Motor pára

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:Em um raio de 100 m da minha casa, existem vários poços. O nível freático será o mesmo? Penso que sim. Uns servem exclusivamente para casas, outros para rega. Nenhum ´da problemas. E porquê? Os que servem para casa, são monofásicos de potência semelhante ao meu, alimentam um depósito de 100 ou 150 litros, coisa que o meu também faz, sem problemas. Os que são usados para rega, são todos trifásicos com potências de 4cv para cima. Daí não terem problemas de esforço.
O motor nunca ficou sem água, se fosse o caso, desferrava, e era necessário ferrá-lo, já que não é auto-ferrante.
Quando comprei o motor, expliquei os metros a que estava a água, que nessa altura, eram cerca de 14, o poço tem 16 mas tinha 2 m de água. Então aconselharam aquele que funcionaria sem problemas.
Agora o poço está seco, sendo que tem um furo com 9 m para baixo. E a água agora estará a quantos? Se o nível freático estiver entre 23 e 26 pode o motor não ter capacidade para a sugar de tão fundo.
Uma solução que me ocorreu agora, é deslocar o motor, que está a cerca de 5 m do fundo, uns 3 ou 4 para baixo. Mas corro o risco de no inverno ter de o andar a levantar, como faz grande parte do pessoal daqui, no inverno. Ou de repente dar com ele debaixo de água.
A bomba é submersivel?


Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Boas

Não, não é submersivel, mas posso mover o motor para baixo e para cima!

Hoje dediquei-me a séria a verificar o funcionamento.

Quando a saida de água é pouca faz a recuperação entre liga e desliga em cerca de 15s balão é de 200l. E trabalha sempre que é solicitado, pelo pressostato. Não vale a pena discutir a água que o balão tem e a que enche, etc...

O que se passa é que quando o caudal de saida é maior (eu pus-me a ouvir a água a entrar no balão) a pressão mantem-se nos 2 bars, e de repente, o motor pára, quando o deposito ainda está meio ou mais.

Quando está nos 2 bars eu abano o balão, não está fixo ao chão, e noto pelo peso, que tem muita água. Isso a mim diz-me que mete água suficiente para a torneira que está aberta, que é de 1''. Só que do nada de repente desliga. Acaba por sair o resto da água do balão, até sair o ar. Passados uns 10m + u - ele liga-se,arranca água durante pouco tempo e pára e assim continuadamente.

Não sei se me faço explicar bem.
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas

Se estás a tentar, que a bomba tenha capacidade de aspirar a agua a mais de 6/7 metros, eu duvido.

O problema é falta de agua na aspiração. Por tudo o que eu já escrevi, não vale a pena estar a dizer mais nada.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Boas

Só acrescento eu que, a bomba, tirou água durante 17 anos, sem problemas nenhuns!
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:Boas
Só acrescento eu que, a bomba, tirou água durante 17 anos, sem problemas nenhuns!
E o nivel de agua até à bomba é igual?
A (ou as) turbina (canal aberto ou fechado) consegues garantir que não há desgaste?

Se consegues garantir estas situações, não sei (e duvido que haja alguém para desdizer o escrevi sobre o assunto) o que possa ser.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas
lrds Escreveu:Boas
Só acrescento eu que, a bomba, tirou água durante 17 anos, sem problemas nenhuns!
E o nivel de agua até à bomba é igual?
A (ou as) turbina (canal aberto ou fechado) consegues garantir que não há desgaste?

Se consegues garantir estas situações, não sei (e duvido que haja alguém para desdizer o escrevi sobre o assunto) o que possa ser.

Cump.
Mário

Pois o nivel da água, como já mencionei no 1º post está muito mais baixo. Eu é que não consigo dizer quanto, dado que o poço está seco, tem um furo com 9 metros para baixo, pelo menos 3 metros mais funda está que era a altura de água que tinha anteriormente, mas provavelmente estará mais. O desgaste das turbinas também é hipótese. Mas já foram substituidas algumas anteriormente, mas quando não estão em boas condições, nota-se pelo trabalhar do motor, é diferente. Mas é uma coisa a ver quando passar o verão, tirar o motor e ver.

Eu é que quando expus aqui o problema, tinha esperança que fosse do condensador, como me disse um amigo. Mas já consultei aqui um rapaz que há muitos anos anda nisto, de poços e motores, disse-me logo que água devia estar muito funda e motor aquecia em demasia, a protecção termica actuava. Disse para regar a meia torneira.

Mas as turbinas da bomba é um caso a ver, no inverno, é que a bomba tem 4 ou 5 turbinas, não são metalicas não, podem estar desgastadas e não tirar a água que devia

A bomba é esta. Com cerca de 20 anos mas mantem-se praticamente igual
hm_hms_hmz.png
hm_hms_hmz.png (136.62 KiB) Visto 1480 vezes
Obrigado
Inté
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas "lrds"

Pois é, aqui o pessoal até adivinha as situações sem as ver.

Condensador não é!
Falta de agua e desliga, é!
Problema identificado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Prá' gora fiquei esclarecido!!!

Muito obrigado
Inté
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega Irds, já mediu os consumos da bomba para verificar se esta gasta mais que o que está escrito na chapa de caracteristicas?
Esse termico de que tanto falam é interno ou externo?
Outra coisa que não vi mencionada prende-se com a existência ou não de um sistema de controlo de nivel de agua...
Cps
A.Castro
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Boas

Não amigo,não medi nada. O termico, a haver é interno. A água é controlada pelo pressostato que está no balão.
Inté
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por CF,Lda »

lrds Escreveu:Boas

Não amigo,não medi nada. O termico, a haver é interno. A água é controlada pelo pressostato que está no balão.
Vivam.
O térmico, nesse tipo de bomba, existe e para interromper o funcionamento do motor, das duas uma:
Ou está descalibrado (são muitos anos de trabalho)
Ou está a cumprir a sua função e é o motor que tem qualquer anomalia electromecanica... um rolamento a ficar em baixo... a turbina com problemas... Uma bobina com espiras já sem verniz
Por isso seria importante ter noção dos consumos do motor durante o seu trabalho para comparar com chapa de caracteristicas do mesmo
Por outro lado, os cerca de 8 a 10 metros que aumentou à coluna de água, só agrava o problema...
Cps
A.Castro
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Boas

Para medir os consumos tem de ser com amperímetro? Multímetro não dá?
Inté
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Multimetro serve, na função de leitura de Amperes -atenção à escala de leitura;
Pinça amperimétrica de preferência. Dá menos trabalho a fazer a leitura...
Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Motor pára

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Multimetro serve, na função de leitura de Amperes -atenção à escala de leitura;
Pinça amperimétrica de preferência. Dá menos trabalho a fazer a leitura...
Cps
A. Castro
"CF" o "lrds" é administrativo, o multimetro na escala de amp. é arriscado para ele, dado que no arranque vai ultrapassar a escala.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Motor pára

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Multimetro serve, na função de leitura de Amperes -atenção à escala de leitura;
Pinça amperimétrica de preferência. Dá menos trabalho a fazer a leitura...
Cps
A. Castro
"CF" o "lrds" é administrativo, o multimetro na escala de amp. é arriscado para ele, dado que no arranque vai ultrapassar a escala.

Cump.
Mário
Vou arranjar um electricista que me venha cá medir. É que o multimetro que tenho é chinoca, não é pra esses serviços. Pode ser medido nos cabos do quadro, perto do disjuntor, ou tem de ser lá em baixo mesmo no motor? No muro do poço tem um pequeno quadro que mandei fazer, para derivar um tomada, pra ligar qualquer coisa, necessária. De qualquer modo é necessário ir lá abaixo ver a placa do motor.
Inté
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”