Controlo iluminação em função da luz natural

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por ENERGY »

Boas
O interruptor crepuscular, pode ser de 1 ou mais canais, analógico ou digital, programavél, etc.
O interruptor crepuscular vai dar ordem às bobines dos contatores apenas, que podem ser de uma ou mais saidas.
Os telerruptores apenas vão ser acionados pelos botões de pressão, que por sua vez vão tambem alimentar a bobine (s) do contator ou contatores.
O sistema assim instalado vai funcionar em simultaneo atraves do interruptor crepuscular, ou dos botões de pressão, não se subrepondo um ao outro.
Se pretende que os botões de pressão que acionam os telerruptores se subreponha ao interruptor crepuscular, é só alterar o esquema de ligações.
Ou seja a informação do interruptor crepuscular é que vai alimentar os botões e estes por sua vez vão fazer acionar os telerruptores que por sua vez vão fazer acionar as bobines dos contatores e deixar passar a corrente para as luminárias.
e havia tanto para dizer sobre este assunto, que por agora não digo mais :D :D :D


pauloalmeida Escreveu:Ehehe, foi só para tirar umas dúvidas existenciais.

Ora a situação pretendida é esta, a dúvida que permanece é a independência dos circuitos. Para que o comando de cada circuito possa continuar a ser independente (pelo accionamento individual de um terruptor), o contator a usar, neste caso, terá que ser no mínimo um com 3 saídas NF. Está correcto? o comando está a ser feito a 220V e pretendo que assim continue, como bem disseram, dado que a iluminação é a LED tubular.

Pelos catálogos, os preços dos contatores 230V não diferem muito dos de 24V, 48V, etc..


Cpts.
Energy
pauloalmeida
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 01 mar 2010, 11:16
Localização: Pardilhó

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por pauloalmeida »

Boas,

obrigado pelas explicações, foram bastante didáticas. tirou-me todas as dúvidas sobre o funcionamento dos contatores!

Mas neste caso, os telerruptores accionam directamente as luminárias, sem recorrer a contatores. o que pretendo é instalar contatores que, quando receberem comando do interruptor crepuscular, deixem ou não passar corrente para os telerruptores. Ora quando existir luz natural, mesmo que se pressione os botões de pressão, as luminárias não acedem e, quando não houver luz natural, os telerruptores ficam "alimentados" procedendo-se à ligação através dos botões de pressão.

Posto isto, a solução que esboçei no post anterior é a correcta?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por ENERGY »

Boas
Então os telerruptores ligam as luminárias, penso que será o tipo de instalação normal e já existente.
Se quer que o interruptor crepuscular se sobreponha ao comando dos telerruptores, ou seja o interruptor crepuscular a alimentar os botões de pressão, nem sequer precisa dos contatores para nada.
O modulo do interruptor crepuscular, mete corrente direta nos botões, mediante a regulação de Luxs pretendidos, e horário etc, e estes botões de pressão, ao serem acionados vão dar ordem (impulso) de ligação na bobine dos telerruptores, e vão deixar passar alimentação para as luminárias.
Se quer utilizar contatores pode retirar os telerruptores, ou melhor precisa de utilizar apenas um telerruptor, que vai receber a ordem dos botões, e vai alimentar depois a bobine do contator de uma ou várias saidas, que vão diretas para as luminárias.
:D :D :D
pauloalmeida Escreveu:Boas,

obrigado pelas explicações, foram bastante didáticas. tirou-me todas as dúvidas sobre o funcionamento dos contatores!

Mas neste caso, os telerruptores accionam directamente as luminárias, sem recorrer a contatores. o que pretendo é instalar contatores que, quando receberem comando do interruptor crepuscular, deixem ou não passar corrente para os telerruptores. Ora quando existir luz natural, mesmo que se pressione os botões de pressão, as luminárias não acedem e, quando não houver luz natural, os telerruptores ficam "alimentados" procedendo-se à ligação através dos botões de pressão.

Posto isto, a solução que esboçei no post anterior é a correcta?
Cpts.
Energy
pauloalmeida
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 01 mar 2010, 11:16
Localização: Pardilhó

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por pauloalmeida »

boas, é bem visto.

a utilização dos contatores prendia-se no facto que querer que 1 interruptor crepuscular permitisse deixar passar corrente em 3 circuitos independentes. Não sei se me estou a explicar bem por isso vou resumir para um, chame-mos case study :D

Tenho 3 circuitos de iluminação independentes! Cada circuito tem um telerruptor e dois botões de pressão associados. Pretendo que 1 interruptor crepuscular, quando existir luz natural, desligue os 3 circuitos e não deixe que os botões de pressão funcionem. Quando não existir luz natural, que permita que os botões de pressão funcionem, mantendo a independência de cada circuito.

Como referiste, sem contatores, o crepuscular não vai "shuntar" os botões de pressão dos 3 circuitos? devo estar enganado mas explica-me lá como se fosse uma criança :D
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por ENERGY »

Boas
A linha de comando que vem do modulo do interruptor crepuscular, ate pode ser de 12/24/48/230v etc, desde que a bobine desses telerruptores trabalhe com uma dessas tensões.
Quer ligar a luz com o pressionar um dos botões, quando não hover iluminação suficiente na sala, e que esta desligue quando o interruptor crepuscular detetar iluminação suficiente na sala, bem para isso pode associar aos telerruptores um relé, a finder tem vários tipos.

pauloalmeida Escreveu:boas, é bem visto.

a utilização dos contatores prendia-se no facto que querer que 1 interruptor crepuscular permitisse deixar passar corrente em 3 circuitos independentes. Não sei se me estou a explicar bem por isso vou resumir para um, chame-mos case study :D

Sim, o contator de 3 contatos iria alimentar os 3 circuitos em simultaneo, independentemente do telerruptor que iria acionar a bobine desse contator

Tenho 3 circuitos de iluminação independentes! Cada circuito tem um telerruptor e dois botões de pressão associados. Pretendo que 1 interruptor crepuscular, quando existir luz natural, desligue os 3 circuitos e não deixe que os botões de pressão funcionem. Quando não existir luz natural, que permita que os botões de pressão funcionem, mantendo a independência de cada circuito.

Como referiste, sem contatores, o crepuscular não vai "shuntar" os botões de pressão dos 3 circuitos? devo estar enganado mas explica-me lá como se fosse uma criança :D
Cpts.
Energy
pauloalmeida
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 01 mar 2010, 11:16
Localização: Pardilhó

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por pauloalmeida »

ENERGY Escreveu:Boas
A linha de comando que vem do modulo do interruptor crepuscular, ate pode ser de 12/24/48/230v etc, desde que a bobine desses telerruptores trabalhe com uma dessas tensões.
Quer ligar a luz com o pressionar um dos botões, quando não hover iluminação suficiente na sala, e que esta desligue quando o interruptor crepuscular detetar iluminação suficiente na sala, bem para isso pode associar aos telerruptores um relé, a finder tem vários tipos.
Ok, com contatores ficaria mais barato mas estou a ver que não faria o que pretendo e como bem disseste, nem necessito visto o que pretendo ser simples.

Sendo assim, um relé para alimentar as bobines dos 3 telerruptores e está concluido. Visto desta forma, como o interruptor crepuscular e as bobines dos telerruptores trabalham a 230V, nem necessito dos relés. O interruptor crepuscular pode alimentar directamente as bobines dos telerruptores.

Bem, confirmem-me só que o que falei está correcto e agradeço já o tempo dispensado.

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que diz está meio correto, mas pense bem, não vai na totalidade, ao encontro das suas necessidades explicitadas anteriormente, que passo a citar:
"Tenho 3 circuitos de iluminação independentes! Cada circuito tem um telerruptor e dois botões de pressão associados. Pretendo que 1 interruptor crepuscular, quando existir luz natural, desligue os 3 circuitos e não deixe que os botões de pressão funcionem. Quando não existir luz natural, que permita que os botões de pressão funcionem, mantendo a independência de cada circuito".
O relé que lhe estava a falar anteriormente, iria fazer afunção de inversor, função de botões sem luz natural, e desligar através de interruptor crepuscular.
Os vendedores de material, é que são bons para isto, pois conversa de vendedor é sempre boa, vai sempre ao encontro das necessidades do cliente, mas depois eu gosto é de os ver na obra a levar na corneta, porque o sistema que se propõem vender na prática não é funcional.
pauloalmeida Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
A linha de comando que vem do modulo do interruptor crepuscular, ate pode ser de 12/24/48/230v etc, desde que a bobine desses telerruptores trabalhe com uma dessas tensões.
Quer ligar a luz com o pressionar um dos botões, quando não hover iluminação suficiente na sala, e que esta desligue quando o interruptor crepuscular detetar iluminação suficiente na sala, bem para isso pode associar aos telerruptores um relé, a finder tem vários tipos.
Ok, com contatores ficaria mais barato mas estou a ver que não faria o que pretendo e como bem disseste, nem necessito visto o que pretendo ser simples.

Sendo assim, um relé para alimentar as bobines dos 3 telerruptores e está concluido. Visto desta forma, como o interruptor crepuscular e as bobines dos telerruptores trabalham a 230V, nem necessito dos relés. O interruptor crepuscular pode alimentar directamente as bobines dos telerruptores.

Bem, confirmem-me só que o que falei está correcto e agradeço já o tempo dispensado.

Obrigado
Cpts.
Energy
pauloalmeida
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 01 mar 2010, 11:16
Localização: Pardilhó

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por pauloalmeida »

Então o que terei que ter é um relé para cada interruptor crepuscular. O relé liga-se à saída dos telerruptores e não à bobine.

Sinceramente está-me a custar um pouco perceber isto, não me pode fazer um esboço para a solução de acordo com as minhas necessidades?
pauloalmeida
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 01 mar 2010, 11:16
Localização: Pardilhó

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por pauloalmeida »

a ideia é esta, o problema persiste em que equipamentos usar.

Quando tiver luz natural, desliga os 3 circuitos de iluminação sem possibilidade de serem ligados pelos botões de pressão. Quando não existir luz natural suficiente, volta ao processo normal, ligam-se somente através dos botões.
Anexos
ilum.jpg
ilum.jpg (60.44 KiB) Visto 885 vezes
HPrblSousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 15 jan 2014, 21:41
Localização: Linhó - Sintra

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por HPrblSousa »

Um relé tetrapolar entre o crepuscular e os telerruptores.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pensando bem, este esquema aqui apresentado anteriormente até pode funcionar, apenas precisa de ajustar algumas eletrificações, e ter um simples relé com contato NA/NF, no retangulo tracejado, aonde liga o interruptor crepuscular.
Regulamentarmente, deve substituir os 3 disjuntores unipolares por um unico disjuntor tripolar 3X10A.
pauloalmeida Escreveu:a ideia é esta, o problema persiste em que equipamentos usar.

Quando tiver luz natural, desliga os 3 circuitos de iluminação sem possibilidade de serem ligados pelos botões de pressão. Quando não existir luz natural suficiente, volta ao processo normal, ligam-se somente através dos botões.
Cpts.
Energy
PedroAraújo
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 13 jan 2016, 20:27
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por PedroAraújo »

Boa noite amigos,

Estive aqui à procura no fórum da resposta à minha questão mas penso que nunca foi debatido..

Nos interruptores crepusculares schneider IC 100, IC200, IC 2000, qual a diferença entre eles? No catálogo diz que um está no intervalo entre 1-100 lux, outro 2-200 lux e o outro 20-2000lux..

Mas na prática o que isto significa mesmo??

Obrigado,
Pedro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por ENERGY »

Boas
Assim à primeira vista, a diferença está nas regulações (Lux) que se pode fazer em cada aparelho, e em função disso, a variação de preços de cada equipamento.
PedroAraújo Escreveu:Boa noite amigos,

Estive aqui à procura no fórum da resposta à minha questão mas penso que nunca foi debatido..

Nos interruptores crepusculares schneider IC 100, IC200, IC 2000, qual a diferença entre eles? No catálogo diz que um está no intervalo entre 1-100 lux, outro 2-200 lux e o outro 20-2000lux..

Mas na prática o que isto significa mesmo??

Obrigado,
Pedro
Cpts.
Energy
PedroAraújo
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 13 jan 2016, 20:27
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por PedroAraújo »

Obrigado pelo esclarecimento, então um crepuscular que vá de 1-100 lux chega quando a função é apenas acender luzes quando anoitece certo?

Só mais uma questão, pelo crepuscular ref. 15442 da Schneider, deram-me um orçamento num armazém de produtos elétricos de 115€ (IVA incluido).

Acho o valor muito elevado face a crepusculares de 20/30€ que se arranjam em casas de bricolage e lojas online.. Será que apenas estou a pagar a marca?

Cumps,
Pedro
PedroAraújo
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 13 jan 2016, 20:27
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Controlo iluminação em função da luz natural

Mensagem por PedroAraújo »

Nenhuma opinião?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”