[DUVIDA] TENSÃO DE 60V COM DISJUNTOR DESLIGADO

Responder
kameraider
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 24 fev 2018, 19:11

[DUVIDA] TENSÃO DE 60V COM DISJUNTOR DESLIGADO

Mensagem por kameraider »

Olá
Hoje fui realizar uma troca de tomadas e me deparei com uma situação estranha.

A casa é velha mas possui um quadro de distribuição com 6 disjuntores ( geral e 5 circuitos)
Ao desligar o disjuntor do circuito X ainda acusa uma tensao de 60V entre fase + neutro ou fase + terra (neutro e terra fica zerado)

Fazendo testes eu percebi que ao desligar o disjuntor geral essa tensão zera, mas a cada disjuntor dos outros circuitos que eu vou ligando, essa tensão vai subindo ( 8v, 16v, 29V, ate os 60V com os outros 4 circuitos ligados)

retirei todos equipamentos da tomada, testei ligando disjuntor por disjuntor e sempre existe essa tensão na tomada, mesmo com o disjuntor do circuito desligado. O mais engraçado eh que essa tensão só aparece nas tomadas aterradas ( tenho apenas aterramento em duas tomadas e no chuveiro) e essa tomadas aterradas estão em circuitos diferentes

Minha duvida é de onde pode ta vindo essa ddp estranha.
abaixo tem uma foto do quadro de distribuição - nao reparem no amadorismo, coisa bem velha feita nas coxas mesmo.

OBS: com tudo ligado as tensoes ficam normal : 217 entre fase e neutro - 217 entre terra e fase e 0 entre neutro e terra


Imagem


Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”