DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Responder
jpguimaraespinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 26 jan 2016, 09:38
Localização: Maia
Agradecimento recebido: 1 vez

DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por jpguimaraespinto »

Bom dia,

Estou com um problema nuns quadros eléctricos com disjuntores motor. Aquecem demasiado, já se mediu 90ºC. Vários casos e

O Disjuntor Motor é um MS116-20 da ABB e à saída tem um ventilador de extração monofásico de 83W, 0.69A max.

Já se mediu consumos no disjuntor motor com o ventilador a funcionar e mediu-se na fase 0.2A e no neutro 0.2A. A tensão de entrada é 234V e à saída 217V (Há aqui um diferencial).

O que já se fez?
- Reaperto dos contactos - Continua igual
- A cablagem está bem dimensionada e os fios não aquecem. Apenas o disjuntor.
- Substituição do disjuntor motor - Continua igual. O problema persiste, de dia para dia tem aquecido mais estando já de momento a 70ºC.

O Disjuntor motor aquece mais do lado direito, ou seja, do lado onde o neutro está ligado e em alguns casos já se nota evidências de queimadura.

Em baixo, o esquema de ligações no disjuntor motor mais o circuito no esquema do QE.
20170719_112034_HDR.jpg
circuito.JPG
circuito.JPG (36.62 KiB) Visto 2084 vezes
Têm alguma ideia do que pode ser o problema? Defeito de fabrico dos disjuntores? Mas ainda são alguns...

Aceito sugestões.

Obrigado


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por Mário »

Boas
jpguimaraespinto Escreveu: 19 jul 2017, 11:37 Bom dia,
Estou com um problema nuns quadros eléctricos com disjuntores motor. Aquecem demasiado, já se mediu 90ºC. Vários casos e
Como e com o que mediste?

O Disjuntor Motor é um MS116-20 da ABB e à saída tem um ventilador de extração monofásico de 83W, 0.69A max.
83W é a carga no disjuntor de 20Amp.?

Já se mediu consumos no disjuntor motor com o ventilador a funcionar e mediu-se na fase 0.2A e no neutro 0.2A. A tensão de entrada é 234V e à saída 217V (Há aqui um diferencial).
Se perdes 17 voltes, em principio o disjuntor está na sucata (se é 83W).

O que já se fez?
- Reaperto dos contactos - Continua igual
Fizeste reaperto, ou desapertaste e tornaste a apertar?

- A cablagem está bem dimensionada e os fios não aquecem. Apenas o disjuntor.

- Substituição do disjuntor motor - Continua igual. O problema persiste, de dia para dia tem aquecido mais estando já de momento a 70ºC.
Com esta é que não entendo, substituíste o disjuntor e ficou igual?

O Disjuntor motor aquece mais do lado direito, ou seja, do lado onde o neutro está ligado e em alguns casos já se nota evidências de queimadura.
Em baixo, o esquema de ligações no disjuntor motor mais o circuito no esquema do QE.
20170719_112034_HDR.jpg
circuito.JPG
Têm alguma ideia do que pode ser o problema? Defeito de fabrico dos disjuntores? Mas ainda são alguns...
Aceito sugestões.
Obrigado
A Azul

Compraste os ABB em loja reconhecida, ou no chinês? pode haver contrafacção.

Faz o seguinte teste;
Ligas o neutro directo, sem passar pelo disjuntor.
Ligas só a fase no disjuntor, mas em serie .
Mede a temperatura (se tiveres uma térmica é melhor) e amperes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Bruno Amendoeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 04 dez 2009, 01:21
Localização: Aljezur - FF Solar
Contacto:

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por Bruno Amendoeira »

Boas, se:
-Não tens o Disjuntor Sub Dimensionado;
-Os fios não aquecem;
-O material que estás a usar é de Marca e não contrafeito;
-Se pelos vistos existe um diferencial.....

Tudo aponta para ser falha no próprio disjuntor...

Confirma a série do disjuntor, se possível vai a loja e explica o problema e pede que confira com a marca a existência de problemas semelhantes..
Tive o mesmo problema com uma série de disjuntores dA HAGER numa mini de instalamos no forum Algarve... foi falha na série..

Abraço
O conhecimento é como as prendas de Natal, há que dar e receber.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por BLima »

Viva,

Se o disjuntor está a causar uma queda de tensão é que os seus contactos já estão queimados. É como os contactores, quando se começa a ver diferencial de tensão entre bornes é que foi à vida. É substituir o disjuntor. Ele aquece pois está a dissipar a energia em forma de calor por causa da queda de tensão ao passar por ele.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por ohmico »

Boas,

não será melhor colocar aqui uma foto do que está feito?

Tem de existir aí "borrada" esse disjuntor a aquecer dessa maneira com 0.2A??!!

Ohmico
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por LVirtual »

jpguimaraespinto Escreveu: 19 jul 2017, 11:37 Bom dia,

Estou com um problema nuns quadros eléctricos com disjuntores motor. Aquecem demasiado, já se mediu 90ºC. Vários casos e

O Disjuntor Motor é um MS116-20 da ABB e à saída tem um ventilador de extração monofásico de 83W, 0.69A max.

Já se mediu consumos no disjuntor motor com o ventilador a funcionar e mediu-se na fase 0.2A e no neutro 0.2A. A tensão de entrada é 234V e à saída 217V (Há aqui um diferencial).

O que já se fez?
- Reaperto dos contactos - Continua igual
- A cablagem está bem dimensionada e os fios não aquecem. Apenas o disjuntor.
- Substituição do disjuntor motor - Continua igual. O problema persiste, de dia para dia tem aquecido mais estando já de momento a 70ºC.

O Disjuntor motor aquece mais do lado direito, ou seja, do lado onde o neutro está ligado e em alguns casos já se nota evidências de queimadura.

Em baixo, o esquema de ligações no disjuntor motor mais o circuito no esquema do QE.

20170719_112034_HDR.jpg
circuito.JPG

Têm alguma ideia do que pode ser o problema? Defeito de fabrico dos disjuntores? Mas ainda são alguns...

Aceito sugestões.

Obrigado
Não sei porque mas eu parece-me que o problema esta no facto de estar a usar os contactos protegidos para as fases nao usadas para cortar o neutro.
pelo que li do datasheet e pelo que ja li sobre disjuntores fase+neutro e disjuntores apenas fase, e pelo facto do autor dizer que aquece mais do lado do neutro e que com o segundo interruptor acontece o mesmo quer-me parecer que o dispositivo esta a ser usado erradamente na parte relativa ao neutro. pela experiencia que tenho em motores e protectores de alimentaçao de motores o neutro regra geral vai direto ao motor. e quando passa por disjuntor ou interruptor esses dispositivos tem um contacto especifico para cortar o neutro. nunca se usa um dos contactos de fase para essa ligaçao.

o datasheet do dispositivo diz a certa altura que age "contra curto-circuitos, sobrecargas e fase de falhas", logo deve ter de algum modo todos os "canais" interligados de forma indirecta e dai haver um ligeiro curto circuito entre neutro e fase á saida o que faz baixar a tensao de saida em 17 Volts.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por aureliocoimbra »

Estás a usar um disjuntor tripolar. Esquece o L2 e o L3, liga o neutro directo, e confirma que não está muito "á pele", em relação á potência.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por ohmico »

jpguimaraespinto Escreveu: 19 jul 2017, 11:37 Bom dia,

Estou com um problema nuns quadros eléctricos com disjuntores motor. Aquecem demasiado, já se mediu 90ºC. Vários casos e

Temperatura os quadros é um problema a discutir posteriormente, tratemos agora do disjuntor.

O Disjuntor Motor é um MS116-20 da ABB e à saída tem um ventilador de extração monofásico de 83W, 0.69A max.
Porque raio é que um motor de 83W é protegido por um disjuntor deste calibre?

Já se mediu consumos no disjuntor motor com o ventilador a funcionar e mediu-se na fase 0.2A e no neutro 0.2A. A tensão de entrada é 234V e à saída 217V (Há aqui um diferencial.


Será melhor fazer um esquema exacto e esclarecedor das ligações existentes e assinalar o ponto onde efectuou essa medição, para que possa ser analisado

O que já se fez?
- Reaperto dos contactos - Continua igual
- A cablagem está bem dimensionada e os fios não aquecem. Apenas o disjuntor.
- Substituição do disjuntor motor - Continua igual. O problema persiste, de dia para dia tem aquecido mais estando já de momento a 70ºC.

O Disjuntor motor aquece mais do lado direito, ou seja, do lado onde o neutro está ligado e em alguns casos já se nota evidências de queimadura.

Alguns casos!, mas então há mais casos? e isto só acontece agora, não esteve já a trabalhar?

Em baixo, o esquema de ligações no disjuntor motor mais o circuito no esquema do QE.

A ser verdade o modo como diz ter ligado, está muito bem ligado fazendo passar o consumo pelos três pólos do disjuntor, e a ser também verdade que o consumo é de 0.2A, e naturalmente que no neutro tem de ter o mesmo valor da fase, não pode estar a acontecer o que reporta.
Verifique porque não está a bater a "bota com a perdigota" uma vez que não há bruxedos.


20170719_112034_HDR.jpg
circuito.JPG

Têm alguma ideia do que pode ser o problema? Defeito de fabrico dos disjuntores? Mas ainda são alguns...

Aceito sugestões.

Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por nelmindo »

aureliocoimbra Escreveu: 19 jul 2017, 18:13 Estás a usar um disjuntor tripolar. Esquece o L2 e o L3, liga o neutro directo, e confirma que não está muito "á pele", em relação á potência.
Se consultar os manuais dos disjuntores-motor, os pólos todos devem ter corrente a percorre-los. Se não estiver, ele considera falta de fase e dispara.
Há duas formas de o fazer, uma é passar a corrente de fase em dois pólos (contactos ligados em série) e a corrente do neutro no terceiro. A outra é ligar o neutro direto e a fase a passar pelos pólos todos (ligados em série também).
Mernesto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 21 jul 2017, 16:07

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por Mernesto »

A meu ver acho que deverás colocar o Neutro directo em qualquer tipo de ligação , não corres o risco de falha de neutro que poderá originar situações mais graves .
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por ohmico »

Mernesto Escreveu: 21 jul 2017, 16:36 A meu ver acho que deverás colocar o Neutro directo em qualquer tipo de ligação , não corres o risco de falha de neutro que poderá originar situações mais graves .
Boas,

Importa-se de justificar o conselho que deu? para percebermos todos.

Ohmico
Mernesto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 21 jul 2017, 16:07

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por Mernesto »

ohmico Escreveu: 22 jul 2017, 11:57
Mernesto Escreveu: 21 jul 2017, 16:36 A meu ver acho que deverás colocar o Neutro directo em qualquer tipo de ligação , não corres o risco de falha de neutro que poderá originar situações mais graves .
Boas,

Importa-se de justificar o conselho que deu? para percebermos todos.

Ohmico
Bom dia ,
Problemas de falha de neutro normalmente originam muitas avarias assim como por vezes destruição de equipamentos , isto mais em sistemas trifásicos pois o lugar de neutro em falha será ocupado por uma fase , por exemplo um quadro electrico trifásico com varios equipamentos monofasicos ligados temos a fase num dos lados do enrolamento L1 que vai escoar no neutro , temos outro motor alimentado por L2 que irá escoar pelo neutro também , não existindo neutro porque falhou irá colocar nesses motores L1+L2 originando a destruição dos enrolamentos .
Quem diz motores será igual para vários equipamentos , iluminação , fontes de alimentação etc etc.

Abraço
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por joao-pt »

Mernesto, estás a criar uma confusão onde não existe. Uma vez que o disjuntor motor se encontra imediatamente antes do equipamento que protege e sendo este mesmo equipamento monofásico, não existe problemas por perda de neutro, se existir perda de neutro no ponto onde se encontra o disjuntor motor, não funciona, é um equipamento monofásico.
Mernesto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 21 jul 2017, 16:07

Re: DISJUNTOR MOTOR AQUECE DEMASIADO

Mensagem por Mernesto »

joao.pt Escreveu: 24 jul 2017, 11:46 Mernesto, estás a criar uma confusão onde não existe. Uma vez que o disjuntor motor se encontra imediatamente antes do equipamento que protege e sendo este mesmo equipamento monofásico, não existe problemas por perda de neutro, se existir perda de neutro no ponto onde se encontra o disjuntor motor, não funciona, é um equipamento monofásico.
Tem razão João , foi uma má interpretação minha do problema .
Obrigado
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”