Diferença entre neutro e terra de 6V

Responder
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Diferença entre neutro e terra de 6V

Mensagem por nunomota »

Boa noite,

estou a trabalhar com motor de passo, controlado por PLC Siemens S7-200. O motor está com o pulse e sentido completamente dessincronizado. A tensão de pulse e sentido é de 5VDC, de fonte de alimentação.

Julgo que este problema se deve à diferença entre neutro e terra ser de 6V. Tenho todos os 0V das fontes de alimentação ligados ao terra.

Existe algum tipo de filtro para filtrar esta tensão parazita entre o neutro e terra?

Os colegas são da mesma opinião que eu?

Antes de iniciar este projecto, testei somente o motor de passo com PLC e todo ok.

Obrigado a todos pela ajuda

Abraço


BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Diferença entre neutro e terra de 6V

Mensagem por BLima »

Boa noite,

A diferença de 6V está apenas na entrada da alimentação à fonte do PLC. Não se reflecte no secundário da fonte que alimenta o motor.

Penso que terá que ver a datasheet do motor para saber qual é a frequência certa para esse motor. Esses fenomeos de instabilidade normalmente estão relacionados com o facto do motor estar a receber o sinal com a frequencia errada.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Manuel Simoes
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 14 jan 2016, 20:15
Localização: Tomar
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Diferença entre neutro e terra de 6V

Mensagem por Manuel Simoes »

Boa noite
Eu já fiz um trabalho com um S7-200 para accionar motores de passo e também não resultou. É causado pelo facto das sidas do autómato serem a relé e a onda quadrada que o motor necessita não é perfeita, teria ser com saídas digitais. Resolvi o problema alimentando os motores com um gerador de impulsos,ficando no autómato só os comandos. Também me disseram que se pode fazer uma fonte de alimentação para esse efeito.
Manuel Simões
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Diferença entre neutro e terra de 6V

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

desde já agradeço as respostas dos colegas.

Julgo não ter sido claro na apresentação do problema, passo a explicar de forma mais completa.

PLC S7-200 ->Controlador de Step Motor -> Step motor.

O PLC gera os impulsos à frequência desejada e programavél nele mesmo, por saída a transistor para um relé SSR (24VDC). O contacto seco desse relé (5VDC) envia os mesmos impulsos para o controlador de step motor que por sua vez faz andar o step motor a uma dada frequência.

Esta solução funciona, pois testei mas de forma isolada, ou seja, apenas PLC, controlador de Step Motor e Step motor. Quando coloco na platina de máquina, fica com o tal dessincronismo, mas apenas no step motor. Dá a entender que o controlador além de perder impulsos fica com o sinal de direcção alterado, andando por vezes no sentido horário ora por vezes no sentido anti-horário.

Julgo este problema estar relacionado com a diferente entre neutro e terra, mas problema esse que já vem da alimentação de QE da referida máquina. A diferença entre neutro e terra é superior à tensão de comando do step motor, logo deve introduzir no mesmo elevado ruído.

Estará o meu raciocínio correcto?

Bom trabalho.
Obrigado
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”