Duvida Diferencial

Responder
Protex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 abr 2015, 03:09

Duvida Diferencial

Mensagem por Protex »

Boa noite!
Estou com uma duvida com um colega meu a respeito do seguinte: num predio com varios apartamentos (onde supostamente alguns nao possuem qualquer diferencial,nem da edp! ) é possivel que alguma corrente que escape pela terra da coluna, afecte uma outra instalaçao no predio, esta sim protegida com diferencial (30 mA) ? Eu penso que não, visto no dif passar apenas a corrente da fase e neutro e actuar entre o balanço dos dois À saida, mas posso tar a ver isto mal...
desde já obrigado por algum esclarecimento! ;)


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Duvida Diferencial

Mensagem por nelmindo »

Protex Escreveu:Boa noite!
Estou com uma duvida com um colega meu a respeito do seguinte: num predio com varios apartamentos (onde supostamente alguns nao possuem qualquer diferencial,nem da edp! ) é possivel que alguma corrente que escape pela terra da coluna, afecte uma outra instalaçao no predio, esta sim protegida com diferencial (30 mA) ? Eu penso que não, visto no dif passar apenas a corrente da fase e neutro e actuar entre o balanço dos dois À saida, mas posso tar a ver isto mal...
desde já obrigado por algum esclarecimento! ;)
1º se escapar corrente, o pior que pode acontecer é toda a instalação ficar sob tensão perigosa, sendo que o valor dela fica a depender da resistência do eléctrodo de terra.
2ª mesmo que o as outras instalações tenham diferencial não importa. As massas das instalações com diferencial, vão ficar sob tensão perigosa (porque está tudo interligado por uma rede de terra de proteção comum), tudo por causa do defeito naquela instalação em particular. O diferencial não vai estar à cuca, quando é que a instalação vai ficar sob tensão perigosa... o que ele faz é "vigiar" a corrente "foge" que irá provocar a tensão perigosa. Mas essa corrente tem que passar por ele. Se não passar, como é o caso, não tem "autorização" para disparar, para tentar proteger as pessoas...
3ª Os apartamentos até podem não ter diferencial (coisa rara...), isto se o regime escolhido tiver sido o TN... mas nada como uma análise em loco. Há alguma coisa mal explicada... porque regime TN quem protege são outras coisas e é preciso ter outras coisas em consideração...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Duvida Diferencial

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

A questão é teórica ou está a acontecer na prática?
Protex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 abr 2015, 03:09

Re: Duvida Diferencial

Mensagem por Protex »

boa noite
era essa a minha duvida. SE houver uma fuga para a terra no outro apartamento, existe esse perigo de tensao nas outras instalaçoes que tenham a mesma terra em comum, mas SO isso nao vai fazer disparar um diferencial...
A questão aqui parece-me... quase fantasiosa... foi-me contada por um colega, e, onde a soluçao dele foi trocar o dif de 30 mA, para os 300 mA... Isto não me faz sentido nenhum, mas admito que há muito que nao sei.
Obrigado 8)
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”