Candeeiro de teto sem corrente electrica

Responder
ppmachado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 out 2018, 13:07
Localização: Odivelas

Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por ppmachado »

Bom dia
O meu candeeiro de teto subitamente apagou-se, ja verifiquei e nenhum dos fios azul ou preto tem electricidade.
Ha 2 interruptores simples para o mesmo candeeiro, ambos com dois fios castanhos e um preto.
Ninguém mexeu em nada e ficou assim de repente. Podem ajudar-me? O que fazer?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por joao-pt »

No quadro eléctrico está tudo normal? É apenas nessa divisão o problema? Nesses interruptores podias ligar num e desligar no outro certo? Do quadro eléctrico até aos interruptores está tudo normal?
ppmachado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 out 2018, 13:07
Localização: Odivelas

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por ppmachado »

Sim o quadro eléctrico esta tudo normal.
Sim tanto acendia num interruptor como no outro.
Posso desmontar os interruptores e verificar quais os fios com electricidade se ajudar...
ppmachado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 out 2018, 13:07
Localização: Odivelas

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por ppmachado »

Apenas naquela divisão, tudo o resto esta OK.
As tomadas da divisão também estão a funcionar.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por joao-pt »

Num dos comutadores deves ter o condutor que vem do quadro eléctrico, no outro comutador deve estar o condutor para o ponto de iluminação. Deves ter também 2 condutores a ligar os comutadores entre si.

É testar ponto a ponto para descobrir onde está o problema, não sei quais são os teus conhecimentos de electricidade por isso cuidado.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por pedro caetano »

boas. isso de certeza que tem uma caixa de derivação nessa divisão que da para o candieiro e comutador , pode ser nessa caixa algum fio mal apertado, ou neutro ou fase, cump
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por Quintas »

Eu já tive um problema igual e a avaria foi nos contactos de um dos comutadores, bastou substituí-lo.
Mesmo que não tenhas grandes conhecimentos de electricidade, basta aprenderes na NET como funcionam os comutadores, para despistares se o problema é deles. Podes fazê-lo com um teste de continuidade com um multímetro (nesta hipótese retiras o comutador e testas sem estar ligado à corrente - é mais seguro), ou podes testar ligado à corrente com um busca-polos, com cuidado.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Candeeiro de teto sem corrente electrica

Mensagem por Quintas »

Se não estiveres à vontade com os procedimentos de cima mas tiveres em casa outro comutador igual que esteja a funcionar, podes usá-lo para substituir, à vez, os que podem ter problema e aí ficas a saber se é dos comutadores. Cuidado, desliga o disjuntor primeiro, verifica com busca-polos que ficou sem corrente e só depois mexe. Tira fotos antes, faz esquemas, para teres a certeza que fazes tudo igual. Mas, se não estiveres à vontade com esses procedimentos, talvez não fosse pior chamares um eletricista.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”