Comutação de escada com inversor

Responder
elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Comutação de escada com inversor

Mensagem por elektor »

Boas

Sou novo aqui e tenho alguns conhecimentos de eletricidade. Estou a remodelar a minha casa e decidi trocar os velhos interruptores e tomadas.

A situação é a seguinte: tenho um corredor bastante comprido na entrada da casa. Pelo meio está a sala de estar. Atualmente tenho uma comutação de escada com um interruptor em cada ponta do corredor a comandar um ponto de luz que está a meio do corredor.

Queria mudar as ligações para poder comandar a luz do corredor a partir de 3 pontos diferentes: as duas pontas do corredor + a entrada da sala. Se alguém está na sala e a luz do corredor estiver apagada, tem de se ir a uma das pontas ligá-la. Não é muito prático (embora tenha problemas maiores na vida :) )

Andei à procura de esquemas e vídeos na net que me ajudassem a resolver este problemas e encontrei um intitulado "Comando de uma lâmpada (ou conjunto de lâmpadas em paralelo) a partir de três locais diferentes. Comutação de escada com inversor."
Comutacao_escada_inversor.JPG
Comutacao_escada_inversor.JPG (41.41 KiB) Visto 1100 vezes
A minha dúvida é a seguinte: este esquema vai-me permitir comandar o a luz do corredor a partir de qualquer local independentemente?

Talvez seja melhor explicar o que pretendo com o seguinte ecemplo: desligo a luz do corredor ao entrar na sala. Entretanto, chega alguém a casa, liga a luz do corredor no interruptor da entrada e desliga-a no interruptor da outra ponta (ou seja, não vai para a sala). Quando eu sair da sala, quero poder ligar a luz do corredor através do interruptor que está na entrada da sala e desligar a luz do dito corredor em qualquer um dos interruptores que estão nas pontas.

Desculpem o tópico um bocadinho longo, mas acho melhor tentar explicar bem o que pretendo para me poderem ajudar.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutação de escada com inversor

Mensagem por joao-pt »

Sim, o esquema está correcto e permite ligar e desligar em qualquer dos 3 pontos.
elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Re: Comutação de escada com inversor

Mensagem por elektor »

Muito obrigado!
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Comutação de escada com inversor

Mensagem por MPChambel »

pode até comandar as luzes em mais que 3 pontos,é só ligar todos os inversores que quiser da mesma forma,desde que na extremidade estejam os comutadores
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”