montar sensor de movimento

franguito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 mar 2012, 22:44

montar sensor de movimento

Mensagem por franguito »

Boas, queria montar um sensor de movimento no meu predio, retirando um interruptor que tem um luz de presenca, ao verificar vi que tenho 220v em dois cabos o castanho e o azul, o castanho so vai ao interruptor, este não se usa certo?
O tempo que a luz fica acessa e controlada pelo sensor ou pelo relogio do quadro?

Um abraço e desde ja um obrigado
Última edição por franguito em 22 mar 2012, 08:42, editado 1 vez no total.


José Ferreira
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por DEUS AMIGO »

Quer só meter no seu andar ou em todos?
franguito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 mar 2012, 22:44

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por franguito »

Só na entrada do prédio
Obrigado
José Ferreira
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por DEUS AMIGO »

Se é só para a entrada do prédio terá de desligar o preto e o castanho do resto da instalação da luz da escada o azul deixa estar, que vai até ultimo piso, como está perto do quadro serviços comuns do prédio terá de ir buscar uma linha de corrente a um disjuntor no quadro até ao sensor que pode ser aplicado na caixa onde existia o botão c/luz ou perto de uma caixa derivação, fazer as ligações no sensor e alimentar o globo(s) que tiverem acesso pelo sensor. Cump:
franguito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 mar 2012, 22:44

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por franguito »

Mas se eu desligar o preto e o castanho depois fico sem os interruptores a funcionarem nos restantes pisos ou não, é que eu quero que o sensor me ligue a luz de todo o predio quando eu entrar no res-do-chão e nos outros pisos atravez do interroptor

desde já obrigado

um abraço
José Ferreira
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

franguito Escreveu:Mas se eu desligar o preto e o castanho depois fico sem os interruptores a funcionarem nos restantes pisos ou não, é que eu quero que o sensor me ligue a luz de todo o predio quando eu entrar no res-do-chão e nos outros pisos atravez do interroptor

desde já obrigado

um abraço
Boas
Tudo depende como está feita a instalação da iluminação de escada, mas como já disse aqui um colega, terá de separar a alimentação desse ponto de luz da entrada do prédio, dos restantes pontos de luz, e a alimentação a esse detetor deverá vir do quadro e pode ficar protegido pelo disjuntor do automático de escada existente.
Existem situações em que não existem caixas de derivação, a derivação era feita em caixa de aparelhagem funda, na qual se instalava o botão de pressão.
Diz ter interruptores nessa instalação, será que são interruptores ou são botões de pressão com sinalização?
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por DEUS AMIGO »

ò amigo franguito se apenas quer que o botão da entrada seja sensor e acenda tambem o resto dos andares e nos patamares continuar a acender com botões então compre um sensor passagem só de rearmar para a entrada, não necessita de mexer na instalação é só alterar o botão pelo de sensor que ao passar faz contacto como se fosse o botão., e o automático de escada no quadro S/G faz o resto, tambem pode por em cada andar! é uma questão de qualidade e de euros!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

Boas
Estou curioso por saber qual o truque para instalar o sensor intercalado num sistema com automático de escada, com vários botões e vários pontos de luz, para que este sensor ligue apenas 1 ponto de luz, sem necessidade de fazer qualquer alteração das ligações elétricas, utilizando apenas os dois condutores que ligavam o botão de pressão.
Cpts.
Energy
franguito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 mar 2012, 22:44

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por franguito »

OK vou então colocar uma luz independente

obrigado a todos
José Ferreira
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas
Estou curioso por saber qual o truque para instalar o sensor intercalado num sistema com automático de escada, com vários botões e vários pontos de luz, para que este sensor ligue apenas 1 ponto de luz, sem necessidade de fazer qualquer alteração das ligações elétricas, utilizando apenas os dois condutores que ligavam o botão de pressão.
somos 2 ...
venha então esse esquema ...
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo "INRGIY e - quero aprender" vão á v/ firma onde compram material e digam que querem um sensor de luz para substituir o botão de presão da escada ( atenção que existe dois sistemas diferentes, um faz como o tradicional sensor como," tempo e dia noite" e outro faz apenas de relé que é como se tocassemos no botão) este é só substituir o botâo e ele faz o resto sózinho sem lhe mexer.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Amigo "INRGIY e - quero aprender" vão á v/ firma onde compram material e digam que querem um sensor de luz para substituir o botão de presão da escada ( atenção que existe dois sistemas diferentes, um faz como o tradicional sensor como," tempo e dia noite" e outro faz apenas de relé que é como se tocassemos no botão) este é só substituir o botâo e ele faz o resto sózinho sem lhe mexer.
Boas
Considero que estou todos os dias a aprender, esse tipo de sensor que diz existir nunca vi há venda ou instalado, intercalado num sistema de iluminação, com automático de escada, por isso se me conseguir uma refª desse tipo de sensor agradecia.
O que chama de sensores, são os chamados detetores de movimento ou de presença, certo?
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por DEUS AMIGO »

Certo! assim que for ao armazêm onde gasto material pergunto a referência do mesmo.Cump.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Certo! assim que for ao armazêm onde gasto material pergunto a referência do mesmo.Cump.
Boas
Ok
Obg.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: montar sensor de movimento

Mensagem por quero aprender »

é isto que estamos a falar correcto ?

http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=7393

se é não tenho mais nada acresentar ...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”