montar sensor de movimento

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Boas
Esse detetor, tal como outros que conheço funcionam a 230V, tanto para montagem em caixa de aparelhagem, para embutir nos tectos falsos, de montagem saliente, etc, até aqui tudo bem.
Mas o que o colega "DEUS AMIGO" fala deve ser algo diferente em termos de alimentação, pois nos dois condutores que ligam o botão, tens 230V???


Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
pitbull2012
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 02 mar 2012, 21:00
Localização: Sines

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por pitbull2012 »

Boas

Gostava de deixar aqui um exemplo de uma ligação que fui fazer a dias.
O mais engraçado é que já lá tinha estado uns dois curiosos mas nunca foram capazes de ligar isto e que funciona-se.

A instalação estava feita para funcionar como comutação de escada mas o que acontecia era a luz ficar acesa por esquecimento.
Então o dono da casa comprou um projetor com sensor para montar no lugar onde estava a lâmpada mas o problema é que nunca funcionou.
Entretanto pediu para eu ir ver o que se passava.
Tive que trocar os comutadores porque estavam queimados.
Porque seria?
Logico que tanto inventaram que queimaram tudo.

Como podem ver na imagem que fiz agora a pressa o que está a vermelho é o projetor e o que está a azul são os comutadores.
Bastou trocar o que estragaram, regular o sensor para apenas acender de noite e o tempo que ficava aceso.
No final ficou a funcionar da seguinte forma:
Acende de noite tanto ao passarem por baixo do sensor como se mexerem num dos comutadores.
Portanto tanto funciona para um ponto de luz como para varios,mas claro que acendem todos ao mesmo tempo.
Se for para acender separado tem de ter um circuito para cada.

Espero que este exemplo seja útil para alguém.

cumps
Anexos
comutação com projector.bmp
comutação com projector.bmp (803.63 KiB) Visto 1689 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

pitbull2012 Escreveu:Boas

Gostava de deixar aqui um exemplo de uma ligação que fui fazer a dias.
O mais engraçado é que já lá tinha estado uns dois curiosos mas nunca foram capazes de ligar isto e que funciona-se.

A instalação estava feita para funcionar como comutação de escada mas o que acontecia era a luz ficar acesa por esquecimento.
Para evitar esse esquecimento poderia ter instalado na comutação um temporizador
Então o dono da casa comprou um projetor com sensor para montar no lugar onde estava a lâmpada mas o problema é que nunca funcionou.
Entretanto pediu para eu ir ver o que se passava.
Tive que trocar os comutadores porque estavam queimados.
Porque seria?
Logico que tanto inventaram que queimaram tudo.

Como podem ver na imagem que fiz agora a pressa o que está a vermelho é o projetor e o que está a azul são os comutadores.
Bastou trocar o que estragaram, regular o sensor para apenas acender de noite e o tempo que ficava aceso.
No final ficou a funcionar da seguinte forma:
Acende de noite tanto ao passarem por baixo do sensor como se mexerem num dos comutadores.

À aqui algo que ainda não apanhei, então se ligar o comutador, logo liga o projetor, depois como é que o sensor (detetor) temporizado faz desligar a comutação, a não ser que a comutação seja temporizada pelo sensor (detetor), mas neste caso o sensor (detetor) teria que visualizar os dois comutadores de escada, para funcionar tanto na comutação, como por deteção de movimento, sendo que neste caso a comutação de escada não serve para nada.

Portanto tanto funciona para um ponto de luz como para varios,mas claro que acendem todos ao mesmo tempo.
Se for para acender separado tem de ter um circuito para cada.

Espero que este exemplo seja útil para alguém.

cumps
Cpts.
Energy
franguito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 mar 2012, 22:44

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por franguito »

Com um sensor que em vez de Fase leve o neutro já funciona ou não?
José Ferreira
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

franguito Escreveu:Com um sensor que em vez de Fase leve o neutro já funciona ou não?
Boas
Talvez
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
pitbull2012
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 02 mar 2012, 21:00
Localização: Sines

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por pitbull2012 »

ENERGY Escreveu:
pitbull2012 Escreveu:Boas

Gostava de deixar aqui um exemplo de uma ligação que fui fazer a dias.
O mais engraçado é que já lá tinha estado uns dois curiosos mas nunca foram capazes de ligar isto e que funciona-se.

A instalação estava feita para funcionar como comutação de escada mas o que acontecia era a luz ficar acesa por esquecimento.
Para evitar esse esquecimento poderia ter instalado na comutação um temporizador
Então o dono da casa comprou um projetor com sensor para montar no lugar onde estava a lâmpada mas o problema é que nunca funcionou.
Entretanto pediu para eu ir ver o que se passava.
Tive que trocar os comutadores porque estavam queimados.
Porque seria?
Logico que tanto inventaram que queimaram tudo.

Como podem ver na imagem que fiz agora a pressa o que está a vermelho é o projetor e o que está a azul são os comutadores.
Bastou trocar o que estragaram, regular o sensor para apenas acender de noite e o tempo que ficava aceso.
No final ficou a funcionar da seguinte forma:
Acende de noite tanto ao passarem por baixo do sensor como se mexerem num dos comutadores.

À aqui algo que ainda não apanhei, então se ligar o comutador, logo liga o projetor, depois como é que o sensor (detetor) temporizado faz desligar a comutação, a não ser que a comutação seja temporizada pelo sensor (detetor), mas neste caso o sensor (detetor) teria que visualizar os dois comutadores de escada, para funcionar tanto na comutação, como por deteção de movimento, sendo que neste caso a comutação de escada não serve para nada.

Portanto tanto funciona para um ponto de luz como para varios,mas claro que acendem todos ao mesmo tempo.
Se for para acender separado tem de ter um circuito para cada.

Espero que este exemplo seja útil para alguém.

cumps
Boas

Para evitar esse esquecimento poderia ter instalado na comutação um temporizador

Exatamente tem toda a rasão, mas se o dono já tinha comprado um projetor com sensor e temporizador incorporado não ia gastar dinheiro de novo num temporizador para montar a parte.

À aqui algo que ainda não apanhei, então se ligar o comutador, logo liga o projetor, depois como é que o sensor (detetor) temporizado faz desligar a comutação, a não ser que a comutação seja temporizada pelo sensor (detetor), mas neste caso o sensor (detetor) teria que visualizar os dois comutadores de escada, para funcionar tanto na comutação, como por deteção de movimento, sendo que neste caso a comutação de escada não serve para nada.

Se ligar o comutador, liga o projetor que por sua vez desliga ao fim de x tempo.
O que desliga é o temporizador do projetor e não a comutação, porque depois se passarem por baixo ele acende de novo.
Portanto a alimentação está sempre até ao automático do projetor.
A comutação de escada serve sim, porque se alguém tiver no primeiro andar pode ligar o projetor no comutador.
E além disso tanto pode apagar automático ou desligando um dos comutadores.
Mas atenção, se um comutador tiver desligado tem de se ligar para o sensor de passagem atuar.
Eu também sei que existe varias formas de montar sistemas destes mas foi para evitar mais custos e aproveitar o que existia.

Cumps
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por quero aprender »

ENERGY,
eu fiz na minha garagem a instação electrica e acendo ao pé do portão e apago na porta de casa ... e tenho o detector de movimentos ...
está a funcionar por defeito o sensor , mas quando faço reparações no carro por exemplo e necessito de luz e para a ter tenho que estar sempre a mexer-me ligo o botão ....
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:
quero aprender Escreveu:é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Boas
Esse detetor, tal como outros que conheço funcionam a 230V, tanto para montagem em caixa de aparelhagem, para embutir nos tectos falsos, de montagem saliente, etc, até aqui tudo bem.
Mas o que o colega "DEUS AMIGO" fala deve ser algo diferente em termos de alimentação, pois nos dois condutores que ligam o botão, tens 230V???

já agora estou curioso que detector é esse ...
vamos esperar que DEUS AMIGO diga qualquer coisa ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:
ENERGY Escreveu:
quero aprender Escreveu:é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Boas
Esse detetor, tal como outros que conheço funcionam a 230V, tanto para montagem em caixa de aparelhagem, para embutir nos tectos falsos, de montagem saliente, etc, até aqui tudo bem.
Mas o que o colega "DEUS AMIGO" fala deve ser algo diferente em termos de alimentação, pois nos dois condutores que ligam o botão, tens 230V???

já agora estou curioso que detector é esse ...
vamos esperar que DEUS AMIGO diga qualquer coisa ...
Boas
Sem querer ao dar uma vista de olhos nos meus catalogos, encontrei da THEBEN mas tem de ser alimentado a 230V.
Cpts.
Energy
Rodolfo p
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2017, 02:42

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Rodolfo p »

Desenterrando este post, após instalar um sensor PIR de embutir no lugar de um botão de pressão nas escadas do prédio, as luzes ligam e assim que desligam voltam a ligar sem qualquer movimento, de modo eterno..

Está ligado a um automático de escada, no quadro eléctrico.

Será que alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Um detetor de movimento se ligado no lugar de um botão de pressão que aciona um automático de escada, possivelmente o mais provável é que quando for ligado corretamente a fazer a função para a qual foi concebido, já estará avariado.

Terá de proceder a alterações de ligação, por forma a cumprir as especificações técnicas do aparelho.

Cumprs.
Rodolfo p
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2017, 02:42

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Rodolfo p »

Hmm então e o poderei fazer? Não sao compatíveis um com o outro?
Obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Quase todos os detetores de movimento precisam de alimentação permanente, nas instalações com automático de escada só tem tensão no período de tempo que as luzes estão acesas, logo terá de reformular a instalação para esse efeito.

Cumprs.
joaopmacedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 10 jul 2017, 17:14

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por joaopmacedo »

De acordo.
Rodolfo p
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2017, 02:42

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por Rodolfo p »

Obrigado pela ajuda 😊👍
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”