Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

OK
Obrigado a ambos.
Depois actualizo com conclusão final.

Cumprimentos
Paulo


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por Gil82 »

Boas"

"
Suspeito que possa ser do condutor terra do edifício mas como já tivemos outras experiências fora do comum nesta casa (ex1: existia um cabo que vinha do nosso quadro e que ia fornecer energia a um motor de água do vizinho e que entretanto já desliguei da derivação que havia no sotão
"

Só isto já dava para me preocupar à séria e bater toda a instalação e verificar todos os consumos!! :shock:

Quanto aos disparos também já os tive na minha casa e resolvi com a separação de circuitos e instalação de mais diferenciais.


Cumps!
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

Pois eu tenho verificado de perto as contas mensais assim como dado sempre a contagem real.
Inicialmente tinha contas altas mas tem andado em valores mais razoáveis (3 pessoas +/- 40 €) e vai-se deixando andar.
Só quando acontecem anomalias estranhas como esta do forno do vizinho provocar falha de luz em minha casa é que motiva a explorar mais a situação.

Só não chamei ninguém para fazer a verificação da instalação por razões monetárias e porque da última vez que vieram fazer medições para ver se o diferencial seria demasiado sensível (mo de cerca de 1 hora) ficou caro, ficou de o trocar e não regressou até à data. :roll:

Cps
Paulo
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

Olá,

Em Setembro o interruptor diferencial 607166 NIP 2P classe AC tipo BPC240/030 foi trocado por um (aparentemente menos sensível) e nunca mais tive as anomalias que referi no posto original! :)

Cumprimentos e obrigado a todos
Paulo
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por joao-pt »

A instalação só tem um diferencial e foi alterado para um de menor sensibilidade?
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por L.Sousa »

joao-pt Escreveu: 14 nov 2019, 15:13 A instalação só tem um diferencial e foi alterado para um de menor sensibilidade?
Devem ter colocado um de 300mA, mas realmente eu não dormia descansado sem ver essa instalação toda como deve de ser...
Para mim também falta aí proteção e essa de ter um cabo oculto a servir um motor do vizinho..... :shock: :shock: :shock:
L.Sousa
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

joao-pt Escreveu: 14 nov 2019, 15:13 A instalação só tem um diferencial e foi alterado para um de menor sensibilidade?
Olá João sim... para alguém que pouco percebe fiquei descansado por nunca mais ter quebras de energia!
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

L.Sousa Escreveu: 15 nov 2019, 13:03
joao-pt Escreveu: 14 nov 2019, 15:13 A instalação só tem um diferencial e foi alterado para um de menor sensibilidade?
Devem ter colocado um de 300mA, mas realmente eu não dormia descansado sem ver essa instalação toda como deve de ser...
Para mim também falta aí proteção e essa de ter um cabo oculto a servir um motor do vizinho..... :shock: :shock: :shock:
acertou em cheio ( foto anexo) que tipo de riscos existem ? (o cabo oculto é uma ligação que está no r/c no quadro geral das duas casa)
Anexos
IMG_20190910_204120.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por joao-pt »

Quem fez a substituição do diferencial não explicou porque a fez e qual a função de um diferencial? Presumo que quem fez essa substituição trocou e disse que assim já não disparava, não explicando mais nada.

Os diferenciais estão instalados para proteger as pessoas, reduzir a sensibilidade de um diferencial pode resultar em se deixar de dar proteção a pessoas. Existia espaço no quadro para pelo menos manter alguns circuitos a 30mA.
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por MPChambel »

O DCP realmente parece tetrapolar, mas o diferencial que diz que dispara é bi.Esse diferencial de 30 é muito sensível,qualquer coisa o faz disparar ( ainda bem ).Terá que procurar o erro na sua instalação.E já me aconteceu em instalações em que a coluna é comum um quadro vizinho fazer disparar uma outro diferencial.A minha opinião é que está perante um caso difícil de resolver à distância,podemos estar todos certos e todos errados.Tem painel solar com resistência ou termoacumulador ? Pode estar aí o problema......mas será que é isso ? Procure um electricista,é um caso vago que só ele poderá analizar.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por Faiante »

Boas tardes meu caro "voopoo"

Apesar de só agora ter reparado no seu comentário, e de este se apresentar como publicado no ano de 2019, tendo em conta tudo o que li, permita-
me perguntar-lhe como resolveu esses disparos intempestivos do interruptor diferencial em causa?

Até à data presente, ainda não vi nada escrito sobre esse tipo de ocorrência, certamente que já terá resolvido a contento. Isto, tendo em atenção o
tempo que já passou, sem que houvesse da sua parte informação adicional a dar conta de como a sobredita foi resolvida.

Permita-me, antes de mais que esse tipo de anomalia, apesar de não ser muito frequente acontecer pode vir a manifestar-se caso exista, no Q.E.
protecção aos circuitos assegurada por disjuntores unipolares, mantendo-se os neutros e condutores de terra, ligados em barramentos diferentes.

Quando na outra instalação houver apenas um corte no disjuntor unipolar, dado que tanto o neutro como o condutor de terra continuam
ligados ao aparelho, ocorre uma passagem à terra.
Isto porquê ?
Porque se trata de um aparelho cuja alimentação, regra geral se faz através de um transformador de redução e tensão.
Ora nestes casos, entram no circuito primário fase e neutro e na saída do secundário do transformador apenas a fase e o GND ou graund (terra)
derivado do termo inglês chão ou solo.

Certamente que o equipamento em causa será composto por uma estrutura onde imperam componentes electrónicos.
Ora bem, aqui chegados, importa ressalvar o seguinte:

Quando existe uma maior intensidade a circular pelo neutro, um dos componentes electrónicos, inverte a sua polarização, originando, uma
passagem à terra (fuga de corrente ou defeito à terra), fazendo com que o ID actue. Porque os diferenciais operam graças ao princípio básico
em que IF é igual a IN , como as bobinas são idênticas não há excitação no núcleo, logo será zero (0) e nada acontece. No caso de fuga ou como
atrás descrito nesse caso IF será diferente IN. Nesta condição, em que IF-IN > Ir ( intensidade de regulação do diferencial, o fluxo originado na
bobina excita-a, fazendo actuar sobre o circuito disparador que desliga o interruptor diferencial.

Certamente que nem sempre isso acontecia, apenas se verificando devido ao equipamento estar em avaria e desligada a fase no Q.E, mas,
mantendo o neutro e o condutor ligados ou então, terá havido um corte de energia ao vizinho.

Esta anomalia, só foi possível existir, graças ao facto dos disjuntores não serem de corte simultâneo entre fase e neutro (bipolares), mas sim
de corte unipolar em que apenas corta a fase.

Espero ter ajudado a compreender um pouco este tipo de anomalias, as quais, serão de difícil resolução, até para os profissionais desta nobre arte.


Cptos

JAG
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por justme »

Olá,
Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho
por Faiante » 19 mai 2020, 17:46

Boas tardes meu caro "voopoo"

Apesar de só agora ter reparado no seu comentário, e de este se apresentar como publicado no ano de 2019, tendo em conta tudo o que li, permita-
me perguntar-lhe como resolveu esses disparos intempestivos do interruptor diferencial em causa?

Até à data presente, ainda não vi nada escrito sobre esse tipo de ocorrência, certamente que já terá resolvido a contento. Isto, tendo em atenção o
tempo que já passou, sem que houvesse da sua parte informação adicional a dar conta de como a sobredita foi resolvida. ...


...Em Setembro o interruptor diferencial 607166 NIP 2P classe AC tipo BPC240/030 foi trocado por um (aparentemente menos sensível) e nunca mais tive as anomalias que referi no posto original! :)

Cumprimentos e obrigado a todos
Paulo...
Até já
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por justme »

Boas,

fazendo uma correçãozinha:
...Ora nestes casos, entram no circuito primário fase e neutro e na saída do secundário do transformador apenas a fase e o GND ou graund (terra)
derivado do termo inglês chão ou solo. ...
em inglês escreve-se: GROUND

Um abraço
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por Faiante »

Boas amigo "justme"

Desculpe-me por ter invadido a sua privacidade com esta MP.
Apena quero apresenta-lhe as minhas desculpas pelas incorreções cometidas aquando das postagens.
Isto é o que dá pensarmos bem e escrevermos mal.

Todavia, aqui fica o meu obrigado pela sua devida correção em ambas as postagens.
Sinto-me muito honrado em saber que pessoas como o senhor ainda, cultivam gosto pela leitura, e porque não dizê-lo também o gosto pelo
ramo da física onde se inclui a eletricidade.

O meu bem haja, pelas correções produzidas na hora certa.

Cptos

JAG
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por justme »

Olá faiante,

eu é que peço desculpa pela intromissão nos seus posts e agradeço a partilha e exposição sempre muito completa dos seus conhecimentos...

Um abraço
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”