Uma ajuda

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por Mário »

Leandrodavid.Eletric Escreveu:
Caro amigo Mario
Não existe nada mal contado, mas posso te esclarecer o que precisar, o que ocorreu como disse acima foi que uma maquina (compressor de AR) deu fuga para terra onde o TERRA absorveu esta fuga pra si e deixando de ter um potencial 0 e passando a ter um potencial de 200 V aproximadamente.
entanto quando medi a tensão como descrito deram os valores.
Caso não acredite infelizmente nao posso fazer nada.
Mas mesmo assim agradeço muito por tentar me ajudar isso mostra o quanto tenta crescer profissionalmente.
Leandro David
Já não sei se é compressor de ar se é de ar condicionado.
Podes dizer qual a potencia do motor eléctrico? e se a "fuga" era do motor electrico? tem variador de velocidade?
Se possível a marca e modelo da máquina.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por ohmico »


Não o Neutro não esta aterrado sai direto do fechamento do Trafo que é 380 V com o Neutro do centro,foi me orientado a fazer este fechamento ,porem acredito não ser legal uma vez que a instalação já esta operando a mais de 1 ano e prefiro não mexer no projeto uma vez que ainda não conheci todas as dependências do local, vai que tem alguma fuga posso queimar vários equipamentos que estão ligados em 220V ( Fase e Neutro ).



Boas,

a informação vem às pinguinhas, a ser verdade, esta é fundamental para começar a perceber que tipo de instalação tem.

Ohmico
Última edição por ohmico em 23 set 2015, 15:27, editado 1 vez no total.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Tenho de concordar com o colega Mário. Primeiro, era ar condicionado, agora é compressor. O colega Leandro devia ter "mais cuidado" ao descrever a situação para que quem o queira ajudar, possa fazê-lo sabendo o que está a dizer.
E uma fuga para a terra, supondo que estamos todos a falar a mesma "linguagem", dificilmente originaria uma tensão dessas. Partindo do principio que a instalação está bem dimensionada e executada.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Uma ajuda

Mensagem por BLima »

hmm...este tópico é curioso por vários aspectos:

- A Terra fica com um potencial de 220V porque está a fazer passagem de corrente à terra? Hipoteticamente poderia ter essa tensão no "início" do cabo com passagem à massa, mas nos eléctrodos tinha que ter 0V. Senão a sua instalação estava a elevar o potencial de toda a gente na zona. A terra é sempre 0V! A tensão que mede acima deste valor é devido à lei de ohm, pois tem uma resistência até chegar aos 0V, V = R * I e uma corrente

- O multímetro era de alta impedância? Tem a certeza do valor? O aparelho é calibrado?

- Acho que ao colocarmos no fórum questões, sugeria que se indicasse que tipo de instalação é, que aparelho utilizou e como é que o fez

- Por vezes, assumimos que o utilizador está a escrever ou a medir é efectivamente correcto, mas pode não o ser!

Uma vez, fiquei mal, pois estava a medir uma suposta tensão, e a tirar conclusões e explicações que no final era uma tensão fantasma que estava a medir!

- Multímetros do chinês deviam ser banidos da Europa.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por mitos »

Caro colega,
Só uma pergunta:
Estamos a falar de uma instalação em Portugal?

Se a instalação é em Portugal em principio não tem 380V mas sim 400 e em vez de 220 deverão ser 230V
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por Mário »

mitos Escreveu:Caro colega,
Só uma pergunta:
Estamos a falar de uma instalação em Portugal?
Se a instalação é em Portugal em principio não tem 380V mas sim 400 e em vez de 220 deverão ser 230V
Tenho instalações que não houve alteração da tensão, mantém os 220/380.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Desta situação se extrai o seguinte: a linha de terra não está ligada à terra, ou a mesma é tão péssima que não é suficiente para deitar um disjuntor abaixo...
Aconselho vivamente a verificar as ligações do eléctrodo de terra e a condutividade da mesma
Aparentemente ninguém se magoou desta vez, mas da próxima poderá não ser assim.
Cps
A. Castro


Leandrodavid.Eletric Escreveu:
ohmico Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:
Leandrodavid.Eletric Escreveu:Olá pessoal achei o problema, mas vou descrever melhor a situação.
Logo apos o trafo na cabeça da chave ,os condutores Terra e Neutro estavam dando valor medido (220 V)
o que ocorreu foi que uma maquina de Ar Condicionado tinha uma fuga para o Terra , ao isolar o equipamento tudo voltou ao normal.
Mas Falando com meu Professor ele me disse que isso é possível porque o Terra é um condutor preparado para conduzir qualquer corrente de qualquer tamanho e leva-la para escoamento.
e foi exatamente por isso que apresentava uma tensão nos polos terra de toda a planta do Prédio.
o neutro não poderia estar partido pois eu estava medindo na saída do Trafo e não no meio do circuito.
Agradeço imensamente a todos foi de suma importância , para que eu pudesse explorar todos as ideias.
Grande abraço
Boas,
???
como acontece com frequência, deve estar aqui a faltar qualquer pormenor.
Era o que mais faltava, que uma instalação correctamente dimensionada e executada, pudesse permitir que tal se verificasse, isto é o Neutro se elevasse ao potencial da fase em que ocorre o defeito.
Será que este "Neutro" se encontra ligado à terra?
Ohmico
Há qualquer coisa mal contada.

1º Se a tensão é de 380V, não pode aparecer 400V, ou há mais que uma alimentação distinta (outro PT), ou o transformador não é ligado em estrela.

2º Quando falta o neutro a tensão ronda 330 a 350V (depende das cargas).

3º Se há tensão entre o neutro e a terra à que medir e verificar de onde é o problema.

O pessoal faz perguntas (meias perguntas e metade dos dados), e depois não são capazes de explicar o que tinham, e como resolveram o problema.

Cump.
Mário

Boas,

exactamente.

É por isso que às vezes mais vale ...

Ohmico

Caro amigo Mario

Não existe nada mal contado, mas posso te esclarecer o que precisar, o que ocorreu como disse acima foi que uma maquina (compressor de AR) deu fuga para terra onde o TERRA absorveu esta fuga pra si e deixando de ter um potencial 0 e passando a ter um potencial de 200 V aproximadamente.
entanto quando medi a tensão como descrito deram os valores.
Caso não acredite infelizmente nao posso fazer nada.
Mas mesmo assim agradeço muito por tentar me ajudar isso mostra o quanto tenta crescer profissionalmente.

Caro Ohmico

Não o Neutro não esta aterrado sai direto do fechamento do Trafo que é 380 V com o Neutro do centro,foi me orientado a fazer este fechamento ,porem acredito não ser legal uma vez que a instalação já esta operando a mais de 1 ano e prefiro não mexer no projeto uma vez que ainda não conheci todas as dependências do local, vai que tem alguma fuga posso queimar vários equipamentos que estão ligados em 220V ( Fase e Neutro ).

Muito Obrigado

Leandro David
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Uma ajuda

Mensagem por Mário »

Boas

Ainda pode vir a informação que o terra tinha 20 Amp... nunca se sabe...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”