Diferencial dispara intempestivamente

Responder
Avatar do Utilizador
Ricknova
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 14 dez 2019, 13:00
Localização: Viana do castelo

Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por Ricknova »

Sou novato neste andança de electricidade e preciso de ajuda.
Tenho um quadro com um ID diferencial tetrapolar tipo AC 300mA 40A que está esporadicamente a disparar. Medi o neutro e terra com os circuito todos activos e tenho uma tensão de 5 v de uma corrente de fuga de 20mA . Desligados tenho 0 v e 0mA .
Esta tensão e fuga de corrente é possível de ser eliminada ?
O ID dispara sem estar ligado á terra , com posso resolver a situação? Se trocar para ID tipo A/HI resolve o problema?

Agradeço a vossa ajuda obrigada


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por joao-pt »

Em princípio é possível eliminares parte desses 20mA mas o problema não são esses 20mA, são os mais de 300mA que fazem o diferencial disparar. Tens de identificar o circuito e equipamento que estão a provocar o disparo. Não troques o diferencial a não ser que tenhas a certeza que o mesmo está com problemas, existem equipamentos de teste para averiguar isso.
bbs918
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 14 dez 2019, 16:43
Localização: Porto

Re: Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por bbs918 »

O ID vai sempre disparar quando tiveres uma passagem à terra. O facto de teres a terra desligada no QE e o ID disparar, indica que a malha de defeito se está a fechar em qualquer ponto de equipontencializacao da estrutura do.edificio ou da instalação. Não tiras dai nenhuma conclusão. É procurar o circuito que alimenta o equipamento em defeito.

A instalação é habitação, industria, apartamento?

tenta perceber tambem o seguinte.
A resistência de terra é baixa?
O neutro está bem aterrado?
As fases estão equilibradas?
Quando fizeste medições existia algum equipamento ligado, mas em stand-by? Tipo um AC ou o compressor de um frigorífico?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por Faiante »

Boa tarde meu caro " Ricknova"

1º Pergunta - Já deste com o gato? Isto é, com o problema?

2º Se sim, não leias mais apenas deves postar o que estava a acontecer para que todos nós saibamos o que se estava a passar por aí.

3ª Caso essa anomalia ainda persista, penso que tens um problema com o neutro da rede ou do transformador caso seja PTC, Também conhecido
por PT de cliente.

4º Se a anomalia não for do condutor de neutro menos que 230 Volt, tens uma terra deficitária, cujo valor supera o sistema de defeito à terra.
Daí, o desarme do ID.

5º A medição que efetuaste, com o ID em aberto, dá-te sempre a indicação de zero. pois não há circulação de intensidade, logo 0 Volt.

6º Para encontrares esse potencial defeito, deves com o ID em aberto verificar entre o neutro de entrada antes do ID e a terra da instalação.

Mede, também entre a fase e a terra, Verifica qual o potencial que aparece no displey do aparelho. Se o valor se mantiver nos 230 ou por aí
perto, então o problema será com a falta de neutro.


Espero ter ajudado amigo


Cptos

JAG
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por justme »

Boas,

sendo um post antigo não vou comentar a menos que o seu autor (ou outro) mostre interesse.

Corrijo apenas uma pequena imprecisão:

o Diferencial dispara antes da corrente de defeito atingir o valor da sua sensibilidade, não depois.

Um abraço
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”