Disjuntor diferencial dispara sozinho

Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Bom dia

Há já algum tempo que tenho tido alguns problemas eléctricos no quadro...

1º disparava o disjuntor diferencial, que era de 25A / 30 mA. Segundo opiniões (de um Engº electrotécnico) na altura, poderia ser isso que estava a provocar o disparo do disjuntor.
A minha ligação na altura era:

EDP > Interruptor 63A > dividia depois para restantes interruptores (não diferenciais) e para o tal disjuntor diferencial (25A / 30 mA), que só protegia um circuito (máquina loiça/frigorifico/placa/forno/exaustor);

Aconselharam-me a trocar o Disjuntor Diferencial para um de 40A / 30 mA e colocar tudo a passar por esse.
Assim o fiz e aparentemente tinha resolvido...
Não resolveu e começou a disparar novamente, de forma bastante aleatória, de tal forma que fui de férias e deixei o frigorifico desligado...

Voltei de férias, e verifiquei todas as tomadas, interruptores e caixas de derivação, com reaperto de todas as ligações;

No quadro troquei os interruptores de lugar, mudei cablagem que me parecia mais fraca (de 1,5 para 2,5), arranjei os cabos de entrada que estavam mal ligados com as entradas por baixo) e reapertei tudo;

Ficou porreiro durante algum tempo, passado mais um mês ou dois voltou a disparar... do nada!

No fim de semana passado, o forno começou a desligar tudo (disjuntor EDP, mais disjuntor diferencial do quadro e interruptor).
Nem dava para rearmar o Disjuntor Diferencial...

Desmanchei e removi o forno, liguei tudo para testar e ficou tudo a funcionar, até hoje...

Por volta das 7am, com tudo desligado (exceto frigorifico que não sei se estava, ou não, ligado, o disjuntor diferencial disparou novamente.

Nesta fase, estou a pensar em:

1) arranjar um disjuntor diferencial de 10mA por exemplo, ligar a cada um dos circutos e ver se e/ou onde dispara;

2) Medir a terra? Não percebi ainda como se mede...

3) Medir a fase? Também ainda não percebi como se faz...

Tenho multímetro e pinça amperimétrica, portanto se me derem umas luzes pode ser que dê para me desenrascar.

Obrigado


"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por nelmindo »

O erro da sugestão do eng. electrotécnico, antes de aplicar a receita (substituir o disjuntor...), foi não ter feito ou mandado fazer exames ao paciente:
- Medir as resistência eléctrica do eléctrodo de terra (que se mede com aparelho próprio: teluróhmimetro) para verificar se o dif era compatível com a terra existente.
- Medir a resistência de isolamento da instalação (com aparelho próprio: megaóhmimetro), para descartar algum defeito existente na mesma.

Só depois é que pode aplicar o "tratamento".
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

E nada disto pode ser verificado com um multimetro e/ou pinça?
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por ohmico »

Boas,

por acaso não estará a promover interruptores diferenciais a disjuntores diferenciais?

E por que raio é que o aconselharam a trocar um de 25A/30mA por um de 40A/30mA.

Quanto ao multímetro e à pinça esqueça porque não foram feitos para o que o nelmindo aconselhou e muito bem.

O mais indicado será chamar um técnico e logo fica a ver como ele resolve o problema.

Ohmico
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Bom dia. Obrigado pela resposta.
Não estou a confundir, porque feliz ou infelizmente, nestes tempos passados tenho lido bastante acerca de interruptores e disjuntores, térmicos e diferenciais, quadros e afins :)

Então por exemplo isto está errado?


E sim, estou cada vez mais inclinado para chamar um técnico...
Infelizmente não tenho nenhuma referência e não quero chamar um "sapateiro" que a primeira coisa que vai dizer é que tenho de mudar o quadro ...
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por nelmindo »

motorider Escreveu:Bom dia. Obrigado pela resposta.
Não estou a confundir, porque feliz ou infelizmente, nestes tempos passados tenho lido bastante acerca de interruptores e disjuntores, térmicos e diferenciais, quadros e afins :)

Então por exemplo isto está errado?
https://www.youtube.com/watch?v=7uCWNHv1OGg

E sim, estou cada vez mais inclinado para chamar um técnico...
Infelizmente não tenho nenhuma referência e não quero chamar um "sapateiro" que a primeira coisa que vai dizer é que tenho de mudar o quadro ...
Não é errado... não é adequado para um técnico. É como tentar ver se os amortecedores de um carro cumprem a função, apoiando-se no capot do carro... Sem levar a uma máquina, que lhe informe o coeficiente de amortecimento, não é resultado "confiável".
Os equipamentos existem e posso-lhe dizer que para um técnico não são caros. Por vezes digo, não se importam de gastar 700€ num telemóvel de 2 em 2 anos, mas ficam chocados em gastar 250€ num megaóhmimetro...
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Eu não sendo técnico quero é resolver a minha questão :)

Compreendo que quem o seja, deve ter.
O meu problema é que nunca tinha visto sequer esse aparelhómetro e os "técnicos" que já vi a trabalhar também nunca os vi trabalhar com isso.
Daí a minha questão.

Para já continuo sem soluções...
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por nelmindo »

motorider Escreveu:Eu não sendo técnico quero é resolver a minha questão :)

Compreendo que quem o seja, deve ter.
O meu problema é que nunca tinha visto sequer esse aparelhómetro e os "técnicos" que já vi a trabalhar também nunca os vi trabalhar com isso.
Daí a minha questão.

Para já continuo sem soluções...
É fácil, toda e qualquer instalação antes de se ligar à EDP, terá que passar por testes, testes esses feitos com pelo menos esses dois "aparelhómetros".
Por isso, os técnicos que as fazem, tem que os ter.
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

A casa tem 40 anos... isso existia à 40 anos? :)
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por Mário »

Boas
motorider Escreveu:A casa tem 40 anos... isso existia à 40 anos? :)
Em 1972 já existia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Neste momento só procuro um electricista a sério para me resolver o problema...
Se alguém conhecer algum, dos bons, na região de Lisboa, agradeço.

Obrigado.
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por Raminhos »

As melhores referencias podem sempre ser conseguidas junto de amigos e conhecidos.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por alucas »

Boas
a situação reportada desde logo para nós técnico desde logo é complicada de resolver, tornou-se mais complicada ainda com as sugestões dadas.
esquecendo tudo o que foi dito e efetuado, este problema carece de um ensaio de isolamento ás instalações utilizando um megaohmimetro. verificar os valores de terra de proteção e em função se for possível diminuir a sensibilidade do diferencial passar de 30 mA para 300 mA.
Caso parecido, que me já aconteceu, arranque do compressor de uma arca frigorifica na tomada mau contacto do condutor de neutro.

Cps
Avatar do Utilizador
motorider
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 30 abr 2008, 13:21
Localização: Lisboa

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por motorider »

Bom. Antes de mais agradecer a atenção dispensada a todos.

Esteve cá hoje o electricista e de "megaohmimetro" nem sombra, mas nada que não esperasse...

Face ao cenário, nada fácil de resolver, e em função das minhas tentativas (e respectivos falhanços!) foi sugerido pelo técnico verificar alguns pontos que poderiam estar a criar problemas...

FORNO > Deve ter entregue a alma ao criador. Descobriu-se que está a fazer passagem? quando se liga a resistência, ou seja, desligado com o multimetro nos OHM, faz passagem na fase e no forno (espero não ter trocado os termos) pelo que agora vou ver se consigo perceber qual a resistência estragada e tentar reparar. Se não der, temos pena. Terá de vir outro...

> TROCAR DISJUNTOR para 300mA > Compreendo, mas não gosto de baixar a proteção. O técnico lá concordou comigo (exceto para forno que acha que é pouco). Logo se vê quando o forno estiver bom (ou for novo!)

> Um dos circutos estava assim dividido:

QUADRO >> Interruptor >> 1 fase

QUADRO >> Interruptor >> 1 fase

QUADRO >> 1 Neutro

Depois juntavam-se numa caixa interna de tomada e ficava (terra também, claro):
1 NEUTRO para tudo (subdividia)
1 FASE + Neutro >> Frigo + Tomada maquina Loiça
1 FASE + Neutro >> Forno + Placa + Exaustor

Segundo o técnico podia estar aqui um dos problemas...

Retiraram o neutro e conseguiram passar 2 neutros, ficando tudo com par.

Até ver ainda não desligou...

Será que é desta!?! :)
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Disjuntor diferencial dispara sozinho

Mensagem por Raminhos »

Na verdade os circuitos das maquinas, forno, placa, deveriam ser diretos do Q.E, e com secções adequadas ao tipo de equipamento a alimentar.
Quanto ao ID de 300mA, nada de anormal se a terra tiver valores normais, sendo que ID de 30mA se aplica para iluminação de WCS, tomadas de WCS, e no exterior de habitações, termoacumuladores,c banheiras de Hidromassagem, cabines de duche, etc.


motorider Escreveu: 10 jan 2017, 20:16 Bom. Antes de mais agradecer a atenção dispensada a todos.

Esteve cá hoje o electricista e de "megaohmimetro" nem sombra, mas nada que não esperasse...

Face ao cenário, nada fácil de resolver, e em função das minhas tentativas (e respectivos falhanços!) foi sugerido pelo técnico verificar alguns pontos que poderiam estar a criar problemas...

FORNO > Deve ter entregue a alma ao criador. Descobriu-se que está a fazer passagem? quando se liga a resistência, ou seja, desligado com o multimetro nos OHM, faz passagem na fase e no forno (espero não ter trocado os termos) pelo que agora vou ver se consigo perceber qual a resistência estragada e tentar reparar. Se não der, temos pena. Terá de vir outro...

> TROCAR DISJUNTOR para 300mA > Compreendo, mas não gosto de baixar a proteção. O técnico lá concordou comigo (exceto para forno que acha que é pouco). Logo se vê quando o forno estiver bom (ou for novo!)

> Um dos circutos estava assim dividido:

QUADRO >> Interruptor >> 1 fase

QUADRO >> Interruptor >> 1 fase

QUADRO >> 1 Neutro

Depois juntavam-se numa caixa interna de tomada e ficava (terra também, claro):
1 NEUTRO para tudo (subdividia)
1 FASE + Neutro >> Frigo + Tomada maquina Loiça
1 FASE + Neutro >> Forno + Placa + Exaustor

Segundo o técnico podia estar aqui um dos problemas...

Retiraram o neutro e conseguiram passar 2 neutros, ficando tudo com par.

Até ver ainda não desligou...

Será que é desta!?! :)
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”