Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Há alguma técnica que possa facilitar a identificação de cada um dos condutores de neutro para além de desligar um a um e ver o que ficou desligado? :) (como já não tenho trifásica, já não há problema de neutro interrompido)

Como tinha um único barramento de neutro, não houve necessidade de identificar cada um dos condutores de neutro dos aparelhos, tomadas, etc, mas agora para separar os neutros em 3 barramentos diferentes vai ser preciso fazer isso.

Vou aproveitar para colocar etiquetas em cada um dos condutores de neutro, mas imagino que descobrir a origem de cada condutor manualmente, um a um, seja uma tarefa dantesca.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por Mário »

Boas

É fácil! com um GPS sabes logo onde está. :lol:
Agora a sério, no circuito de tomadas, com todas desligadas e nada ligado a elas, vais ligar uma lampada normal e no quadro vais medir a resistência, outra hipótese é na tomada chantas o terra com o neutro e ficas a saber qual é o neutro no quadro com o multimetro.
Tambem há uns geradores de sinal, mas é mais para quem usa diariamente.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ernestiny
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 dez 2018, 23:22
Localização: Sintra

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ernestiny »

se calhar ele dispara apenas por excesso de corrente, não por defeito da instalação.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Creio que não terá sido por aí: mesmo juntando todos os dispositivos que à data tinha experimentado ligar em simultâneo e que faziam disparar o diferencial, não era suficiente para ultrapassar o limite de corrente do diferencial.
Além disso tenho a ideia de que um interruptor diferencial não dispara por excesso de corrente (a especificação de corrente de um diferencial não é apenas o limite para o bom funcionamento?).

Bem, de qualquer modo e depois de muitas das boas dicas que aqui me deram, o problema ficou resolvido. Tive de desistir da ideia inicial de ter pelo menos 3 circuitos diferentes com diferenciais de 30mA cada porque tratando-se de uma revisão de um quadro já feito, alguns dos condutores já não eram compridos o suficiente para chegarem a barramentos de neutro distintos e mudar os disjuntores de sítio para fazer os grupos.
A solução passou por criar um circuito com tudo o que é mais sensível (iluminação e tomadas de WC's, máquinas de lavar e secar roupa e tomadas de cozinha) que ficaram sob um diferencial de 30mA e a restante instalação da casa ficou sob um diferencial de 300mA num outro circuito (com 2 barramentos de neutro independentes, portanto). A montante ficou um interruptor geral.
Desde então nunca mais tive problemas.
Última edição por nfh em 01 jan 2019, 22:43, editado 1 vez no total.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por joao-pt »

ernestiny Escreveu: 01 jan 2019, 17:51 se calhar ele dispara apenas por excesso de corrente, não por defeito da instalação.
Estamos a falar de um interruptor diferencial e não de um disjuntor.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”