casa com fio terra mas da choque

Responder
miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 out 2018, 22:45
Profissão: informatico

casa com fio terra mas da choque

Mensagem por miguelsoares » 08 out 2018, 22:52

boas
eu moro na minha actual casa ha 1 ano e meio, a casa é um rc com quintal e a coisa de 2 ou 3 meses comecei a levar choque quando mexo na caixa do pc ou na torradeira
pela pesquisa que fiz era o fio terra mas desmontei 3 tomadas e as 3 tem fio terra e no quadro da luz tambem se ve o fio terra.
podia ser do pc mas tenho ha uns dias montei um pc novinho em folha a um amigo e ele tb da choque.
nao sei se a casa tem aterramento ou nao, mas ter fio terra e nao estar aterrada nao faz muito sentido.
alguma ideia do que fazer se nao tiver aterramento.

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Enviou: 22 vezes
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: casa com fio terra mas da choque

Mensagem por ENERGY » 08 out 2018, 23:06

miguelsoares Escreveu:
08 out 2018, 22:52
boas
eu moro na minha actual casa ha 1 ano e meio, a casa é um rc com quintal e a coisa de 2 ou 3 meses comecei a levar choque quando mexo na caixa do pc ou na torradeira
pela pesquisa que fiz era o fio terra mas desmontei 3 tomadas e as 3 tem fio terra e no quadro da luz tambem se ve o fio terra.
podia ser do pc mas tenho ha uns dias montei um pc novinho em folha a um amigo e ele tb da choque.
nao sei se a casa tem aterramento ou nao, mas ter fio terra e nao estar aterrada nao faz muito sentido.
alguma ideia do que fazer se nao tiver aterramento.
Boas
É bem possível que a instalação tenha condutor de terra, mas a coluna montante não tenha terra, ou então não existe continuidade desse condutor de terra até ao elétrodo de terra, ou maus apertos em tomadas barramentos etc.
Cpts.
Energy

miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por miguelsoares » 09 out 2018, 00:53

as tomadas que vi tem o cabo terra e o quadro da luz tambem agora se ha aterramento nao sei, o que sei é que passoa vida apanhar choques.
ha alguma solucao sem sem ser o aterramento pois a casa é alugada .

lembrei me e fui ao quintal, pois tenho la uma casinha com luz e 1 tomada e essa tb tem o fio terra.
se ha fios terra pela casa todo a casa tem de estar aterrada.
tambem li que quando esta muito tempo sem chover pode acontecer o aterramento nao funcionar direito.

joaosousa
Curioso
Curioso
Registado: 20 out 2017, 10:39
Profissão: Eng.Electrotecnico
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por joaosousa » 09 out 2018, 16:42

Boa tarde,

Conforme foi dito neste tópico o problema está na Terra. Não existir rede terras enterrada pode infelizmente acontecer. Obviamente que podes ter condutor de protecção em toda a instalação e na verdade ele não estar ligado a nada. Já vi, mais que uma vez. Apenas para tapar os olhos a muito boa gente.

Por outro lado basta um aperto mal feito, uma rede de terras mal dimensionada ou um condutor partido.

Aconselho-te seriamente a chamares um técnico electricista para fazer uma medição de terra e um teste de continuidade e verificar isso tudo.

Isso de não chover.... era preciso uma rede de terras muito mal feita para apanhares choque por não chover... :D

miguelsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por miguelsoares » 11 out 2018, 11:41

obrigado pela ajuda
tenho de ver isso com o electricista
nao sei é se tenho de ser eu a pagar ou posso mandar a conta ao senhorio.
man antes vou ver se arranjo um multimetro e fazer o que vi na net sobre os fio terra.

Faiante
Curioso
Curioso
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Profissão: pré-reformado da EDP
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por Faiante » 12 out 2018, 22:21

boa noite meu caro amigo miguelsoares!

De acordo com a descrição feita por si sobre o tema "casa com fio terra mas da choque", depois de ler o seu pedido de ajuda e os diversos comentários
feitos sobre o mesmo tema, permita-me que lhe diga o seguinte: - a minha experiência diz-me que:

1 - Apesar de ter verificado que as tomadas apresentam fio de terra, já vi instalações em que os electricistas apenas deixam cerca de 20 cm de fio e da caixa de tomadas também saem os fios de terra com os mesmos comprimentos.

2 - Tente fazer o teste de continuidade entre a tomada e caixa de derivação. Veja se o mesmo apresenta continuidade.

3 - Se sim reveja o electrodo de terra pois o mesmo poderá apresentar-se corroído, logo poderá apresentar-se sem o respectivo cobre que reveste o varão de ferro.

Daí que lhe sugira de imediato que refaça o melhoramento da terra de protecção existente. Por outro lado, permita-me que lhe faça a pergunta que se impõe: - O seu quadro geral apresenta um interruptor ou disjuntor diferencial? Penso que não, caso contrário não iria sentir o efeito de choque que padroniza no seu comentário.

CPtos

JAG

Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 3 visitantes