Diferencial dispara intempestivamente

Responder
Avatar do Utilizador
Ricknova
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 14 dez 2019, 13:00
Localização: Viana do castelo

Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por Ricknova »

Sou novato neste andança de electricidade e preciso de ajuda.
Tenho um quadro com um ID diferencial tetrapolar tipo AC 300mA 40A que está esporadicamente a disparar. Medi o neutro e terra com os circuito todos activos e tenho uma tensão de 5 v de uma corrente de fuga de 20mA . Desligados tenho 0 v e 0mA .
Esta tensão e fuga de corrente é possível de ser eliminada ?
O ID dispara sem estar ligado á terra , com posso resolver a situação? Se trocar para ID tipo A/HI resolve o problema?

Agradeço a vossa ajuda obrigada


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por joao-pt »

Em princípio é possível eliminares parte desses 20mA mas o problema não são esses 20mA, são os mais de 300mA que fazem o diferencial disparar. Tens de identificar o circuito e equipamento que estão a provocar o disparo. Não troques o diferencial a não ser que tenhas a certeza que o mesmo está com problemas, existem equipamentos de teste para averiguar isso.
bbs918
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 14 dez 2019, 16:43
Localização: Porto

Re: Diferencial dispara intempestivamente

Mensagem por bbs918 »

O ID vai sempre disparar quando tiveres uma passagem à terra. O facto de teres a terra desligada no QE e o ID disparar, indica que a malha de defeito se está a fechar em qualquer ponto de equipontencializacao da estrutura do.edificio ou da instalação. Não tiras dai nenhuma conclusão. É procurar o circuito que alimenta o equipamento em defeito.

A instalação é habitação, industria, apartamento?

tenta perceber tambem o seguinte.
A resistência de terra é baixa?
O neutro está bem aterrado?