Interruptores de luz "des-sincronizados"

srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Re: Interruptores de luz "des-sincronizados"

Mensagem por srd »

Fiz um esquema para representar os interruptores que tenho nas divisões.

O nº1 representa o comutador de escada duplo das fotos e o nº2 é o de lustre também das fotos. Acho que não há mesmo nenhum interruptor que não esteja a ser usado.
Sem Título.png
Sem Título.png (21.01 KiB) Visto 535 vezes


srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Re: Interruptores de luz "des-sincronizados"

Mensagem por srd »

Boa tarde,

Já comprei um comutador de escada simples (só uma tecla), substituí pelo de lustre que tinha antes, preto em cima à esquerda, castanhos um em cada ponta em baixo. Resultado: ficou tudo igual. Só liga a luz quando ambas as teclas estão na mesma posição.

Devo ter que mudar alguma coisa no comutador duplo. Alguém me pode ajudar, com base nas fotografias já coloquei nos posts anteriores? Obrigado
lowfps
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 24 out 2015, 14:27
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Interruptores de luz "des-sincronizados"

Mensagem por lowfps »

srd Escreveu:Boa tarde,

Já comprei um comutador de escada simples (só uma tecla), substituí pelo de lustre que tinha antes, preto em cima à esquerda, castanhos um em cada ponta em baixo. Resultado: ficou tudo igual. Só liga a luz quando ambas as teclas estão na mesma posição.

Devo ter que mudar alguma coisa no comutador duplo. Alguém me pode ajudar, com base nas fotografias já coloquei nos posts anteriores? Obrigado
Sera que esta algum do fios castanhos trocados? tens de verificar isso.
srd
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Enviou: 2 vezes

Re: Interruptores de luz "des-sincronizados"

Mensagem por srd »

Depois de muito tempo à volta disto, corridas para o quadro para desligar a luz, e dedos amassados lá entendi o que se passava.
O que me confundiu foi o preto do primeiro comutador que eu julgava vir da lâmpada. Quando o ligava com qualquer combinação de castanhos nunca conseguia fazer comutação, apenas ligação "directa" como se fosse interruptor simples. Depois lá dei voltas à cabeça e percebi que aquele preto era "Live" da alimentação e que da lâmpada afinal vinha era um castanho exactamente igual aos outros 4. No outro comutador estava sim o preto alimentação.

Ficaram 3 castanhos ligados em comutação correcta. O castanho que vinha de baixo ficou desligado e o preto também ficou desligado (não sei o que estão lá a fazer...)

Assunto resolvido.

Muito obrigado a todos os ajudaram!
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”