode bastar enterrar uma vareta 30-40cm no chão (se for tipo pântano) ou então podes ter de enterrar várias a uma profundidade considerável e regar o chão regularmente, se for tipo deserto ou o solo for rochoso.

Só medindo a resistência de terra e fazendo algumas experiências é que se pode determinar como fazer uma boa terra num determinado sítio.

Eu tenho uma para fazer em casa e para já está meio atamancada. Mas um dia destes vou ter de lançar mãos à obra... já percebi que vou no meu caso ter de enterrar umas 3 ou 4 varetas até 2 metros de profundidade para ficar com 100 Ohm mesmo no verão quando a terra está seca... Não me apetecia cavar e furar, mas vai ter de ser :roll:
K1ck09
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 28 dez 2019, 00:13
Localização: Portugal

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por K1ck09 »

rnbc Escreveu: 09 jan 2020, 22:09 Dependendo do solo para fazer uma terra como deve ser pode bastar enterrar uma vareta 30-40cm no chão (se for tipo pântano) ou então podes ter de enterrar várias a uma profundidade considerável e regar o chão regularmente, se for tipo deserto ou o solo for rochoso.

Só medindo a resistência de terra e fazendo algumas experiências é que se pode determinar como fazer uma boa terra num determinado sítio.

Eu tenho uma para fazer em casa e para já está meio atamancada. Mas um dia destes vou ter de lançar mãos à obra... já percebi que vou no meu caso ter de enterrar umas 3 ou 4 varetas até 2 metros de profundidade para ficar com 100 Ohm mesmo no verão quando a terra está seca... Não me apetecia cavar e furar, mas vai ter de ser :roll:
Qual séria a resistência desejada? Abaixo dos 100 Ohms?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por lcmmonteiro »

Atenção à corrente de passo. O topo da vareta deve estar no minimo a 60 cm do pavimento.

O valor ideal sera o mais proximo do zero. No entanto nao deve exceder os 100 ohms.

E preciso analisar o tipo de solo existente e realizar medicoes por forma a entender qual o tipo de instalação necessária para obter o valor mais baixo possível.

Entretanto tente arranjar forma de analisar a sua instalação para perceber quais as intervenções necessárias independentemente de quem e o responsável pela mesma. O quanto antes por forma a evitar acidentes.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por Mário »

Boas " K1ck09"
Contacta a https://www.analitica.pt/?gclid=EAIaIQo ... gLRNPD_BwE
para fazer uma Inspeção electrica à instalação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por ohmico »

Boas,

não param com a telenovela, até já recomendam eléctrodos de terra com 30 ou 40cm.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por Mário »

Por isso é que escrevi para o pessoal ter cuidado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por Mário »

Tópico fechado.

Team Apoio
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”