Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Recentemente solicitei à EDP Distribuição a alteração do meu serviço de eletricidade de trifásico para monofásico. Os técnicos da EDP fizeram as alterações ao contador, nomedamente o corte de dois condutores de fase (que ficaram sem efeito), bem como no quadro (chuntaram as fases no disjuntor principal).

Enquanto a instalação esteve a funcionar com alimentação trifásica, nunca tive problemas, mas agora com esta reconfiguração, por alguma razão um dos dispositivos numa das antigas fases está a fazer disparar o disjuntor principal (o que tinha as 3 fases à entrada).

Há alguma explicação para este problema ter passado a acontecer com a instalação monofásica e que não se manifestava com trifásica?

Já agora, a questão da potência não é aplicável, porque a instalação ficou para já com 10.35kVA monofásicos.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Pode colocar uma fotografia do dispositivo que está a disparar?


Cumps!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Neste caso é um ar condicionado (um multi split que está ligado a 3 máquinas interiores).

Estava tudo a funcionar corretamente até que depois de toda a instalação estar OK em monofásico se ligou o diferencial.

De qualquer modo a minha questão é se é possível haver algum problema na instalação elétrica que possa ser mascarado quando o fornecimento é trifásico (logo os circuitos estão distribuídos ao longo de 3 fases) e que se revele no momento em que a instalação passa a monofásica.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Pode colocar fotografias do que está a disparar? Pela explicação já fiquei com mais dúvidas. Se antes era o geral agora já fala no diferencial.
Não leve a mal, mas com fotografias será mais fácil de ver o que poderá estar a ocorrer.


Cumps!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Quando se refere ao dispositivo, é ao que está no quadro de eletricidade? Se é isso, logo que possível eu partilho uma fotografia, ou transcrevo o modelo do dispositivo.

A confusão entre o "geral" e "diferencial" é mesmo desconhecimento da minha parte. Eu não tenho um corte geral "à moda antiga" na minha casa, dado que o eletricista optou por não instalar esse dispositivo porque o contador é dos mais recentes que faz o corte em função da potência utilizada.
Referi-me a diferencial porque deduzi que é esse o equipamento em causa: salvo erro tem 4 entradas (3 fases e neutro).

Logo ao final do dia atualizo esta discussão.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Ok, como prometido: o que está em causa é mesmo um interruptor diferencial. É um CDC 440P da Hager.

Até então as 3 entradas de fase tinham 3 condutores diferentes que vinham do exterior (cinza, preto e castanho), um para cada fase do circuito trifásico. Entretanto manteve-se apenas um dos condutores ligado numa das entradas do diferencial, com as restantes duas entradas chuntadas à primeira (dois chunts 1 --> 2 e 2 --> 3) com um condutor de igual diâmetro.

O equipamento que parece estar a causar problemas está ligado a um disjuntor simples (um Hager MW116 C16), mas esse disjuntor nunca chega a disparar, é o diferencial que dispara sempre.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. não sera os shunts que estao mal feitos no diferencial?
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Se fosse isso, não haveria falha de corrente em todos os dispositivos das fases que estão chuntadas? É que no conjunto de circuitos onde está o aparelho de AC (que pertenciam a uma das fases do trifásico) existem outros que estão a funcionar corretamente.

O que o técnico da EDP fez foi basicamente aplicar dois U feitos com cabo (creio que de 10mm2) nos conectores onde dantes entravam as fases 2 e 3. Nas saídas do diferencial nem se mexeu.

De qualquer forma amanhã vai lá o eletricista que fez toda a instalação elétrica averiguar o que se passa, mas se entretanto tiverem alguma sugestão, digam.

O que eu estranho mais é um problema manifestar-se ao passar a instalação para monofásico. Sinceramente contava mais com problemas a passar de monofásico para trifásico do que nesta situação.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. desculpa insistir mas pergunto o diferencial é trifasico e nele so liga uma fase é isso? se sim pergunto se ligou a fase no 1 e sai no 2 e shuntou o 2 com o 4 e volta a shuntar o 3 com o 5 a saida é no 6 para os circuitos. a fase tem de percorrer o diferencial se não dispara. se for isto esta é a solução pois tenho feito isto. diga-me cump
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

Sim, exato, o diferencial é trifásico.

O diferencial tem 4 entradas e 4 saídas:
- Entradas: 1 (N) | 3 (F1) | 5 (F2) | 7 (F3)
- Saídas: 2 (N) | 4 (F1) | 6 (F2) | 8 (F3)

A entrada da única fase que vem do exterior é feita no borne 3.

Os chunts estão feitos nos bornes de entrada: um chunt a unir os bornes 3 e 5 e outro chunt a unir os bornes 5 e 7.

Nas saídas 4, 6 e 8 saem as ligações aos conjuntos de disjuntores que antigamente distribuíam a carga pelas 3 fases. Nesses disjuntores não se fez nada.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parece estranho a EDPD fazer essa alteração de trifásico para monofásico sem que fosse previamente por parte do cliente trocado o Interruptor Diferencial existente para monofásico.
Trata-se de um requisito obrigatório da parte do cliente, e o Técnico ao serviço da EDPD não deveria ter procedido a tal alteração sem que a Instalação Elétrica estivesse adequada para alimentação em monofásico.
Cpts.
Energy
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. o que acho estranho é o diferencial agora disparar. não sei se essas ligaçoes fazem diferença , pois eu nunca liguei assim e o que consta deve ligar-se como lhe disse as outras 2 fases estão desativadas devem ser desligadas e isoladas ficando apenas uma a percorrer o dijuntor desde o 3 nesse caso ate ao 7 saindo no 8. não estou outro problema dele disparar agora, isto as vezes tem manias cump
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por nfh »

@ENERGY, foi inclusivamente o técnico que se ofereceu para fazer a alteração no interior da moradia. Eu pensava que era necessário trocar o diferencial trifásico por um monofásico, mas ele garantiu que bastaria chuntar as fases no diferencial para que tudo ficasse ok.

@pedro caetano, pode ser que seja esse o problema. Como referi, neste momento está feito de forma a que a única fase existente entra nos 3 bornes destinados a fases e a ligação da fase aos 3 conjuntos de circuitos que estavam antigamente separados fisicamente é feita nas 3 saídas do diferencial.

Os dois condutores das fases inutilizadas que vêm do exterior estão desligados e com as respetivas pontas isoladas. O isolamento até é só um proforma, dado que no contador esses dois condutores foram desligados.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Então quer dizer que tens um diferencial de 30mA à cabeça da instalação? Isso é propício para disparar quando à o mínimo de fugas.
Tenta meter diferencial no circuito que está a disparar e meter interruptor na entrada em vez do diferencial. O diferencial existente na entrada passam para as cargas desse quadro elétrico.


Cumps!
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Passei de trifásico para monofásico e agora diferencial dispara

Mensagem por jodsbrum »

Se o diferencial é o mesmo que tinhas antes e não disparava mas passou a disparar agora só com os shunts na entrada do diferencial experimenta também fazer os mesmos shunts na saída do diferencia, é para que as correntes sejam iguais nas supostas 3 fases do disjuntor diferencial. Isso provavelmente está a acontecer devido aos desequilíbrios das correntes nas 3 fases do disjuntor.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”